36h

Para conclusão

6
Cursos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

• Compreender os pilares do pensamento computacional e sua aplicabilidade na resolução de problemas diários
  • Conhecer os eixos de pensamento computacional, cultura e mundo digital no Complemento de Computação à BNCC
  • Reconhecer a importância da Computação no desenvolvimento integral dos estudantes da Educação Básica
  • Conhecer a metodologia, os recursos e ferramentas da Start que serão utilizadas na rotina escolar
  • Identificar estratégias para elaborar o planejamento pedagógico utilizando a plataforma e o conteúdo da Start
  • Conhecer instrumentos para avaliação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes nas unidades da Start
  • Compreender o processo de criação de um projeto para a web e como lidar em sala de aula com as etapas de desenvolvimento.
  • Compreender as linguagens, os conceitos, sintaxes e ferramentas utilizadas no desenvolvimento de páginas destinadas à web.
  • Desenvolver um projeto de uma página para web com etapas semelhantes às que ocorrem em sala de aula.
  • Compreender como utilizar a Inteligência artificial de forma intencional, ética e pedagógica no contexto educacional.
  • Utilizar a Inteligência artificial para elaborar slides, criar atividades e planejar uma aula.
  • Compreender a importância de trabalhar educação midiática em sala de aula.

Por que estudar esta formação?

• Guia de aprendizado

Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

• Do básico ao avançado

Formação completa para o mercado

• Você dentro do mercado

Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

• Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

• Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

• ANA PAULA RODRIGUES

Enxerguei na educação um caminho que eu gostaria de trilhar e contribuir. Após me formar em Engenharia Eletrônica, cursei licenciatura em matemática e atuei como professora no setor público e privado. Como consultora pedagógica, apoiei diversas escolas por todo país na implementação da Cultura Maker e Aprendizagem Criativa. Atualmente, tenho a oportunidade de unir duas áreas que gosto (educação e tecnologia) como formadora em tecnologia para educação básica na Alura Start.

• ANA PAULA RODRIGUES

Enxerguei na educação um caminho que eu gostaria de trilhar e contribuir. Após me formar em Engenharia Eletrônica, cursei licenciatura em matemática e atuei como professora no setor público e privado. Como consultora pedagógica, apoiei diversas escolas por todo país na implementação da Cultura Maker e Aprendizagem Criativa. Atualmente, tenho a oportunidade de unir duas áreas que gosto (educação e tecnologia) como formadora em tecnologia para educação básica na Alura Start.

• Silvio Sales do Nascimento Junior

Motivado pelo desafio de ensinar programação na educação básica, aventurei-me na carreira de professor e pude perceber o potencial da nossa juventude em aprender aquilo que antes só era ensinado em cursos superiores. Sou bacharel em Sistemas de Informação, com especialização em Engenharia de Software e recentemente obtive Formação Pedagógica em Computação. Pai de Bento e Inácio, que atualmente ocupam meu tempo de lazer com muitas brincadeiras.

• Silvio Sales do Nascimento Junior

Motivado pelo desafio de ensinar programação na educação básica, aventurei-me na carreira de professor e pude perceber o potencial da nossa juventude em aprender aquilo que antes só era ensinado em cursos superiores. Sou bacharel em Sistemas de Informação, com especialização em Engenharia de Software e recentemente obtive Formação Pedagógica em Computação. Pai de Bento e Inácio, que atualmente ocupam meu tempo de lazer com muitas brincadeiras.

• Gabriela Gotlieb Ribas

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática, licenciada em Ciências Biológicas e bacharel em Ciência e Tecnologia. Tem paixão pelos processos de ensino-aprendizagem e pela transformação social por meio da educação. Além da consultoria escolar, tem experiência como professora de ciências da natureza e biologia, coordenadora de equipes em uma ONG internacional e educadora em museus. Busca contribuir com a educação acessível, inclusiva, coletiva e inovadora.

• Gabriela Gotlieb Ribas

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática, licenciada em Ciências Biológicas e bacharel em Ciência e Tecnologia. Tem paixão pelos processos de ensino-aprendizagem e pela transformação social por meio da educação. Além da consultoria escolar, tem experiência como professora de ciências da natureza e biologia, coordenadora de equipes em uma ONG internacional e educadora em museus. Busca contribuir com a educação acessível, inclusiva, coletiva e inovadora.

• Ana Karoline Caitano

Sou professora de Biologia e Matemática, com doutorado em Biotecnologia. Atuo na área de educação há quase 10 anos e acredito que a educação é uma grande ferramenta de transformação social. Há alguns anos, venho me dedicando a formação continuada de professores da educação básica, especialmente no âmbito dos Itinerários Formativos, BNCC de Computação, Tecnologia e Metodologias ativas. Atualmente sou Coordenadora de Relacionamento Educacional na Start.

• Ana Karoline Caitano

Sou professora de Biologia e Matemática, com doutorado em Biotecnologia. Atuo na área de educação há quase 10 anos e acredito que a educação é uma grande ferramenta de transformação social. Há alguns anos, venho me dedicando a formação continuada de professores da educação básica, especialmente no âmbito dos Itinerários Formativos, BNCC de Computação, Tecnologia e Metodologias ativas. Atualmente sou Coordenadora de Relacionamento Educacional na Start.

Passo a passo
  1. 1 Pensamento computacional e Programação, 1ª edição/2025

• Curso [Formação Docente] Computação na educação básica

02h
      • Conheça o documento de Complemento à BNCC - Computação
      • Compreenda o que é e como aplicar o Pensamento Computacional
      • Explore os eixos da Cultura e Mundo Digital
      • Compreenda como as habilidades da BNCC de Computação são desenvolvidas na Start
    • Curso [Formação Docente] Conhecendo a Start by Alura

06h
    • Curso [Formação Docente] Start em sala de aula

06h
      • Aprenda a desenvolver um planejamento anual com Alura Start
      • Conheça dicas para os primeiros dias de aula com as unidades da plataforma Alura
      • Conheça sugestões de rotinas e combinados para as aulas com a Alura Start
      • Conheça um exemplo contextualizado de planejamento de aula para as unidades da plataforma Alura
      • Prepare-se para imprevistos durante suas aulas de programação
      • Aprenda a avaliar os projetos desenvolvidos pelos estudantes
    • Curso [Formação Docente] Educação midiática

06h
      • Compreenda a importância da Educação midiática
      • Entenda as diferenças entre fato e opinião
      • Conheça os diferentes tipos de desinformação e como se proteger delas
      • Aprenda a realizar buscas avançadas no Google para refinar suas pesquisas
    • Curso [Formação Docente] Inteligência artificial na educação: conceitos e aplicações

08h
    • Curso [Formação Docente] Desenvolvimento web: ferramentas e orientações para professores

08h
      • Prepare-se para ministrar aulas de programação na educação básica com base nos conteúdos das unidades da Alura
      • Aprenda a utilizar as ferramentas necessárias para construção de páginas na web
      • Construa sua primeira página web utilizando linguagens de marcação, estilizações e programação
      • Conheça a sintaxe das linguagens HTML, CSS e JavaScript
      • Entenda a presença de lógica de programação no JavaScript
      • Utilize dos recursos do gitHub para dinâmica de aula de programação e implantação da página

Escola

Programação

Além dessa, a categoria Programação conta com cursos de Lógica, Python, PHP, Java, .NET, Node JS, C, Computação, Jogos, IoT,e mais...

Conheça a Escola

Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

Conheça os Planos para Empresas