Fala, estudante! Sou o Bruno Cruz e serei seu instrutor nesse curso de After Effects.
Audiodescrição: Bruno se declara como um homem negro de pele clara. Tem o cabelo e barba pretos e bastante curtos. Usa óculos de grau com armação quadrada preta, uma camiseta preta e um microfone de lapela. Ao fundo, uma parede degradê do azul para o roxo, um vaso de plantas à esquerda e uma estante vazada com enfeites à direita.
Esse curso é para você que precisa estudar Motion Design para realizar uma apresentação de resultados de forma totalmente interessante e relevante, seja para mostrar os resultados de um time ou as características de um produto.
Ao longo do curso, vamos desenvolver o comercial de um produto de investimento do ByteBank.
O resultado esperado é o seguinte:
Audiodescrição do vídeo: Audiodescrição do vídeo: Trilha sonora animada com narração de apresentação do banco Bytebank e seus benefícios. Em uma tela branca, o logo do Bytebank surge gradativamente no centro da tela. Em sequência, se afasta enquanto moedas verdes empilhadas cobrem horizontalmente toda parte inferior da tela. O logo some, dando lugar a um gráfico de linha mostrando um retorno médio anual de 8,5% entre os anos de 2019 e 2023, com projeções de crescimento contínuo até 2028. A cena corta para a ilustração de uma mão segurando um celular e clicando no botão "Concluir transação". Em seguida, a cena muda para um quadrado preto com um cifrão verde no centro da tela, abaixo dele, uma barra de progresso que cresce de 1 a 100%. O cifrão é substituído pelo desenho de um cadeado em fundo verde. A cena seguinte percorre uma montanha de moedas empilhadas até chegar ao topo, onde há nuvens verdes, em sequência, na pilha central caem mais moedas. A cena encerra em uma tela branca com o logo do Bytebank que aparece gradativamente e se aproxima da tela.
Neste curso, aprenderemos a interpretar o roteiro, entendendo como foi escrito e como foi construído de forma tabelada. Descobriremos como é produzido o storyboard, um documento que indica como cada cena irá acontecer. Ele será levado para o After Effects, onde realizaremos as animações.
Em seguida, produziremos paralaxes de forma automática, através de *layers 3D, e manualmente.
Aprenderemos a trabalhar com desfoque de movimento e desfoque gaussiano, utilizado para mostrar o que está longe da cena, o que está longe da câmera, do meu ponto de vista ou o que está muito perto.
Aplicaremos textura, adicionando ruído para deixar a imagem mais interessante e alinhada às tendências atuais de uso de motion design.
Trabalharemos com animação para produzir um gráfico, algo muito relevante na apresentação de resultados de equipes. Também criaremos indicadores de texto que indica o crescimento de um valor na apresentação.
Além disso, em uma das cenas utilizaremos um rig simplificado, referente à cena em que temos uma mão segurando um celular e a câmera se aproxima para dentro do aplicativo.
Por fim, teremos uma explicação mais detalhada sobre como funciona o render na entrega do projeto.
Esperamos que tenha gostado dessa proposta.
Te esperamos no próximo vídeo!
Nesta aula, entenderemos em detalhes como será a criação do projeto desse curso.
Começaremos lendo e analisando todo o roteiro, depois analisaremos as quatro composições que traremos do Illustrator para o After Effects.
O passo seguinte é começar a criação da animação. Para isso, vamos descobrir o que é paralaxe e como utilizar as layers 3D no After Effects.
A primeira cena do projeto é a cena de aplicação do efeito paralaxe. Faremos essa animação com uma câmera virtual no After Effects para criar esse efeito.
A partir disso, começamos a utilizar o desfoque gaussiano e a aplicação de textura, visando uma estética um pouco diferente para este vídeo que estamos trabalhando.
Na sequência, criaremos animação de um gráfico com parâmetros numéricos. Para isso, precisaremos criar uma animação de texto que deverá estar sincronizada com o voice-off, uma voz que não está inserida na cena, mas está presente em todo o vídeo.
Na aula 3, trabalharemos com a animação da cena em que uma mão segura um celular com uma interface em movimento. Para isso, faremos o rig dessa mão e também trabalharemos com a importação de animação de outros projetos para o After Effects. Também faremos a animação de texto baseada em um Slider Control.
O Slider Control é um parâmetro numérico que pode ser inserido em qualquer uma das layers do After Effects para fazer expressões.
Sendo assim, é como se colocássemos um keyframe na posição do controlador de alavanca. Com base nesses números, geramos uma expressão para gerar resultados em outras animações.
Neste caso, esse Slider Control será utilizado para fazermos a animação de um texto de uma barra de carregamento, que vai de 0% a 100%. Essa é uma animação muito interessante e muito utilizada em projetos de apresentação de resultados.
