SEO Centrado no usuário: empatia e técnica na criação de conteúdo

SEO Centrado no usuário: empatia e técnica na criação de conteúdo
Jonathan Lamim
Jonathan Lamim

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Pode parecer um pouco estranho falar de SEO Centrado no Usuário sendo que SEO é algo mais relacionado ao virtual, aos algoritmos. Mas aí eu te pergunto: Quem dá os parâmetros para os algoritmos? Quem diz se um site é bom ou não? Quem consome o conteúdo ou compra um produto que aparece na SERP?

E só existe uma resposta para essas perguntas: pessoas!

Quando o primeiro buscador da internet surgiu, não existia SEO, não se sabia nada sobre como o público realizava as buscas. Não existiam parâmetros para otimização, exceto as questões técnicas.

Assim como os mecanismos de busca evoluíram, a forma como eles são utilizados pelo público também. Mas essa evolução está se tornando cada vez mais rápida, e com a chegada da Inteligência Artificial na SERP, veremos uma mudança bem grande nos resultados de tráfego orgânico.

Por muito tempo o algoritmo permaneceu no centro das estratégias de SEO, porém, agora são as pessoas que devem estar no centro dessas estratégias. Isso garantirá que, boa parte do trabalho de SEO se mantenha relevante e funcional mesmo com as frequentes atualizações dos algoritmos de busca.

Mas como fazer isso, Jonathan? O restante do artigo responderá.

O que é SEO Centrado no Usuário?

O SEO Centrado no usuário é uma abordagem que se concentra em fornecer uma experiência valiosa e relevante para o público, indo além das questões técnicas que até então estavam sempre no centro das estratégias de SEO.

Nessa linha do SEO, colocamos as necessidades e comportamentos do público no coração da estratégia, e consideramos que um bom ranqueamento na SERP é apenas parte do processo.

O verdadeiro objetivo do SEO Centrado no Usuário é engajar e satisfazer os usuários, entendendo suas intenções de pesquisa, respondendo às suas perguntas de maneira eficaz e proporcionando-lhes uma experiência agradável e intuitiva. E para que isso seja possível precisamos olhar para outros pontos além dos já conhecidos.

Equilíbrio entre empatia e técnica

O público acessa um site em busca de conteúdo, e não em busca do código-fonte da página (quem faz isso é o algoritmo). E como precisamos agradar a ambos os lados, é preciso equilibrar técnica e empatia. Essa é a essência do SEO Centrado no Usuário.

Enquanto as técnicas de SEO tradicionais ajudam a garantir que um site seja acessível e compreensível para os mecanismos de busca, a empatia e o foco no usuário asseguram que o conteúdo conecte com quem realmente importa: o público.

Um site pode estar tecnicamente otimizado com palavras-chave relevantes e links de qualidade, mas se o conteúdo for difícil de ler, desorganizado ou não responder às dúvidas dos usuários, isso resultará em uma baixa taxa de cliques (CTR) e de retorno ao site.

O comportamento dos usuários enquanto navegam é um sinal relevante para os mecanismos de busca, sendo um indicativo de utilidade e relevância para o conteúdo. O que pode ser benéfico ou não.

Focar de forma excessiva na otimização técnica sem considerar a experiência do usuário pode levar à criação de conteúdos superlotados de palavras-chave, prejudicando a naturalidade e fluidez do texto. Isso afasta os leitores e pode ser penalizado pelos algoritmos de busca que procuram identificar e filtrar essa prática, chamada de keyword stuffing.

Por outro lado, um conteúdo bem escrito, que atende às necessidades e perguntas dos usuários, gera engajamento e compartilhamentos. Isso melhora o posicionamento na SERP e possibilita que outros conteúdos do mesmo domínio ganhem posições no ranking quando estratégias de link building forem utilizadas.

Esta abordagem garante a visibilidade nos mecanismos de busca, a satisfação, a fidelidade do público e a conversão, que são os verdadeiros indicadores de sucesso nas principais estratégias de SEO.

