Eu sou o Felipe Labouriau, designer gráfico, instrutor aqui na Alura e quero te convidar a participar do nosso curso de composição gráfica com o Illustrator 2022.
Neste curso nós vamos preparar materiais de comunicação visual para a divulgação de uma marca nas redes sociais. Vamos iniciar o nosso processo preparando um logotipo que depois combinado com outros elementos gráficos vão constituir uma identidade visual. Todas essas peças que nós vamos criar vão estar mergulhadas nessa identidade, nesse estilo bem particular.
Tudo isso aliado ao que tem de mais moderno nas tendências gráficas. Vamos dar uma atenção muito especial à nova funcionalidade do Illustrator 2022, a sua ferramenta 3D que foi totalmente repaginada e agora é mais sofisticada e entrega resultados mais elaborados e mais consistentes do que nas versões anteriores. Esse curso é para você que já conhece um pouco do Illustrator, que já tem certa proficiência na ferramenta e quer ganhar ainda mais conhecimento para gerar material de comunicação visual o mais bem acabado possível.
Vamos iniciar o processo criativo com o logotipo, vamos fazer artes para divulgação e depois vamos ainda criar uma simulação para divulgação dessas artes. Espero que você tenha curtido a nossa proposta e vejo você aqui no curso.
Quero te dar boas-vindas a mais um curso aqui na Alura, agradecer muito a sua presença e aproveitar esse espaço para conversarmos rapidamente antes de colocarmos a mão na massa de fato, sobre tudo aquilo que vai ser trabalhado de fato durante o curso.
Como eu disse a você no vídeo anterior, vamos iniciar o nosso processo criativo preparando um logotipo que vai fazer parte de uma identidade visual. Como esse curso não é sobre identidade visual, não vamos muito além nesse tema do que ver como eu posso escolher cores e tipografia para uma dada identidade e criar o logotipo de fato. Vamos criar esse logotipo trabalhando com a ferramenta chamada Shape Builder, não vamos mais desenhar com a ferramenta caneta que sim, é uma ótima alternativa, mas eu quero mostrar para você outra técnica que é para termos esse resultado aqui que você está vendo em tela.
Depois que definimos essa identidade que é constituída por um logotipo, cores e tipografia, nós vamos na sequência começar a preparar as peças de comunicação visual para a divulgação nas redes sociais. Vamos preparar duas peças no primeiro momento que valorizam a tipografia, vamos ver como criar uma tipografia desse estilo aqui tubular e tridimensional por meio de uma ferramenta chamada Blend, que nós vamos usar extensivamente durante o curso.
Inclusive, para criar este outro tipo de efeito aqui, no qual tem uma repetição seguindo uma orientação e um distanciamento específico do elemento, como no caso aqui a frase: "Dia de Roll".
Vamos também preparar padronagens que vão ser utilizadas nas nossas artes que você vai ver já já. Nós vamos mergulhar de cabeça na grande novidade do Illustrator 2022 que é a sua ferramenta 3D in Materials, 3D em Materiais. Que é uma nova versão, quase que uma ferramenta completamente nova da ferramenta 3D que existia nas versões anteriores do Illustrator, só que agora mais otimizada, que não trava com tanta facilidade, que não quebra seus arquivos, como a anterior por vezes fazia.
Agora nós temos uma alternativa mais sofisticada que nos entrega resultados bem acabados, vamos ver como trazer a tridimensionalidade, por exemplo, para o logotipo que nós criamos. E repare atrás uma padronagem, padronagem essa que nós vamos criar também aqui no curso.
Vamos ver como criar objetos tridimensionais a partir do desenho 2D, ou seja, de duas dimensões. Vamos criar dois rolls, duas peças de comida japonesa 100% dentro do Illustrator, tanto os objetos em si como as sombras projetadas por eles. E nós também vamos ver uma alternativa ao trabalho com a ferramenta 3D em materiais.
Vamos lembrar que o Illustrator é um software de desenho de vetores que essencialmente funciona para o trabalho 2D. Essa ferramenta de 3D em materiais embora seja uma adição muito legal e muito bem feita, não é o foco principal do software. Vamos ver como, por exemplo, desenhar um emoji que tem um efeito tridimensional a partir de objetos bidimensionais 2D. Vamos ver como utilizar essa técnica mais antiga e entender os porquês de trabalhar com ela.
