IA que cria imagens: 7 melhores geradores para você conhecer

IA que cria imagens: 7 melhores geradores para você conhecer
Maria Isabelle Silveira
Maria Isabelle Silveira

Compartilhe

Não é novidade que, em uma velocidade surpreendente, surgem novas tecnologias e novas ferramentas. Por isso, é tão importante se manter em constante atualização sobre a IA que cria imagens do momento.


A Inteligência Artificial (IA) revolucionou a área de criação de conteúdo, com a capacidade de gerar imagens de alta qualidade a partir de texto e outras entradas.

As geradoras de imagens abrem um leque de variedade para profissionais — desde pessoas artistas até designers gráficos — e têm o potencial de transformar a maneira como criamos e como consumimos arte.

Pessoa usando um óculos de realidade visual, enquanto visualiza uma dashboard. No fundo da imagem há uma parede colorida por luzes em tons roxo e azul.

As IAs que geram imagens são projetadas para serem intuitivas e fáceis de usar. Muitos deles permitem que você escolha o estilo de imagem que deseja gerar, desde pintura a óleo até aquarelas e imagens 3D.

Além disso, essas ferramentas estão evoluindo de forma constante, com novos recursos e melhorias sendo adicionadas regularmente.

Por isso, é importante se manter em contínua atualização sobre as últimas ferramentas e técnicas disponíveis, principalmente para garantir que você esteja usando a melhor ferramenta para suas necessidades.

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial — IA?

A Inteligência Artificial (IA) é um campo de estudo que se concentra na criação de sistemas que simulam a inteligência humana.

Isso inclui a capacidade de aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir de forma racional em diferentes situações.

A IA permite que os sistemas tomem decisões de forma independente e precisa, apoiada em dados digitais.

Não por menos, há quem diga que a IA é a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

Imagem contendo um médico analisando as imagens em 3D que aparecem em uma tela. No fundo é possível notar que a imagem é ambienta em um laboratório médico.

A IA tem aplicações em quase todas as áreas que a gente conhece e trabalha, incluindo medicina, finanças, transporte, entretenimento e daí por diante.

Então, em cada área específica, ela tem uma função diferente. Tanto pode criar sistemas mais inteligentes, como aumentar a eficiência e a precisão das operações industriais e até melhorar a precisão da previsão do tempo.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

IA e seu papel na criação de imagens

Sendo assim, quando utilizada para criar imagens, a IA demonstra a sua capacidade de produzir grandes quantidades de conteúdo em pouco tempo.

Um exemplo de como a IA que cria imagens pode ser visto na Amazon Ads.

Nesta plataforma, os anunciantes podem usar a IA para criar imagens dos seus produtos com base em informações fornecidas.

Ou seja, a ferramenta aproveita a IA generativa para fornecer um conjunto de imagens com temas de diferentes estilos de vida e marcas, com base nos detalhes do produto, em questão de segundos.

Depois disso, é possível refinar a imagem inserindo pequenos avisos de texto, enquanto se pode criar e testar várias versões para otimizar o desempenho.

Outro exemplo é o Simplified, uma plataforma que usa IA para gerar conteúdo para blogs, redes sociais, sites e outros.

A plataforma utiliza IA para criar conteúdo de alta qualidade de forma rápida e fácil, economizando tempo para as pessoas usuárias e permitindo que elas se concentrem em outras tarefas

No episódio Geração de imagens, ‘Her’ da vida real, mudanças nas APIs da OpenAI – Hipsters: Fora de Controle #10 do podcast Hipsters Ponto Tech*, Marcus Mendes, Peterson Zilli, Fabrício Carraro e Sérgio Lopes batem um papo sobre o que é (e o que não é*) IA generativa, como ela se difere de outros tipos de IA, e por onde começar os estudos nessa área. Vale a pena ouvir esse bate papo :)

Assim como uma interface sensível ao toque ou um teclado, a IA é capaz de interpretar comandos e criar imagens correspondentes.