O conteúdo na visão do público e do algoritmo

É comum quando falamos de SEO, olharmos para a mecânica dos algoritmos e esquecer das pessoas reais que consomem o conteúdo. E dentro de uma estratégia de SEO precisamos ter em mente que o sucesso não está apenas em satisfazer os algoritmos, mas, em atender e exceder as expectativas do público.

E para que isso aconteça é preciso compreender como público e algoritmo enxergam o conteúdo, já que são visões completamente diferentes.

O que o algoritmo vê no conteúdo

Os algoritmos avaliam o conteúdo sob uma perspectiva técnica. E entre os muitos pontos posso citar:

  • Velocidade de carregamento
  • Responsividade
  • Estrutura de URL
  • Dados estruturado
  • Sitemaps e Robots.txt
  • Segurança HTTPS
  • Canonical tags
  • Palavras-chave
  • Autoridade do domínio

O que o público vê no conteúdo

Durante a interação do público com o conteúdo, vários elementos estão presentes, todos essenciais para uma experiência de qualidade. Inclusive, alguns podem até estar ligados ao SEO técnico, mas a maioria não está. Entre eles cito:

  • Títulos atraentes
  • Imagens impactantes
  • Legibilidade
  • Clareza e concisão
  • Atualidade
  • Fluidez lógica
  • Conteúdo escaneável
  • Autenticidade
  • Credibilidade
  • Narrativa envolvente

Quando entendemos essa diferença de visão e conseguimos explorá-la na estratégia de SEO, ganhamos mais chances de potencializar os resultados e agradar público e algoritmo.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

O que não pode faltar na estratégia de SEO Centrado no Usuário

Uma estratégia de SEO Centrado no Usuário não funciona, em hipótese alguma, de forma isolada das estratégias já conhecidas de SEO, como on-page e off-page. Ela é uma parte da estratégia de SEO como um todo.

Não adianta ter os conteúdos mais otimizados e com alta qualidade, se a parte técnica do site não ajuda. É como ter um carro faltando 2 pneus.

Para construir a estratégia centrada no usuário será necessário explorar os seguintes pontos:

Palavras-chave

Existem divergências quanto à eficiência das palavras-chave nas estratégias de SEO considerando a forma como os mecanismos de busca e os usuários estão entregando resultados e realizando as pesquisas, respectivamente.

Eu acredito nas palavras-chave e entendo que é válido explorá-las dentro da estratégia. Mas precisa ser algo bem trabalhado. Faça pesquisas, explore as head tails, long tails e mid tails. Cuide da densidade delas na hora de inserir dentro do texto.

E para levar o conteúdo para um nível superior, explore campos semânticos para as principais palavras-chave. Esses campos semânticos são palavras e assuntos relacionados à palavra-chave base. Isso amplia as oportunidades de aparecer nas buscas.

Relação competitividade X volume de buscas dos tipos de palavras-chave.

Legenda: Relação competitividade X volume de buscas dos tipos de palavras-chave

Intenção de busca

A intenção de busca, também conhecida como "user intent" ou "search intent", refere-se ao propósito por trás da pesquisa de um usuário em um mecanismo de busca. É o que o usuário espera encontrar ao digitar as palavras-chave.

Compreender a intenção de busca é fundamental para otimizar o conteúdo e garantir que ele atenda às necessidades dos usuários, além de ser fundamental para o sucesso da estratégia de SEO.

Existem 4 tipos de intenção de busca:

  1. Busca transacional: Caracterizada pela intenção do usuário de realizar uma ação específica, como uma compra ou reserva.
  2. Busca comercial: Envolve usuários que estão em fase de consideração de compra. Eles buscam avaliações, comparações de produtos e informações detalhadas.
  3. Busca navegacional: O usuário já sabe para onde quer ir; ele só precisa da rota. O objetivo é encontrar um site ou página específica.
  4. Busca informacional: O usuário busca respostas ou informações sobre um tópico específico. Ele não tem intenção imediata de comprar.