Por último, além de exportar o nosso resultado, vamos ver como fazer isso, como tirar uma imagem de um arquivo que está 100% dentro do Illustrator, como gerar um arquivo de imagem para ser aproveitado em outras plataformas. Vamos ver também como criar uma simulação para o nosso trabalho, conversando sobre os motivos por trás disso, por que eu devo criar uma simulação e não entregar simplesmente as imagens.
E trabalhar tanto no Illustrator como rapidamente no Photoshop. O Photoshop não é o foco do nosso curso, mas vamos ver como ele pode nos ajudar a também criar essas simulações, esses mockups.
O conteúdo do nosso curso é muito prático, temos uma parte bem rápida de um conteúdo um pouco mais teórico, mas essencialmente vamos trabalhar com técnicas, ferramentas e diversos princípios gráficos para criar peças de comunicação visual o mais bem acabadas possíveis.
Mais uma vez, boas-vindas ao nosso curso e até o próximo vídeo.
Antes de colocarmos a mão na massa eu quero conversar com você rapidamente sobre como tomar decisões criativas, afinal de contas um dos nossos propósitos aqui nesse curso é criar um logo para uma marca.
Por exemplo, como eu escolho as cores desse logo, aquelas que eu acho mais bonitas? E a tipografia, aquela que eu acho mais estilosa? Na verdade não, as decisões do profissional criativo, de um designer, devem ser s mais assertivas possíveis, baseadas em motivos, em conceitos bem sólidos.
Antes de você sair desenhando qualquer coisa é importante que você conheça que mensagem esse logo, essa identidade visual sobre a qual você vai trabalhar, procura transmitir. Por exemplo, esse logo pretende ser mais jovial mais casual ou um logo mais formal, mais discreto? Porque você vai ter estilos bem diferentes.
Pode ser que essa decisão já tenha sido tomada e seja passada para você ou pode ser que você faça parte desse processo. Uma vez que você tiver um conceito ou alguns conceitos bem definidos eu recomendo que você pesquise referências para entender como outros profissionais estão tratando desse mesmo assunto.
Nesse curso aqui vamos trabalhar com a identidade de um restaurante japonês. Eu gosto muito de utilizar esse site chamado Behance, todos os links que eu falar estarão na atividade “Para Saber Mais”. O Behance nada mais é do que uma rede social de designers no qual eles postam os seus trabalhos como um portfólio on-line para ter como mostrar as suas habilidades.
Pesquisando por restaurante japonês, caso você domine o inglês melhor ainda se os verbetes estiverem em inglês. Note que nós temos diversos resultados e que esses resultados têm estilos bem diferentes. Vamos reparar, por exemplo, aqui nesse trabalho, Doshi Bar, como ele tem um estilo bem particular, como são cores mais sólidas, um estilo um pouco mais sóbrio do que, por exemplo, esse outro trabalho que é mais moderno, mais atual. Não necessariamente melhor, é só um estilo diferente.
O seu trabalho, o seu projeto vai ter esse estilo e, digamos, é mais moderno, tem até uma cara um pouco mais jovial ou vai ser esse trabalho aqui um pouco mais sobreo, com uma cara um pouco mais vintage. É fundamental que essas decisões sejam tomadas antes de você fazer qualquer coisa.
E aí uma vez que esse esqueleto fundamental esteja definido está na hora de você de fato escolher dois aspectos importantíssimos no logo: a cor ou as cores e a tipografia. Mais uma vez, nesses trabalhos aqui você consegue perceber quais tipografias, quais cores estão sendo trabalhadas e aí você pode buscar fazer algo seguindo essa linha ou, claro, totalmente diferente.
O que diz respeito a escolha de fato das cores, eu recomendo que você trabalhe nesse site aqui chamado Adobe Color. Aqui, nós vamos poder escolher uma paleta com cinco cores, note que aqui embaixo eu tenho os tons A, B, C, D e E. Esses tons estão sendo organizados segundo uma lógica de harmonia das cores, pode ser uma lógica análoga, monocromática, triade, complementar.
Note que no momento em que eu selecionar uma dessas lógicas as cores vão mudar, por exemplo, as cores análogas são as cores que estão próximas de si no círculo cromático, como podemos enxergar aqui. Eu tenho o círculo com o arco-íris de cores e aqui as cores análogas são cores próximas.