Então, por exemplo, um gerador de IA pode receber um prompt de texto, como "um pôr do sol sobre um lago tranquilo" e gerar uma imagem que satisfaça essa descrição.

Isso demonstra a capacidade da IA de transformar informações textuais em imagens visuais, tornando-se uma ferramenta poderosa para criar de conteúdo visual

GUIA: Como usar o STABLE DIFFUSION Online? | Alura

Qual é a importância e aplicações da IA na criação de imagens

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a arte e o design, abrindo novas possibilidades criativas.

Algoritmos de rede neural, que são a base da IA, podem aprender a analisar grandes quantidades de dados, como pinturas clássicas e fotografias e criar imagens inovadoras a partir dessas referências.

Através do uso desses algoritmos, artistas e designers podem buscar inspiração, explorar novos estilos e criar obras originais que antes seriam impossíveis de serem concebidas.

A IA está agindo como uma ferramenta colaborativa, auxiliando os artistas e expandindo suas capacidades criativas, ao desenhar e criar conteúdos visuais.

Assim, é possível aplicá-la em diversas áreas. Na publicidade e marketing, a IA pode ser usada para gerar imagens personalizadas para anúncios e campanhas. Já no setor de entretenimento, a IA é usada para criar imagens para filmes, jogos e outros produtos.

Como se não bastasse, tornou-se bastante comum o uso de IA em design gráfico. Isso permite que as pessoas criadoras de conteúdo visualizem imagens de alta qualidade antes mesmo de começarem a produzí-las.

É exatamente como colocar no papel (ou no computador) a imagem que está na cabeça, antes mesmo de trabalhar na ideia.

Tutorial MIDJOURNEY: Como usar e fazer Prompts Perfeitos | Alura

Tipos de IA que cria imagens

Imagem contendo uma ilustração de um braço humano e um braço de robô, realizando uma queda de braço. O fundo da imagem é azul claro, o braço robô é branco com detalhes em preto e o braço humano está coberto por uma manga comprida azul.

Nesse contexto, as pessoas estão usando IA para criar imagens que variam desde simples ilustrações até obras de arte complexas.

Para isso, existem vários tipos de IA que criam imagens: cada um com suas próprias características e capacidades únicas.

IA fraca e forte

A Inteligência Artificial (IA) pode ser dividida em dois tipos principais: IA fraca e IA forte.

A IA fraca, também conhecida como Inteligência Artificial Restrita (ANI), é focada em desempenhar uma tarefa específica.

Em termos de criação de imagens, isso significa que a IA fraca é programada para realizar uma tarefa específica, como gerar uma imagem baseada em um prompt de texto.

Por exemplo, um assistente de programação pode ser programado para escrever código para criar um website, mas não pode fazer outras tarefas, como organizar uma reunião.

A IA fraca depende da intervenção humana para definir os parâmetros de seus algoritmos de aprendizado e para fornecer dados de treinamento relevantes a fim de garantir a precisão.

Por outro lado, a IA forte, conhecida como Inteligência Artificial Geral (AGI), é uma forma teórica de IA que poderia ter uma inteligência igual à dos humanos, capaz de resolver problemas, aprender e planejar para o futuro.

Em termos de criação de imagens, isso significaria que a IA forte seria capaz de gerar imagens complexas e detalhadas sem a necessidade de intervenção humana.

Além disso, a IA forte poderia aprender e melhorar sozinha com o tempo, sem a necessidade de ser constantemente treinada e atualizada.

Hoje, a maioria das ferramentas de criação de imagens usa algum grau de IA fraca, pois essas ferramentas são projetadas para realizar uma tarefa específica: gerar uma imagem a partir de um prompt de texto.

No entanto, a ideia de IA forte é fascinante, pois sugere a possibilidade de máquinas que podem pensar e aprender como humanos, capazes de criar arte e conteúdo visual semelhantes aos humanos.

