Redes sociais: impactos e oportunidades

Redes sociais: impactos e oportunidades
Francisco dos Santos
Francisco dos Santos

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A internet já é uma realidade incontornável. Tente imaginar como eram algumas coisas quando a grande rede ainda não existia: as comunicações por texto ainda eram enviadas por cartas, os contatos mais instantâneos eram feitos por telefone e a comunicação de marketing acontecia pelos meios de comunicação de massa, entre eles a televisão e o rádio.

Hoje, a internet proporcionou um corte no tempo e no espaço: as coisas parecem estar mais rápidas e mais perto, por conta da velocidade de conexão e da capilaridade da rede (a capacidade que ela tem de se expandir de forma exponencial e penetrar nos mais variados lugares).

Em especial, a partir dos anos 2000, vivenciamos o surgimento da Web 2.0, marcada assim por conta daquilo que hoje chamamos de redes sociais, onde cada sujeito pode criar um perfil e interagir com diversos outros usuários. Mais do que isso, o último levantamento sobre o uso de redes sociais colocou o Brasil em terceiro lugar, atrás apenas da Índia e da Indonésia.

Agora, vamos pensar um pouquinho: quantos perfis em redes sociais você tem? Quando você criou seu primeiro perfil em rede social? Sabemos que são vários os motivos que nos levam às redes sociais, seja para interagir com pessoas que estão longe, seja para compartilhar textos ou vídeos.

Neste contexto, entender as redes sociais se torna uma habilidade diferenciada para quem vai trabalhar em profissões de tecnologia e ligadas à internet.

O que são redes sociais?

Antes de pensarmos no conceito de redes sociais, vamos entender o contexto de seu surgimento. Para que uma rede social na internet se desenvolva, é preciso que evidentemente haja internet.

Quando surgiram os primeiros ensaios de plataformas interativas entre usuários, por volta dos anos 1990, já havia uma infraestrutura de rede complexa, com diversas iniciativas comerciais de provedores, fruto de pesquisas e desenvolvimentos desde o seu início em 1970.

São inúmeros os projetos, governamentais ou não, que clamam para si o título de primeira rede social, mas um nome recorrente para assumir esta posição é a Classmates.com, criada em 1995 com o objetivo de conectar ex-colegas de escola.

Para que possamos entender as redes e suas dinâmicas, é importante uma distinção: o que hoje conhecemos por redes sociais são as redes sociais na internet. E esta distinção pode ser feita a partir do conceito de rede social: de acordo com a pesquisadora Raquel Recuero, uma rede social é um conjunto constituído por atores, que são pessoas, grupos e instituições (os nós da rede), e as conexões, interações ou laços sociais entre os atores.

O conceito, portanto, serve como uma metáfora para compreender os padrões de comportamentos de atores, bem como seus vínculos, em grandes grupos e até mesmo em uma sociedade.

Daqui, podemos dizer que as redes sociais são pré-existentes à internet. E quando pessoas, grupos ou instituições desenvolvem websites, criam blogs ou lançam perfis para interagir com outros agentes através da internet, elas estão atuando a partir das suas mídias sociais.

Neste sentido, as mídias sociais são as plataformas de interação presentes na internet a partir das quais estes agentes criam suas conexões na rede.

Também, é importante perceber que estes perfis, websites e blogs nas plataformas da internet não são os agentes em sua totalidade, mas constituem representações destes agentes a partir das possibilidades de cada mídia.

Por exemplo, uma rede de compartilhamento de vídeos vai fornecer possibilidades e níveis diferentes de representação do que uma rede de compartilhamento de fotos ou um microblog, que permite postagens com número limitado de caracteres.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Para que servem as redes sociais?

Agora que já sabemos um pouco sobre a origem e o conceito das redes sociais, é importante pensarmos em sua utilidade. Uma dessas utilidades, talvez a mais fundamental, é conectar os nós da rede - pessoas, grupos e instituições.

Mais do que isso: quando falamos sobre as redes sociais na internet, o objetivo fundamental das plataformas é manter os usuários interagindo dentro dos seus domínios.

Isso quer dizer que você, como usuário, pode interagir com os demais, compartilhar fotos e vídeos, compartilhar textos, vender e comprar ou encontrar relacionamentos em uma única plataforma de mídia social.

