5 melhores práticas de design para mídias sociais

5 melhores práticas de design para mídias sociais

As mídias sociais são uma das principais vias de comunicação contemporânea, especialmente da comunicação visual, uma vez que boa parte dessas plataformas são essencialmente visuais. Instagram, YouTube e TikTok, por exemplo, são redes em que as postagens são basicamente desta natureza, nos formatos de imagens e vídeos.

Considerando que as mídias sociais dispõem em feeds, linhas do tempo e telas iniciais, há uma grande disputa pela atenção dos usuários. Portanto, a criação de materiais gráficos eficazes é primordial para se destacar em meio à vastidão de conteúdo online. Para alcançar o sucesso nesse ambiente, é essencial adotar as melhores práticas de design.

Neste artigo, exploraremos cinco estratégias fundamentais que ajudarão a criar materiais gráficos envolventes e impactantes para mídias sociais:

  1. Utilizar o formato adequado
  2. Manter a consistência visual
  3. Variar o tipo de conteúdo
  4. Priorizar a legibilidade
  5. Otimizar o design para dispositivos móveis

1. Utilizar o formato adequado

Lembre-se que cada plataforma possui dimensões e tipos próprios. Por exemplo, para o Instagram, as imagens quadradas ou na proporção 4:5 funcionam bem, enquanto vídeos curtos são ideais para o TikTok. Esteja atento às limitações de tamanho de arquivo e resolução para garantir que seu conteúdo seja carregado rapidamente e exibido corretamente em todas as plataformas.

Captura de tela da página inicial do TikTok da Alura.

A página do TikTok da Alura só traz vídeos, já que esse é o formato único aceito pela rede.

Gif de uma moça fazendo uma chamada para aprender ferramentas com IA.

Esses vídeos têm que estar na orientação vertical e, preferencialmente, na proporção 16:9.

Captura de tela de um vídeo da Alura no YouTube onde se vê uma pessoa e a legenda com o seu nome: Fabrício Carraro.

O mesmo já não vale para o YouTube, onde os vídeos são majoritariamente horizontais. Percebe como as dimensões podem mudar?

O formato do arquivo também é importante na reprodução correta e com qualidade. Para imagens estáticas, prefira formatos como JPEG e PNG, mantendo um equilíbrio entre qualidade e tamanho do arquivo. Em relação aos vídeos, o formato MP4 é amplamente suportado e oferece uma boa combinação de qualidade e compatibilidade.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

2. Manter a consistência visual

Preservar o estilo gráfico de uma marca é fundamental para implementar, fortalecer e manter a identidade visual e criar uma experiência coesa para os seguidores. Utilize de maneira consistente cores, fontes tipográficas, ícones, padrões e demais elementos para que as pessoas sejam capazes de reconhecer as suas publicações.

Captura de tela das publicações do Instagram da Alura

As postagens do Instagram da Alura seguem o mesmo padrão visual geral, independente do formato: se é imagem ou vídeo. Note como as cores e a tipografia se mantêm as mesmas nas diferentes artes. Dessa forma, ela procura facilitar o reconhecimento da sua marca pelos seguidores, contribuindo para uma presença online memorável.

3. Variar o formato dos conteúdo

A monotonia pode levar à perda de interesse por parte do público. Varie os tipos de conteúdo que você compartilha, incluindo imagens estáticas, vídeos curtos, infográficos, carrosséis de imagens e até mesmo conteúdo interativo, como enquetes e perguntas.

Gif animado passando por um carrossel de sete imagens que dá dicas de cinco filmes sobre IA.

Carrosséis são ótimos para trazer informações longas, que não funcionam no texto da publicação ou que são grandes demais para uma única imagem, como no exemplo acima que lista e detalha brevemente cinco filmes.

Ao diversificar o conteúdo, você mantém a audiência envolvida e atende as diferentes preferências de consumo de mídia. Lembre-se de adaptar o formato ao canal específico, aproveitando as características únicas de cada plataforma.

4. Priorizar a legibilidade

Em um universo online saturado de informações, a legibilidade é crucial. Escolha fontes legíveis, em tamanhos corretos e evite o uso excessivo de textos em imagens e vídeos, para que as mensagens sejam curtas e diretas, acelerando o impacto visual. Com isso, é mais provável que as pessoas absorvam o seu conteúdo e, possivelmente, se interessem por ele.

Imagem de capa de um carrossel postado no Instagram da Alura em homenagem ao Dia do Designer que fala sobre a evolução do UX e UI design ao longo dos anos.

Tão importante quanto à tipografia em si, é o que está em volta dela, bem como a sua relação com o fundo. Atenção para o contraste do texto com a cor ou com os objetos que estão atrás dele. No post da imagem acima repare como tanto o título quanto os demais trechos podem ser lidos facilmente. Será que o resultado seria o mesmo se o fundo fosse num tom de azul? Muito provável que não.

Por fim, simplifique o design. Menos é mais quando se trata de elementos visuais. Evite a poluição visual, escolhendo layouts limpos e organizados que levem a atenção para o conteúdo principal. Isso facilita a compreensão rápida e eficaz da mensagem.

5. Otimizar o design para dispositivos móveis

A maior parte dos usuários de mídias sociais acessa plataformas por meio de dispositivos móveis. Portanto, é imperativo otimizar seus materiais gráficos para uma visualização eficiente em telas menores.

Gif animado passando por um carrossel de seis imagens que lista e detalha seis características essenciais da liderança tech.

Certifique-se de que suas imagens e vídeos garantam uma experiência consistente em diferentes tamanhos de tela. Além disso, evite o uso de texto pequeno, pois isso pode dificultar a leitura em dispositivos móveis. Se as coisas começarem a ficar muito pequenas, avalie mudar o formato do material. Os carrosséis, mais uma vez, podem ajudar bastante.

Conclusão

Ao seguir essas cinco práticas de design e comunicação visual, você estará posicionando sua página no caminho certo para se destacar em um ambiente altamente competitivo, que são as mídias sociais.

A adaptação aos formatos de arquivo apropriados, a criação de uma identidade visual coesa, a diversificação de tipos de conteúdo, a priorização da legibilidade e a otimização para dispositivos móveis são passos essenciais para construir uma presença impactante e envolvente nas mídias sociais.

Na formação Design para mídias sociais nós discutimos e aplicamos tudo que foi apresentado neste artigo. Aproveite e fique por dentro das melhores técnicas para criar posts, animações e fazer edição de vídeos para as mídias sociais!

Revisão didática: Cinthia Bregola

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico de formação, com experiência no mercado de mídias impressas e virtuais. Hoje, sou instrutor de design na Alura e já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

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