Exemplos de IA forte e fraca

A verdade é que muitas áreas em nossas vidas cotidianas usam inteligência artificial, ainda que nem sempre sabemos sobre sua presença.

Aqui estão alguns exemplos de como a IA fraca e forte são usadas no dia a dia:

IA Fraca:

Os principais exemplos de IA fraca são:

  • Buscadores: o Google é um exemplo famoso de IA fraca. Ele usa técnicas de aprendizado de máquina para entender os termos de pesquisa e seus sinônimos, tópicos relacionados e outros que ajudam a gerar resultados de pesquisa mais precisos e rápidos. Além disso, o Google também usa IA fraca para reconhecer rostos e objetos em suas imagens.

  • Assistentes Virtuais: a Siri, a Alexa e a Google Assistant são exemplos de assistentes virtuais que usam IA fraca. Eles são programados para realizar tarefas específicas, como responder perguntas, fazer pesquisas na web e controlar dispositivos inteligentes em casa.

IA Forte:
  • Publicidade: a IA forte é usada na publicidade para criar anúncios personalizados. Por exemplo, o Google Ads utiliza a IA para criar anúncios que são mais relevantes para o usuário, com base em seus comportamentos online e dados demográficos.

  • Segurança Digital: a IA forte também é usada na segurança digital para detectar e prevenir fraudes. Por exemplo, os bancos usam IA para analisar padrões de comportamento dos clientes e evitar fraudes financeiras, como compras online suspeitas.

O que é uma IA que cria imagens (ou um gerador de imagens por IA)?

Printscreen do Canva após a IA deles gerar uma imagem de um gatinho dirigindo um carro voador.

Um gerador de IA para imagens é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para criar imagens de maneira automatizada. Essas ferramentas são treinadas para gerar novas imagens a partir de dados inseridos pela pessoa usuária.

Assim, elas têm a capacidade de transformar um texto, uma foto, uma imagem de referência ou até um esboço em imagens únicas.

Essas ferramentas utilizam técnicas de deep learning, especificamente as redes neurais generativas adversárias, também conhecidas como GANs (Generative Adversarial Networks).

As GANs compreendem duas partes: um gerador e um discriminador. O gerador cria imagens a partir de dados aleatórios, enquanto o discriminador avalia se essas imagens são reais ou geradas por IA.

Esses dois componentes competem entre si e, à medida que avançam as interações, o gerador se torna mais capacitado para criar imagens que possam “enganar” o discriminador e fazê-lo crer que elas são reais

Esse vídeo trata um pouco sobre o debate tão latente na nossa sociedade: o quanto a inteligência artificial é poderosa e o quanto ela ameaça as funções e as regras se seres humanos:

Será que a inteligência artificial será tão poderosa quanto os seres humanos? com Gui Silveira

As melhores IAs que criam imagens

Gif animado da logo do Midjourney, em um fundo azul escuro, com letras animadas em azul claro.

Existem várias ferramentas de IA para gerar imagens disponíveis no mercado. Nessa relação estão as mais comuns, as mais populares e as que têm maior potencial de qualidade:

  • Midjourney: o Midjourney é outra opção interessante para quem quer testar a inteligência artificial na hora de criar imagens. Para usar o Midjourney é preciso ser usuário do Discord e pagar por um plano para criar imagens livremente.

  • DALL-E 2: é um serviço que mais popularizou as IAs capazes de criar imagens a partir de uma descrição. No final de 2022, a versão Beta do serviço impressionou por já ser capaz de criar ilustrações impressionantes e a capacidade de aprendizado. Fotos da sua galera também podem ser alteradas, com novas descrições e mudanças, e é possível pedir para a IA fazer a ilustração com base ou imitando algum estilo artístico

  • Elementor AI: o Elementor é um plugin para WordPress que inclui uma IA para criar imagens. Ele permite gerar imagens variadas para o seu site diretamente do editor. Tudo que você precisa fazer é descrever os tipos de imagens das quais precisa, escolher uma das opções geradas e fazer o upload diretamente para a sua página.