Em seguida, produziremos uma paralaxe de forma manual, ou seja, sem a utilização de layers 3D. A partir disso, chegaremos em um resultado mais estilizado.
Também criaremos uma animação de objetos, assim como fizemos no curso anterior dessa formação.
Na última aula criaremos a cena final do vídeo, a aparição do logotipo. Também relembraremos algumas informações e parâmetros importantes para manter a estética do vídeo.
Trabalharemos com o desfoque de movimento, a aplicação de texturas e a inserção da trilha sonora.
Por fim, aprenderemos sobre a exportação do projeto. Nesse curso, traremos uma explicação mais detalhada sobre o que é a renderização no After Effects.
Tudo o que exploraremos nesse curso é muito relevante para o mercado de trabalho. Esperamos que você tenha gostado da proposta.
Até o vídeo seguinte!
Esse projeto, diferente dos anteriores, não passará por um briefing para o planejamento da ação. Em vez disso, ele seguirá um roteiro, um documento similar, mas com algumas diferenças.
Todo roteiro traz uma estrutura narrativa do que será dito. Nesse caso, teremos um roteiro ou uma organização do vídeo em cenas e também um voice-off, uma voz de locução.
Dividimos as cenas conforme o que está sendo dito sincronizado com o que aparecerá na tela em animação, incluindo informações numéricas, lettering e até mesmo instruções sobre o que não mostrar.
Por exemplo, logo no início do vídeo, teremos a animação de um gráfico com valores percentuais de rendimento anual. Porém, a partir de determinado ano não mostraremos mais os índices numéricos percentuais.
Sendo assim, escrevemos a seguinte instrução:
"Não estimar valores numéricos que não estão no roteiro."
Além do roteiro também temos um storyboard. Em produções maiores, um storyboard é um único documento com várias páginas que mostra visualmente como a narrativa funciona.
Porém, quando trabalhamos em projetos corridos e em equipes ágeis, na qual cada pessoa desempenha uma função, como ilustrador e diretor de arte, tentamos sempre minimizar os gastos.
Sendo assim, nesse caso, o storyboard já é uma composição de cenas que serão levadas para o After Effects.
No storyboard temos a cena 1, apenas com moedas. Embora no roteiro esteja descrito que nessa cena também há o logotipo do banco, essa é uma animação pronta que será adicionada no After Effects.
Não temos a cena 2, já que ela é apenas um gráfico que desenharemos no After Effects.
Se estivéssemos em uma empresa, passando pelo storyboard e percebêssemos que a cena 2 está faltando, precisaríamos entrar em contato com provavelmente o diretor de arte.
No caso de um projeto no qual estamos trabalhando com agilidade, teríamos uma conversa e o diretor de arte orientaria a fazer um gráfico de linha e passaria todos os detalhes necessários.
Além disso, áudio determinará a duração desta cena no roteiro, não necessariamente a imagem.
A cena 3 é uma mão segurando um celular desenhada de forma simples. Repare que a interface do celular está saindo da tela, isso ocorre porque este arquivo é o que usaremos para animar no After Effects, não é apenas uma ilustração visual, essa já é uma versão adaptada.
Na cena 4 trabalhamos com um ícone cifrão escondido e um ícone de cadeado, e cena 5 com uma pilha de moedas.
Podemos perceber nessa organização de arquivos de Illustrator que temos duas páginas no arquivo, uma página pequena, que está enquadrando na cena e uma página maior na parte externa.
Em geral, se produziremos um material de Illustrator que será usado no After Effects, ele só existirá na página maior do meu arquivo, portanto, precisamos de duas páginas.
Isso significa que a página menor é a que a composição será enquadrada quando o arquivo for levado para o After Effects. Porém, o objeto também vai existir fora da composição.
Se não tivéssemos a página maior externa, o objeto seria cortado no tamanho do retângulo menor. Portanto, se estamos levando algum material para o After Effects que precisa existir fora da tela, pois terá movimento, é preciso desenhar a página externa maior.
Isso acontece na cena 1, na qual temos moedas enquadradas na primeira página, mas na segunda página há uma parte maior que ficará aparecendo para fora.
E também na cena 5, onde temos uma página ainda maior, pois temos muito mais moedas.
Entendemos o roteiro e os arquivos. Agora, sugerimos que você analise os arquivos do Illustrator, leia o roteiro e se familiarize com o projeto.
No próximo vídeo começaremos a importar esse conteúdo para o After Effects.
Te esperamos lá!
O curso After Effects: transformando dados em animações impactantes possui 157 minutos de vídeos, em um total de 52 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Motion Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.