Dentro da estratégia de SEO Centrado no Usuário, podemos considerar os seguintes pontos relacionados às intenções de busca:

  • Identificação precisa da intenção de busca
  • Seleção de verbos e termos específicos
  • Uso estratégico de palavras-chave long tail
  • Aplicação de palavras-chave head tail em momentos oportunos
  • Criação de conteúdo alinhado com a intenção de busca
  • Inclusão de CTAs
  • Ajuste de títulos e descrições
  • Análise de tendências de busca
  • Uso de formatos de conteúdo diversificados

Ao alinhar o conteúdo com a intenção de busca é possível alcançar mais eficácia na estratégia e criar conteúdos mais relevantes para o público. Inclusive você pode alinhar a intenção de busca com o funil de conteúdo.

Exemplo do encaixe das intenções de busca dentro do funil de conteúdo.

Legenda: Exemplo do encaixe das intenções de busca dentro do funil de conteúdo

Otimização do conteúdo

A otimização do conteúdo, novo ou existente, é indispensável para o SEO Centrado no Usuário. Afinal, ele é o elemento mais importante para o público.

E dentro dessa otimização, existem diversas abordagens que podem ser exploradas, entre elas e que eu considero relevantes e com potencial de bons resultados:

  • Google EEAT: Otimizar o conteúdo para que ele reflita experiência, expertise, autoridade e confiabilidade
  • Content Pruning: Remover conteúdo que não está apresentando bom desempenho, o que pode significar páginas com baixo tráfego ou conversão, conteúdos duplicados ou desatualizados, ou publicações que já não são mais relevantes.
  • Content Clustering: Agrupar conteúdos relacionados em torno de um tema central, formando um conjunto coerente de informações, melhorando a relevância e autoridade do site perante os mecanismos de busca, além de melhorar a experiência de navegação do usuário.

Simbiose de conteúdo: a união da técnica e da humanização para engajamento máximo

A criação de conteúdo é mais do que apenas combinar palavras e imagens. É uma arte que exige uma compreensão clara de todos os elementos que compõem o conteúdo. Assim como um corpo bem coordenado, cada elemento precisa trabalhar em conjunto para proporcionar uma experiência de leitura informativa, envolvente e memorável.

O lado técnico é a base que sustenta o conteúdo. Títulos atraentes, subtítulos claros, parágrafos objetivos, listas organizadas, imagens impactantes, vídeos envolventes, links úteis e metadados otimizados formam a estrutura que facilita a leitura e melhora a otimização para mecanismos de busca, ampliando o alcance do conteúdo.

Já o humanizado traz vida ao conteúdo. Elementos como identificação, contexto, emoção, valor prático e histórias são essenciais para transformar o conteúdo de meramente informativo para algo que se conecta profundamente com o público.

A verdadeira eficácia surge quando a técnica e a humanização se complementam, criando um conteúdo equilibrado que é encontrado, lido, sentido, lembrado e compartilhado. Essa união é essencial para criar uma experiência enriquecedora e fomentar uma comunidade de leitores engajados e leais no competitivo mundo do conteúdo digital.

O SEO Centrado no Usuário é uma abordagem que veio para ficar. Ela permite combinar técnica e empatia, atendendo tanto ao usuário quanto aos algoritmos, sem prejudicar nenhuma das partes.

Se você se interessou pelo assunto, conheça o livro SEO Centrado no Usuário: Como otimizar o conteúdo para quem realmente o consome lançado pela Casa do Código.


Sobre o autor

Jonathan Lamim tem mais de 17 anos de experiência em desenvolvimento de projetos web, incluindo criação de conteúdo para blogs. Ao longo da sua jornada como programador, foi se desenvolvendo na área de marketing de conteúdo e escrita criativa. Hoje, atua como escritor e ghostwriter. Formou-se em Técnico em informática na FAETEC/RJ (2005) e Marketing Digital na Estácio (2024).

Foto do autor Jonathan Lamim.

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