Principais acontecimentos em Dev de 2022 para os Alura Stars
Antes da gente mergulhar de cabeça em 2023, pedimos para os Alura Stars relatarem quais foram os acontecimentos que mais marcaram a bolha dev no último ano.
Confira a seguir o que teve de mais impactante em 2022, na visão de profissionais que ajudam a fortalecer a comunidade da Alura.
Lyssa Cavalcanti
A desenvolvedora de software Lyssa Cavalcanti citou o crescimento do SaaS como o acontecimento que mais chamou a atenção dela em 2022:
"O crescimento do SaaS (Software as a Service) tem expandido as possibilidades no mundo da programação em 2022 e continuará em 2023. Com essa popularização, serviços potentes como inteligências artificiais que detectam objetos ou bancos de dados gigantescos podem ser acessados com algumas linhas de código. Para nós, devs, isso torna mais acessível a criação de soluções parrudas, elásticas e escaláveis."
Morganna Giovanelli
A dev backend Morganna Giovanelli destacou a volta dos eventos presenciais como um fator de impacto do período:
"A grande volta de diversos eventos que só aconteciam antes da pandemia teve um impacto muito positivo em relação ao compartilhamento de conhecimento e até mesmo a aproximação da comunidade de tecnologia. Mesmo os eventos presenciais que também tiveram o cuidado de disponibilizar links de transmissão ao vivo ajudaram muito o conteúdo a chegar em diversos lugares, até mesmo porque atualmente nem todas as pessoas estão em condições de se deslocar. Fora que esses eventos ajudam na renovação do guarda-roupa e da cozinha, gratidão pelas camisetas e canecas, comunidade!"
Vinicius Dias
O Engenheiro PHP Vinicius Dias destacou a criação da PHP Foundation, que veio para diminuir o Bus Factor no desenvolvimento do core da linguagem e garantir sua evolução saudável. Em 2022, já foi possível adicionar devs trabalhando em período integral e parcial no core do PHP, graças a ela. Saiba como contribuir neste link.
"Além da PHP foundation, agora em Dezembro o PHP 8.2 foi lançado. Ele marca mais uma etapa na evolução do PHP pra continuar sendo uma das linguagens mais relevantes do mercado".
Ele fez alguns conteúdos sobre as novidades dessa versão. Confira a playlist do canal Dias de Dev:
Jeniffer Bittencourt
A Jeniffer Bittencourt, que além de Alura Star faz parte do Scuba Team de Mobile da Alura, citou dois acontecimentos que foram muito importantes no universo em que está inserida mais diretamente. Primeiro, assim como a Morganna, destacou o retorno dos eventos presenciais:
"A volta dos eventos presenciais, que me deu a oportunidade de ir nos meus primeiros eventos de tecnologia, encontrar pessoas incríveis da comunidade que eu só conhecia pela internet e me aproximar ainda mais desse mundo de criação de conteúdo tech que eu adoro. (Além dos brindes como a Morgs falou porque brinde é tudo de bom!)".
Como um segundo destaque, ela coloca a visibilidade que o Jetpack Compose teve no desenvolvimento de Apps Android:
"O Jetpack Compose é um kit de ferramentas pra criação de IU's nativas que mudou a maneira como a gente cria as telas nos apps nativos Android com Kotlin, com ele a gente consegue ter um desenvolvimento mais rápido e simplificado além de trazer novas possibilidades pra criação de telas. Tem sido muito bacana estudar e aprender mais sobre o funcionamento do compose".
Matheus Castiglioni
O engenheiro de software Matheus Castiglioni escolheu três acontecimentos para destacar:
- "Nova geração de build tools para projetos Node based (isso vai trazer enormes ganhos para as pessoas finais que utilizam nossos sistemas!)".
- "Web3 está vindo com tudo para mudar o jeito que utilizamos a internet, trazendo mais propriedade e importância para nós".
- "Evolução sem limites das inteligências artificiais, está cada vez aumentando suas funcionalidades, o que pode nos proporcionar vários ganhos em termos de produtividade e autonomia”.
Marcio Frayze
Por fim, o arquiteto de software Marcio Frayze trouxe um ponto que acredita que será revolucionário:
"O Java 19 trouxe como preview as Virtual Threads. Esta será uma grande revolução dentro do universo da JVM, que irá com certeza trazer muitos frutos nos próximos anos, possibilitando a criação de códigos concorrentes de forma muito mais performática".
Outro ponto de destaque para o Marcio foi a adoção cada vez maior de frameworks e bibliotecas com sintaxes declarativas para criação de interfaces de usuário:
"Aqui é possível citar o Jetpack Compose que a Jeniffer Bittencourt já citou, mas também temos o SwiftUI (para desenvolvimento iOS), Flutter, o próprio React, etc. Acho que é uma tendência que deve se solidificar ainda mais nos próximos anos".
Feliz 2023!