59h

Para conclusão

13
Cursos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

• Reconhecer alguns dispositivos disponíveis em sala de aula, conhecer os principais dispositivos do computador, diferenciar os dispositivos de entrada e de saída;
  • Compreender o funcionamento básico do ambiente de programação Start Lab, modificar personagens e cenários, analisar padrões de código e suas aplicações em diferentes contextos, aplicar algoritmos para modificar fantasias e cenários, compreender as diferenças entre os blocos ""repita"" e ""sempre"";
  • Conhecer e aplicar variáveis para armazenar informações durante o jogo, aplicar estruturas de repetição na criação do algoritmo, aplicar o método matemático decremento na criação de uma variável, analisar erros de código e construir soluções algorítmicas para resolvê-los
  • Demonstrar conduta e linguagem apropriada no ambiente digital, compreender o uso de variáveis para armazenar respostas, reconhecer padrões de comando e reutilizá-los para o desenvolvimento do projeto, implementar a transmissão e recepção de mensagens para inserir o comando de pensamento do gênio;
  • Demonstrar conduta e linguagem apropriada no ambiente digital, compreender o uso de variáveis para armazenar respostas, reconhecer padrões de comando e reutilizá-los para o desenvolvimento do projeto, implementar a transmissão e recepção de mensagens para inserir o comando de pensamento do gênio;
  • Conhecer o que é transmissão de dados, decompor processos complexos, como rotação planetária, em etapas menores e gerenciáveis, investigar conhecimentos interdisciplinares para incorporar informações cientificas na construção de projetos;
  • Compreender as funcionalidades básicas do Google Planilha, utilizar o Google Planilha para criar uma tabela, organizar dados em colunas e linhas usando o Google Planilhas, utilizar operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e fórmulas utilizando Google Planilha, gerar gráficos utilizando o Google Planilha.

Por que estudar esta formação?

• Guia de aprendizado

Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

• Do básico ao avançado

Formação completa para o mercado

• Você dentro do mercado

Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

• Marcelo Paludetto Rodrigues

Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

• Marcelo Paludetto Rodrigues

Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

• Jéssica Tambor

Sou formadora na Start, atuando na capacitação de professores em pensamento computacional e programação. Minha formação interdisciplinar inclui Ciências Biológicas, Artes Visuais e um Mestrado em Ciências Farmacêuticas, unindo educação e inovação. Possuo ampla experiência em tecnologias educacionais e metodologias ativas.

• Jéssica Tambor

Sou formadora na Start, atuando na capacitação de professores em pensamento computacional e programação. Minha formação interdisciplinar inclui Ciências Biológicas, Artes Visuais e um Mestrado em Ciências Farmacêuticas, unindo educação e inovação. Possuo ampla experiência em tecnologias educacionais e metodologias ativas.

• Amanda Irizaga

Graduada na área de Computação, Pós-graduada em Gestão de Pessoas e entusiasta da Pedagogia. Experiência de 10 anos lecionando para crianças, adolescentes e adultos na área de tecnologia. Hoje em dia faço parte do time da Alura Start como Coordenadora de Conteúdo e Currículo. Acredito no poder da tecnologia como motor de aprendizagem na educação. E nas horas vagas, toco violão =]

• Amanda Irizaga

Graduada na área de Computação, Pós-graduada em Gestão de Pessoas e entusiasta da Pedagogia. Experiência de 10 anos lecionando para crianças, adolescentes e adultos na área de tecnologia. Hoje em dia faço parte do time da Alura Start como Coordenadora de Conteúdo e Currículo. Acredito no poder da tecnologia como motor de aprendizagem na educação. E nas horas vagas, toco violão =]

• Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

• Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

• JULIENE SANTOSTASI DE OLIVEIRA

Sou designer com paixão por programação e educação, dedicada a formar professores e tornar o ensino de computação e pensamento computacional mais acessível e relevante na Educação Básica. No meu tempo livre, gosto de viajar, realizar projetos de reforma ou construção em casa, maratonar séries e aproveitar a companhia dos meus pets.

• JULIENE SANTOSTASI DE OLIVEIRA

Sou designer com paixão por programação e educação, dedicada a formar professores e tornar o ensino de computação e pensamento computacional mais acessível e relevante na Educação Básica. No meu tempo livre, gosto de viajar, realizar projetos de reforma ou construção em casa, maratonar séries e aproveitar a companhia dos meus pets.

• Fernanda Mascheti

Oi, pode me chamar de Fe *_* Sou de São Paulo e amo tudo que envolve computação, por isso me formei em Engenharia de Computação. Também sou pedagoga o que me dá um título de professora. No meu tempo livre to lendo um livro e ouvindo música. E ai, vamos aprender a programar juntos?

• Fernanda Mascheti

Oi, pode me chamar de Fe *_* Sou de São Paulo e amo tudo que envolve computação, por isso me formei em Engenharia de Computação. Também sou pedagoga o que me dá um título de professora. No meu tempo livre to lendo um livro e ouvindo música. E ai, vamos aprender a programar juntos?

Passo a passo
  1. 1 6º ano 1ª Edição/2025

• Curso Introdução à computação: navegando pelo mundo digital

04h
      • Compreenda como as tecnologias atuam em diversas áreas do conhecimento
      • Gerencie contas e senhas de forma segura e efetiva
      • Utilize corretamente ambientes feitos para estudar programação
      • Aprenda a transferir e descompactar pastas para acessar em editores de código fonte
    • Curso [Formação docente] Lógica de programação: exploração criativa

02h
    • Curso Lógica de programação: exploração criativa

10h
      • Utilize o Start Lab para criar personagens e cenários
      • Reconheça as ferramentas de edição de imagens do Start Lab
      • Construa algoritmos para modificar fantasias e cenários
      • Compreenda como utilizar blocos de controle para reconhecer um padrão
    • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Laços de repetição: explorando narrativas indígenas em busca da palavra secreta

02h
      • Curso [Unidade em Construção] Laços de repetição: explorando narrativas indígenas em busca da palavra secreta

09h
        • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Entrada e saídas: criando um gênio virtual (partes 1 e 2)

02h
          • Curso [Unidade em Construção] Entrada e saídas: criando um gênio virtual (pt. 1)

04h
            • Curso [Unidade em Construção] Entradas e saídas: criando um gênio virtual (pt. 2)

05h
              • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Decomposição: desvendando o formato da Terra (partes 1 e 2)

02h
                • Curso [Unidade em Construção] Decomposição: desvendando o formato da Terra (pt. 1)

05h
                  • Curso [Unidade em Construção] Decomposição: desvendando o formato da Terra (pt. 2)

04h
                    • Curso [Unidade em Construção] [Formação Docente] Análise de dados: uma aventura com planilhas

02h
                      • Curso [Unidade em Construção] Análise de dados: uma aventura com planilhas

08h

Escola

Programação

Além dessa, a categoria Programação conta com cursos de Lógica, Python, PHP, Java, .NET, Node JS, C, Computação, Jogos, IoT,e mais...

Conheça a Escola

Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

Conheça os Planos para Empresas