Cinco novidades do Photoshop 2024
Como de costume, todo ano a Adobe, desenvolvedora do Photoshop, promove uma série de atualizações ao programa. Neste artigo vamos conversar sobre cinco novidades incorporadas à versão de 2024 do software. São elas:
- Preenchimento generativo
- Expansão generativa
- Atualização da ferramenta Remover
- Posicionamento da Barra de tarefas contextual
- Ferramenta Gradiente renovada
1. Preenchimento generativo
Parte do grupo de ferramentas motorizadas pela IA chamada Adobe Firefly, o Preenchimento generativo gera imagens a partir de prompts dentro do Photoshop, em camadas distintas e editáveis. Antes disponível apenas na versão Beta, a partir de setembro de 2023 ela foi adicionada à versão padrão.
Para produzir uma imagem basta fazer uma seleção, clicar em “Preenchimento generativo” na Barra de tarefas contextual e escrever o que você deseja. O Photoshop vai então criar três alternativas de imagem, em uma camada.
A partir de 1º de novembro de 2023 as ferramentas generativas do Photoshop e demais softwares da Adobe passarão a consumir os chamados “créditos generativos”, que são recarregados todo mês. Recursos como o “preenchimento generativo” custarão, cada, 1 crédito. Cada assinatura dispõe uma quantidade específica de créditos, que você pode conferir diretamente na página da Adobe.
Você pode saber mais sobre como trabalhar com esta ferramenta de IA nos nossos cursos da formação Adobe Photoshop.
2. Expansão generativa
Muitas das artes que criamos no Photoshop podem ser utilizadas nas mais diversas plataformas, em diferentes tamanhos e redimensioná-las é uma tarefa trabalhosa. Pensando nisso, a Adobe está trazendo a “expansão generativa”, que também é baseada na IA Adobe Firefly.
Esta nova funcionalidade está dentro da ferramenta “Corte”. Com a imagem que deseja expandir aberta, arraste o corte ou informe ao Photoshop os valores de largura e altura que gostaria.
Na sequência, basta clicar em “Expansão generativa” e por fim em “Gerar”que o programa preenche os espaços vazios. Assim como no “preenchimento generativo”, são oferecidas três opções em uma camada à parte.
3. Atualização da ferramenta “Remover”
Ferramenta muito útil para esconder partes de uma imagem, você não precisa mais cobrir com o pincel “Remover” toda a área que deseja trabalhar: basta fazer o contorno dela.
A ferramenta reconhece a área fechada e entende que deve esconder o que estiver dentro dela.
4. Posicionamento da “Barra de tarefas contextual”
A “Barra de tarefas contextual” não é exatamente uma novidade dessa versão do Photoshop, mas sim a capacidade de deixá-la fixa numa posição. Antes, toda vez que você abrisse um documento ela apareceria em uma local aleatório da janela ou seguindo a posição do seu clique.
Para que a Barra apareça sempre no mesmo local, clique nos três pontos na janela da barra e selecione “Fixar posição da barra”. Dessa forma, mesmo que você feche o Photoshop na próxima vez que abri-lo a barra será exibida no local definido.
5. Ferramenta “Gradiente” renovada
Como podemos conferir no exemplo acima, nas versões mais antigas do Photoshop desenhávamos o gradiente na tela de pintura e a linha de controle desaparecia logo depois.
Criar gradientes se tornou ainda mais fácil no Photoshop. A nova apresentação desta ferramenta traz um layout mais intuitivo e prático.
Agora, as alças de controle se mantém visíveis durante a edição, facilitando a edição do gradiente, bem como a seleção das cores que o compõem.
Deixá-las visíveis foi um ótimo incremento para melhorar a usabilidade da ferramenta.
Conclusão
Ao final do ano, geralmente no mês de outubro, a Adobe realiza o evento Adobe Max, no qual apresenta as principais novidades dos seus softwares. Em 2023 a empresa surpreendeu e lançou as atualizações um mês antes, em setembro. Neste artigo nós cobrimos as mudanças mais relevantes para a versão 25 do Photoshop Creative Cloud 2024.
Caso você tenha interesse em ir mais a fundo no Photoshop, se reciclar ou ainda ficar por dentro de novas técnicas e conhecimentos, acesse a nossa Formação Adobe Photoshop. Nela, você vai poder fazer cursos, ler artigos e ouvir podcasts para aprender a dominar o principal software de edição de imagens e conseguir realizar os mais diversos trabalhos usando esta importante ferramenta de design.
Até a próxima!
Créditos
- Apoio didático: Cinthia Bregola