  • Nightcafe AI: com o Nightcafe AI, é uma IA que cria arte. Basta escolher entre uma variedade de estilos, como pinturas famosas, artistas renomados ou estilos abstratos. Basta fazer o upload da sua foto e selecionar o estilo desejado para ver sua imagem ganhar uma nova vida artística.

  • Canva: é um portal que oferece uma variedade de ferramentas para criar designs online, incluindo um gerador de imagens com IA. Para criar uma imagem, você pode ir no ícone Text to Image, escrever um prompt e escolher um dos estilos disponíveis, como foto, 3D, anime ou aquarela.

  • Firefly: é uma ferramenta de IA do Photoshop criada pela Adobe. Ela permite que as pessoas usuárias editem suas fotos de maneira mais precisa. Com Firefly, é possível realizar tarefas de edição complexas, como remover fundos, ajustar cores, aplicar filtros, adicionar um novo fundo à uma imagem e muito mais, com apenas alguns cliques.

  • Criador de imagens do Bing: o Criador de Imagens do Bing é uma ferramenta de IA que permite aos usuários gerar imagens com base em suas palavras através da IA. A ferramenta é bastante útil para pessoas que desejam gerar figuras criativas e originais a partir de descrições em texto

Vantagens e desvantagens de IA que cria imagens

Para começar, as principais vantagens de IA que cria imagens são:

  • O excelente apoio que oferecem na construção de material visual — especialmente por produzirem um alto volume de imagens em pouco tempo.
  • A facilidade de acesso por qualquer pessoa, independentemente do conhecimento em design, ilustração ou fotografia.
  • Muitas ferramentas são gratuitas, o que oferece opções ilimitadas para gerar imagens personalizadas.

No entanto, eles também possuem algumas desvantagens. As principais são:

  • As imagens geradas podem parecer genéricas e pouco personalizadas, pois dependem de uma base de dados de imagens e textos para criar novas imagens.
  • É necessário inserir prompts com muitos detalhes para obter os resultados positivos.
  • A consistência entre as imagens diferentes pode ser difícil, tornando a ferramenta inadequada para todos os casos de uso.
  • Há também questões legais em torno dos direitos autorais das imagens, já que as imagens utilizadas para treinar os modelos podem estar protegidas por direitos autorais.
  • Finalmente, a ética é outra consideração importante que tem diversas implicações diferentes.

Como trabalhar com IA que cria imagens?

Em primeiro lugar, é importante entender o papel da IA na criação de imagens. A IA pode ser usada para criar imagens de alta qualidade a partir de texto e outras entradas. Nesse ponto, ela se torna uma ferramenta poderosa na criação de conteúdo visual.

No entanto, para trabalhar com a IA e obter resultados satisfatórios, é fundamental compreender como ela funciona. Isso inclui conhecer alguns conceitos, como aprendizado de máquina, redes neurais e algoritmos.

Além do mais, é imprescindível saber escolher qual ferramenta de IA usar. Nem todas são adequadas para todos os casos. A ferramenta deve atender às suas necessidades específicas.

Como se não bastasse, você precisa entender o impacto da IA na experiência da pessoa usuária. A IA pode ser usada para personalizar essa experiência, melhorar a usabilidade e otimizar a interação da pessoa com o design.

No entanto, você deve lembrar que precisa usar a IA de forma ética e responsável, respeitando a privacidade e os direitos autorais.

Finalmente, é importante estar ciente das vantagens e desvantagens de usar a IA. Como você já sabe, enquanto a IA pode trazer benefícios significativos, ela também pode ter desvantagens.

