Mentoria e Liderança
Escrevemos este artigo para você que se tornou líder recentemente e também para líderes mais experientes, que desejam melhorar a sua performance. Se você quer entender como suas habilidades de liderança podem ser desenvolvidas e ampliadas por meio de mentoring (mentoria), continue lendo :)
Um dos principais erros de algumas empresas é esperar que as pessoas que exercem a liderança estejam 100% desenvolvidas em áreas, mas a realidade não é essa.
No papel de liderança, seja uma pessoa recém-contratada ou com mais experiência no cargo, ter um acompanhamento e treinamento é necessário para desenvolver cada vez mais as habilidades e competências necessárias para gerenciar melhor um time.
Tornar-se líder pode ser completamente desafiador para algumas pessoas, o que é normal, afinal podem surgir: insegurança, dificuldades ou medo de alguma coisa não sair como o esperado, já que o papel da liderança carrega mais responsabilidades do que outros cargos.
O que é um(a) mentor(a)?
Mentores são pessoas mais experientes profissionalmente, elas provavelmente já devem ter passado pelas mesmas experiências e dificuldades (ou parecidas) que o mentorado está passando. Mentores tem o grande desafio de ensinar e orientar os mentorados de acordo com as suas vivências. Isso não significa que a pessoa que atua como mentor, vai pegar na sua mão e te explicar passo a passo de como se comportar em diferentes situações, mas sim dar conselhos e encorajar a pessoa a passar por isso.
Uma pessoa mentora oferece a sua sabedoria, suporte, relação de confiança e ajuda profissionais da liderança a traçarem os seus próprios caminhos e encontrarem o seu máximo potencial. Por isso, é importante que quem estiver na mentoria seja uma pessoa aberta e disposta a ajudar e compartilhar habilidades e competências com a outra pessoa.
O que é liderança?
O papel da liderança é extremamente importante na gestão de um time em qualquer organização, quem lidera é capaz de inspirar os liderados, visualizar o objetivo e direcionar a equipe para atingir os resultados esperados, e também faz com que as outras pessoas se sintam motivadas para trabalhar. Ou seja, liderança é um papel fundamental para o bom funcionamento do ambiente corporativo.
Como a mentoria ajuda na liderança?
O papel da mentoria tem maior visibilidade na empresa de como e onde a liderança pode melhorar e comunicar esses pontos de melhoria por meio de feedbacks mais construtivos, além de saber direcionar as pessoas para o caminho desejado.
Os problemas e dificuldades da liderança podem ser reconhecidos através da mentoria, que pode oferecer a ajuda necessária para encontrar o melhor suporte, conectando uma liderança — que tem dificuldade em um assunto — com uma pessoa da empresa especialista nesse assunto.
Quem lidera receberá uma “força” para sair de sua zona de conforto, já que a mentoria incentiva as pessoas a pensarem e desenvolverem ainda mais as habilidades que já possuem.
Principais habilidades para uma boa mentoria
A escolha de um(a) mentor(a) supera qualquer outro tipo de formação na relação de confiança, ajuda e empatia que se gera entre o mentor e o pupilo.
As principais habilidades comportamentais para exercer uma boa mentoria são:
Ética e valores compartilhados com a organização e a pessoa que passa pelo processo de mentoria;
Humildade e gentileza, afinal de contas, o processo de aprendizado requer a construção de vínculo entre as partes envolvidas;
Saber escutar: Ouvir ativamente o outro requer treino e paciência, lembre-se que um ambiente seguro de fala requer acolhimento, isso pode e precisa ser construído;
Empatia: Lembre-se que a pessoa mentorada precisa de apoio. Você, em algum momento, também já passou por dificuldades semelhantes e ter uma mentoria poderia ter feito toda diferença na sua carreira;
Motivação: Lidar com cenários complexos faz parte do processo de mentoria. Não desanimar e buscar alternativas para lidar de modo mais satisfatório com esses desafios é uma característica importante da mentoria.
Percebeu o quanto é desafiador atuar em uma mentoria? O desafio é grande, mas proporcionalmente recompensador, uma vez que você pode atuar como uma referência, uma espécie de porto seguro para quem está desbravando áreas que você já conhece.
Acesse o curso Mentoria: Desenvolvendo pessoas e compartilhando experiências e desenvolva ainda mais seus conhecimentos!