Porém, no momento que eu selecionar, por exemplo, as cores complementares note que agora eu tenho cores que são opostas no círculo cromático e aí eu começo a criar uma harmonia de cores baseado em algum motivo, em algum conceito que eu já tenha trabalhado. Por exemplo, se eu quiser arrastar para cá eu começo a trabalhar com o amarelo e azul, conforme eu chegar mais em direção a borda do meu círculo cromático mais saturada, mais intensa vai ser essa cor.
Conforme eu for me aproximando do centro menos saturada, menos intensa, mais pastel vai ser essa cor, logo essa harmonia de cores. Note que uma vez que uma vez que essas amostras estejam selecionadas eu tenho aqui o código hexadecimal dessa cor, o valor RGB que ela vai ter para eu trabalhar em tela. Como também eu tenho os valores do canal vermelho, verde e azul e também o valor de luminosidade da cor aqui embaixo.
Por exemplo, esse tom aqui de amarelo da amostra C tem 86 de luminosidade, eu posso trabalhar com a mesma cor só que diminuir a luminosidade, vou ter um estilo diferente. Você experimentar dentro do Adobe Color é muito legal, você pode também, além de trabalhar nessa aba "Criar", utilizar a aba "Explorar" porque aqui eu tenho também como conhecer referências.
Aqui clicando em "Explorar" eu tenho, por exemplo, uma série de paletas de cores mais ou menos similares com aquela em que eu estava trabalhando. Eu posso aqui em cima, por exemplo, pesquisar por palavras chaves, por exemplo, eu quero uma paleta de cores que tenha amarelo e que derivem do amarelo, vamos pesquisar e aí o Adobe me traz todas essas cores.
E aí eu posso clicar, por exemplo, nessa paleta e aí essa aqui deriva da folha de louro, você já começa a ter relações com coisas tangíveis dessas cores e você ver exemplos reais da aplicação dela.
Por último, podemos trabalhar também a tipografia que faz parte geralmente dos logos, nós temos um símbolo e uma tipografia formando o logo. Esse logo também pode ser só a tipografia que vai ser um logotipo.
Eu gosto de trabalhar com esse site Google Fonts que são fontes gratuitas. Vamos lembrar que a tipografia é fruto do trabalho de um profissional, pode ser que esse profissional queira vender essa tipografia, se a tipografia for autoral, comercializada você vai ter que pagar para utilizá-la. Se você não tiver recurso para pagar, para utilizar essa tipografia encontre uma tipografia gratuita que as pessoas distribuem dessa maneira.
Aqui no Google Fonts nós temos diversas opções de pesquisa e tipografia. Primeiro, eu tenho as "Categorias", fontes com serifa, fonte sem serifa, fontes display, Handwriting, Monospace. Eu vou deixar em um “Para Saber Mais” o que são cada uma dessas categorias e também eu tenho principalmente as propriedades dessa fonte, eu posso escolher número de estilos que ela vai ter, se vai ser mais estilos, menos estilos, a espessura, enfim, a largura dessa tipografia.
Eu posso filtrar uma série de parâmetros aqui para obter um resultado mais assertivo. Por exemplo, aqui na categoria eu quero que seja uma fonte com serifa, eu vou desmarcar todas essas outras opções aqui para eu ter um resultado mais específico. Eu quero que essa fonte tenha um número razoável de estilos, por exemplo, mais do que 8 estilos para eu ter uma liberdade criativa maior.
Note que agora eu já tenho um resultado bem mais filtrado. E uma coisa interessante do Google Fonts é que aqui em Type something eu posso escrever um texto para enxergar como ele vai se comportar nessa tipografia. Digamos que eu escreva aqui: "japonês", vai ser uma palavra que vai fazer parte do meu texto com frequência, e aí eu já consigo ver em tempo real como essa tipografia vai se comportar, eu acho bem interessante.
Depois você pode baixar a tipografia, digamos que eu esteja satisfeito com a fonte Merriwealther, eu clico aqui nela e aí é só clicar em Download family para eu fazer o download e instalar essa tipografia no meu computador.
Nesse vídeo aqui eu queria só conversar com você sobre procedimentos bem simples, mas que são importantes para você tomar decisões criativas e te lembrar que todo trabalho de identidade visual é fundamental que tenha conceitos associados.
Esse curso aqui não é de identidade visual eu não vou me aprofundar mais nesse assunto, nós temos cursos aqui na Alura que tratam disso que também vão estar linkados em um “Para Saber Mais”, caso você queira seguir. Eu vou finalizar esse vídeo por aqui e nos vemos no próximo vídeo.
O curso Adobe Illustrator: compondo peças gráficas possui 155 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.