Vale a pena conferir o primeiro episódio da série "Hipsters: Fora de Controle”, que conta com a participação de Paulo Silveira, Marcus Mendes, Mário Souto, Sérgio Lopes e Guilherme Silveira, e discute sobre as aplicações da inteligência artificial e o novo mundo que estamos começando a explorar a partir disso.

Como escolher o melhor gerador de IA para imagens para as suas necessidades?

Como você já sabe, é fundamental escolher bem a ferramenta de IA que você vai usar para criar imagens.

Nesse processo, você deve considerar alguns fatores. Aqui estão os principais critérios que você deve usar:

  • Funcionalidades da ferramenta: verifique se a ferramenta oferece as funcionalidades que você precisa. Por exemplo, se você precisa criar ilustrações, produtos de design ou imagens altamente realistas, certifique-se de que a ferramenta que você escolheu pode fazer isso. Alguns geradores de IA também oferecem a possibilidade de personalizar várias camadas de imagem, o que pode ser útil para criar imagens complexas.

  • Interface do usuário: a facilidade de uso é um fator importante. Se a ferramenta tem uma interface de usuário fácil de usar, você será capaz de usar a ferramenta efetivamente sem a necessidade de aprender um sistema complexo. Por exemplo, o DALL-E 3 tem uma interface fácil de usar que permite que qualquer pessoa crie imagens de alta qualidade com IA.

  • Capacidade de criação de conteúdo: a ferramenta deve ser capaz de gerar conteúdo criativo. Isso pode ser particularmente importante se você estiver procurando gerar novas ideias de negócios ou se estiver trabalhando em um projeto artístico.

  • Tempo de criação: a velocidade com que a ferramenta pode criar imagens é outro fator importante a considerar. Se você precisa gerar uma grande quantidade de imagens rapidamente, certifique-se de que a ferramenta pode fazer isso.

  • Preço: finalmente, considere o preço da ferramenta. Algumas ferramentas podem ser gratuitas, enquanto outras podem exigir um custo. Certifique-se de que a ferramenta que você escolha a que se encaixa no seu orçamento.

Aprenda mais sobre Inteligência Artificial gratuitamente

Se você chegou até aqui, quer dizer que tem bastante interesse em aprender mais sobre Inteligência Artificial.

Para isso, acesse gratuitamente as primeiras aulas do curso Inteligência artificial Generativa: Midjourney e ChatGPT feita pela Escola Inteligência Artificial da Alura e continue aprendendo sobre temas como:

Apostilas

Com as apostilas de tecnologia da Alura você avança nos estudos e no desenvolvimento da sua carreira. Baixe as apostilas das nossas escolas em: Apostilas da Alura - Conteúdo livre para o seu aprendizado.

Conclusão

Todos os dias surgem novos aplicativos e sites a partir de inteligência artificial. Então, além de conhecer e saber usar, é importante também filtrar quais atendem melhor às suas necessidades.

No mais, você também precisa aprender qual é a melhor maneira de perguntar/pedir as coisas para os prompts de comando. Isso faz toda diferença no resultado que você vai chegar.

Esse artigo vai te ajudar a conhecer as principais ferramentas de IA que criam imagens. Mas só você, dentro do seu contexto e das suas necessidades, vai saber definir qual é o que se encaixa melhor. Por via das dúvidas, faça testes e confira os resultados.

Gosta de conteúdos sobre inteligência artificial e design? Dê uma olhada nos conteúdos das nossas escolas especialistas:

Bibliografia

IBM - https://www.ibm.com/br-pt/topics/strong-ai

Maria Isabelle Silveira
Maria Isabelle Silveira

Cursando Design pela Universidade Federal do Maranhão, desde 2020 atuo na área criando design de elementos gráficos e em 2022 iniciei meu primeiro estágio na área de UI/UX Design atuando nos segmentos de educação e saúde.Possuo experiência em Design de Interface, Experiência do Usuário, bem como Design system, Wireframes, Adobe XD, Figma, Adobe Illustrator, Photoshop.

Veja outros artigos sobre UX & Design