UX Design não é só sobre tecnologia

UX Design não é só sobre tecnologia
wanderson-macedo
wanderson-macedo

Compartilhe

A experiência do usuário não pode e nem deve ser avaliada apenas desse ponto de vista.

Existe um viés de confirmação implícito que sugere que UX Design é pensada apenas para soluções de tecnologia. Isso confunde as pessoas que estão entrando agora na área ou mesmo as que já estão, mas que ainda não refletiram com profundidade sobre o que experiência significa.

No curso de Design Thinking da Caelum ministrada pela Carla de Bona, ela mostrou um exemplo do quão abrangente pode ser uma solução pensada na experiência das pessoas. O Exemplo usa a tecnologia como suporte, não como alvo.

Banner da promoção da black friday, com os dizeres: A Black Friday Alura está chegando. Faça parte da Lista VIP, receba o maior desconto do ano em primeira mão e garanta bônus exclusivos. Quero ser VIP

O exemplo apresentado pela Carla é de surpreender. A solução usa a capacidade da tecnologia de Realidade Virtual ou VR para transformar o processo de vacinação de crianças em algo divertido.

Para quem estiver curioso sobre a solução, há um vídeo de apresentação da mesma no YouTube

É em exemplos como esse que vidas são transformadas pelas soluções de UX que contam com o apoio da tecnologia.

Don Norman, uma excelente referência de usabilidade descreve UX como a experiência que temos do mundo, da vida, do serviço. É relativo a tudo que nos rodeia.

Quando nos desapegamos do enviesamento comum de pensar em sites e aplicativos revolucionários, podemos pensar em soluções de impacto que podem ou não serem tecnológicas, mas que com certeza podem tornar a vida das pessoas mais agradáveis.

E você? Como tem observado o mundo ao seu redor e como essa observação tem levado seus pensamos a iniciarem com frases do tipo: “Se … fosse da seguinte forma, … , seria muito melhor”.

Em suma, a direção é essa. Não se trata de tecnologia de forma isolada. É sobre pessoas, sobre suas dores e insatisfação. A solução pode ser um aplicativo ou site? Sim, mas também pode ser simplesmente como falamos com as pessoas.

Fica a reflexão. :)

Veja outros artigos sobre UX & Design