Neste sentido, as redes sociais na internet podem servir para:

  • Comunicação e conexão: permitem que as pessoas se conectem e se comuniquem com amigos, familiares e outras pessoas ao redor do mundo, independentemente da distância.
  • Compartilhamento de conteúdo: usuários podem compartilhar textos, fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo, expressando suas opiniões, interesses e experiências.
  • Informação e notícias: são fontes rápidas de informação, permitindo que os usuários acompanhem notícias em tempo real e se mantenham atualizados sobre eventos globais e locais.
  • Marketing e publicidade: empresas utilizam as redes sociais para promover produtos e serviços, alcançar públicos específicos e interagir diretamente com os consumidores.
  • Comunidades e grupos: facilitam a formação de comunidades online com interesses em comum, onde as pessoas podem discutir tópicos específicos, trocar ideias e apoiar umas às outras.
  • Educação e aprendizado: servem como plataformas para a disseminação de conhecimento, com conteúdos educacionais, tutoriais, webinars e grupos de estudo.
  • Entretenimento: muitos usam as redes sociais para se entreter, assistindo a vídeos, seguindo influenciadores, jogando jogos sociais e participando de desafios virais.
  • Networking Profissional: algumas plataformas específicas ajudam as pessoas a fazer conexões profissionais, procurar empregos e compartilhar conhecimentos do setor.

Daqui, podemos perceber que as redes sociais se distinguem por um objetivo em comum que agregue os usuários, com foco em interação e compartilhamento.

As redes de interação têm como objetivos as trocas de mensagens diretas e mídias, como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, por exemplo.

As redes de compartilhamento, por sua vez, estão ligadas ao objetivo dos usuários de mostrar alguma coisa publicamente, sejam conteúdos em texto, sons, fotografias e vídeos, como as redes sociais Instagram, Facebook e TikTok, por exemplo.

Vantagens e desvantagens das redes sociais?

Na medida em que temos nas plataformas de redes sociais uma quantidade massiva de usuários, podemos dizer que estas mídias permitem a conectividade e comunicação instantânea.

A primeira está ligada à facilidade com que cada usuário tem de encontrar outro dentro da rede, assim como dela permitir que pessoas possam acompanhar outras através do feed, página inicial de uma rede, que mostra diversas postagens de diversos usuários.

A segunda está ligada à possibilidade de trocas de mensagens instantâneas entre usuários, além do compartilhamento de fotos, vídeos e postagens públicas de outras pessoas que estão visíveis na rede.

Também, as mídias sociais permitem a formação de comunidades e ciberativismo.

Isso quer dizer que os diversos usuários podem se agregar a partir de diversos interesses: música, cinema, demais artes, política, religião, entre outros.

Por conta disso, podem surgir comunidades mainstream, que agregam um número massivo de pessoas, e comunidades de nicho, que correspondem a grupos menores e com interesses específicos.

Consequentemente, as redes permitem que quaisquer grupos possam se mobilizar politicamente ao redor de uma causa social ou ambiental, reivindicar direitos ou cobrar posicionamento de pessoas públicas e instituições.

Por último e não menos importante, as redes podem garantir oportunidades de negócios e entretenimento.

O acesso à internet permitiu que diversos usuários se tornassem produtores de conteúdo: além de instituições, quaisquer usuários da rede pudessem compartilhar fotos e vídeos com qualidade profissional, construindo verdadeiras empresas e tornando-se influenciadores digitais.

Por outro lado, as redes sociais podem trazer vícios e impactos na saúde mental. Em primeiro lugar, o uso excessivo de redes sociais pode gerar algum impacto na vida dos usuários, podendo provocar seu isolamento social ou problemas de socialização.

Também, muitas imagens produzidas por influenciadores digitais expõem padrões irreais de vida e de corpo, gerando comparações e levando seus seguidores à rotinas exageradas e sacrifícios que podem prejudicar sua saúde.

Além disso, o surgimento de bolhas digitais e a possibilidade de criação de perfis que não correspondem à identidade dos usuários permitiu cyberbullying e disseminação de conteúdo prejudicial.

O primeiro se refere a atos sistemáticos de intimidação de pessoas, neste caso, de usuários por conta de suas características físicas ou condições socioeconômicas.

O segundo está ligado ao compartilhamento de notícias falsas, distorções da realidade ou montagens para ferir a imagem de alguma pessoa ou grupo social.

Tipos de redes sociais

Conforme o objetivo dos grupos de usuários, cada rede se organiza a partir de funcionalidades que correspondem a ele. Elas podem ser classificadas em diferentes tipos com base em suas funcionalidades e no tipo de interação que promovem.

Redes de Relacionamento

Têm foco em conectar pessoas, permitir que compartilhem atualizações, fotos, vídeos e interajam com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Exemplos: Facebook, LinkedIn.

Redes de Compartilhamento de Mídia

São plataformas voltadas para o compartilhamento de fotos, vídeos e outros tipos de mídia visual e audiovisual. Exemplos: Instagram, YouTube, TikTok.

Redes de Microblogging

Permitem que os usuários publiquem mensagens curtas e compartilhem conteúdo de maneira rápida e direta. Exemplos: Twitter, Tumblr.

Redes Profissionais

Focadas em conectar profissionais, permitindo a criação de perfis com currículos, busca por oportunidades de emprego e networking profissional. Exemplos: LinkedIn, Xing.

Redes de Interesses Específicos

Reúnem pessoas em torno de interesses ou hobbies específicos, como leitura, culinária, design, etc. Exemplos: Pinterest, Goodreads.

Redes de Conteúdo Gerado pelo Usuário

Comunidades onde os usuários podem criar e compartilhar conteúdo, discutir tópicos variados e votar no conteúdo de outros. Exemplos: Reddit, Quora.

Redes de Mensagens Instantâneas

Focadas na troca de mensagens de texto, voz e vídeo entre usuários, geralmente em tempo real. Exemplos: WhatsApp, Telegram, Signal.

Redes de Jogos e Entretenimento

Projetadas para gamers e entusiastas de jogos, estas redes permitem transmissão ao vivo, chat e discussões relacionadas a jogos. Exemplos: Twitch, Discord.

Quais são as redes sociais mais usadas no mundo?

Para entendermos como usar cada rede social e também pensar em estratégias de marketing nas plataformas, é preciso conhecermos as mais populares. Segundo o Digital 2024 July Global Statshot Report, levantamento feito pelas empresas de mídias digitais Meltwater e WeAreSocial, cerca de 5,17 bilhões de usuários têm contas nas redes sociais.

As cinco maiores são: o Facebook, rede de relacionamento, com cerca de 3,07 bilhões, o YouTube, rede de compartilhamento de vídeos, tem aproximadamente 2,50 bilhões, o WhatsApp, rede de comunicação instantânea, e o Instagram, rede de compartilhamento de mídia, empatadas com 2.00 bilhões e o TikTok, rede de vídeos, com cerca de 1,60 bilhão.

Gráfico de barras horizontais - “Perspectives: Social Media Platform Use”, Jul. 20244.

Seguindo o top 10, em sexto está a plataforma chinesa de comunicação instantânea WeChat, com 1,36 bi.

Em sétimo e oitavo lugares, as plataformas de mensagens instantâneas Facebook Messenger, com 977 milhões e o Telegram, com 900 milhões de usuários.

Em nono e décimo lugares, se encontram as plataformas de compartilhamento de vídeos Snapchat, com 800 milhões, e a chinesa DouYin, com 755 milhões de usuários.

Por que usar as redes sociais no marketing da sua empresa?

Por conta da quantidade massiva de usuários, dos diversos interesses e da infinidade de conteúdo disponível na internet, as redes sociais digitais se tornaram essenciais para qualquer estratégia de marketing.

Os perfis nas plataformas de mídias sociais se tornaram pontos de contato altamente estratégicos para empresas que querem ter uma comunicação mais próxima com seus públicos, responder rapidamente ao mercado e buscar novos prospects.

Dentre as vantagens para o uso das redes sociais, listamos algumas essenciais:

Entender o comportamento do público

Saber como o público interage, qual o comportamento dos consumidores no ambiente on-line e a jornada do usuário são essenciais para uma estratégia de marketing.

Assim, as redes sociais na internet servem como ponto inicial da estratégia de marketing: para coletar insights, padrões de comportamento e interesses dos consumidores.

Aumentar a visibilidade

Quando uma marca consegue desenvolver sua presença digital, que compreende a criação de sites, perfis em redes sociais e produção de conteúdo, ela pode aumentar sua visibilidade.

Como consequência, a marca ou empresa ganha possibilidade de atrair novos clientes e gerar mais engajamento.

Humanizar a marca

No contexto contemporâneo, para gerar identificação entre uma marca e seus públicos, é fundamental investir em estratégias de humanização.

Em especial nas redes sociais na internet, construir um discurso de marca relevante e interessante e articular um tom de voz adequado aos públicos pode construir uma personalidade para a marca, torná-la viva.

Gerar tráfego e conversão de vendas

Atrair usuários para os domínios da marca e converter suas visitas em vendas, pode ser considerado o objetivo último das estratégias de marketing, especialmente no ambiente digital.

E, por conta dos recursos de algumas redes sociais (de vendas diretamente pela plataforma) e da possibilidade da criação de campanhas, a conversão e as vendas podem ser facilitadas.

Fortalecer o relacionamento

Com uma presença digital forte e conteúdos relevantes nas redes sociais, as marcas podem fortalecer seu relacionamento com seus públicos.

Aqui não estamos falando somente do contato direto para as vendas, mas de um contato permanente da marca com os usuários da rede, através de mensagens diretas, conteúdo de marca ou campanhas.

Cursos da Alura sobre redes sociais

Algumas formações da Alura abordam a temática das redes sociais na internet. Nelas, você pode encontrar vários cursos e conteúdos sobre o tema.

Francisco dos Santos
Francisco dos Santos

Doutor desde 2019 e Mestre desde 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Publicidade e Propaganda desde 2011 pela mesma universidade. Sócio Conselheiro do Instituto do Bem-Estar desde 2015. Também, é Sócio-Fundador da Associação Imaginalis desde 2015, sócio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) desde 2018 e sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 2019.

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