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Marketing Analytics

Entender marketing analytics é fundamental para compreender o comportamento dos consumidores, suas preferências e hábitos de compra, permitindo que as empresas criem campanhas de marketing mais eficazes e personalizadas.

MAS O QUE É MARKETING ANALYTICS?

Marketing Analytics é o processo de coletar, medir, analisar e interpretar dados relacionados às atividades de marketing de uma empresa, com o objetivo de entender melhor o desempenho das campanhas e estratégias de marketing, bem como identificar oportunidades de melhoria.

Essa estratégia envolve a coleta de dados de diversas fontes, como mídias sociais, e-mails, site, aplicativos, entre outros, e a aplicação de técnicas analíticas para descobrir insights valiosos sobre o comportamento dos clientes, como por exemplo, quais canais de marketing são mais eficazes para atingir determinado público.

Com esses insights, as empresas podem tomar decisões mais informadas e estratégicas em relação ao seu marketing, ajustando suas estratégias e campanhas para obter melhores resultados e alcançar seus objetivos de negócios.

COMO UTILIZAR AS FERRAMENTAS DE MARKETING ANALYTICS?

Para utilizar as ferramentas de marketing analytics de maneira efetiva, é preciso entender que essas ferramentas são apenas uma parte do processo. É necessário definir claramente os objetivos de negócios e de marketing, para que a coleta e análise de dados possam ser direcionadas para as áreas mais relevantes.

Ao utilizar as ferramentas de marketing analytics, é fundamental escolher as métricas corretas e coletar dados relevantes, para que as análises sejam precisas e possam gerar insights valiosos. A partir desses insights, é possível ajustar as estratégias de marketing e campanhas para obter melhores resultados e atingir os objetivos de negócios definidos. E é aqui, nesta formação, que você vai aprender a implementar todos esses pontos. Vamos começar!

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

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  • Do básico ao avançado

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Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Ana Mascarenhas

    Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

  • Janaina Oliveira

    Janaina é estrategista de marketing digital e especialista em tráfego pago há 5 anos, formada em gestão em marketing pela Universidade Católica de Brasília. Já atuou em grandes contas de diversos segmentos, em campanhas que vão desde anúncios para negócios locais e captação de leads a grandes marcas de e-commerce com objetivo de venda direta. Hoje ela ajuda estudantes e profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos na área de tráfego pago em veículos diversos, criando e otimizando campanhas.

  • Janaina Oliveira

    Janaina é estrategista de marketing digital e especialista em tráfego pago há 5 anos, formada em gestão em marketing pela Universidade Católica de Brasília. Já atuou em grandes contas de diversos segmentos, em campanhas que vão desde anúncios para negócios locais e captação de leads a grandes marcas de e-commerce com objetivo de venda direta. Hoje ela ajuda estudantes e profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos na área de tráfego pago em veículos diversos, criando e otimizando campanhas.

  • Francisco dos Santos

    Doutor desde 2019 e Mestre desde 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Publicidade e Propaganda desde 2011 pela mesma universidade. Sócio Conselheiro do Instituto do Bem-Estar desde 2015. Também, é Sócio-Fundador da Associação Imaginalis desde 2015, sócio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) desde 2018 e sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 2019.

  • Francisco dos Santos

    Doutor desde 2019 e Mestre desde 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Publicidade e Propaganda desde 2011 pela mesma universidade. Sócio Conselheiro do Instituto do Bem-Estar desde 2015. Também, é Sócio-Fundador da Associação Imaginalis desde 2015, sócio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) desde 2018 e sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 2019.

  • Tayná Carvalho

    Especialista em Marketing e Comunicação. Apaixonada por trabalhar com pessoas e para pessoas. Motivada pela educação e por compartilhar conhecimento.

  • Tayná Carvalho

    Especialista em Marketing e Comunicação. Apaixonada por trabalhar com pessoas e para pessoas. Motivada pela educação e por compartilhar conhecimento.

  • Felipe de Castro Barbosa

    Felipe é especialista em marketing digital, com foco em tráfego pago e gestão de anúncios no Google Ads. Com ampla experiência no mercado de agências de publicidade, ele agora ajuda novos entusiastas do tráfego pago a darem seus primeiros e certeiros passos na criação e configuração de novas campanhas ministrando cursos sobre as plataformas.

  • Felipe de Castro Barbosa

    Felipe é especialista em marketing digital, com foco em tráfego pago e gestão de anúncios no Google Ads. Com ampla experiência no mercado de agências de publicidade, ele agora ajuda novos entusiastas do tráfego pago a darem seus primeiros e certeiros passos na criação e configuração de novas campanhas ministrando cursos sobre as plataformas.

  • Aline Roque Klein

    Aline é professora e consultora nas áreas de marketing e design com foco em inovação , transformação digital e estratégias para negócios digitais. É formada em Administração de Empresas, Marketing, Mestra em Design pela Unisinos e Especialista em Educação pela PUCRS. Atualmente, integra o time da Alura como Head das Escolas de Gestão e Marketing / UX e Design, além de liderar o Chapter de Agilidade da área de conteúdo da empresa.

  • Aline Roque Klein

    Aline é professora e consultora nas áreas de marketing e design com foco em inovação , transformação digital e estratégias para negócios digitais. É formada em Administração de Empresas, Marketing, Mestra em Design pela Unisinos e Especialista em Educação pela PUCRS. Atualmente, integra o time da Alura como Head das Escolas de Gestão e Marketing / UX e Design, além de liderar o Chapter de Agilidade da área de conteúdo da empresa.

  • Yasmin Cunha

    Yasmin Cunha é uma profissional apaixonada por marketing digital, com ampla experiência de 4 anos nesse campo dinâmico. Atualmente trabalha como instrutora na escola de Inovação e Gestão, tendo experiência também como social media, designer e analista. Sua formação e vivência em marketing digital, fornecem uma base sólida para suas habilidades e conhecimentos. Ela é uma entusiasta da inovação e está sempre em busca de maneiras novas e criativas de abordar os desafios do mundo digital.

  • Yasmin Cunha

    Yasmin Cunha é uma profissional apaixonada por marketing digital, com ampla experiência de 4 anos nesse campo dinâmico. Atualmente trabalha como instrutora na escola de Inovação e Gestão, tendo experiência também como social media, designer e analista. Sua formação e vivência em marketing digital, fornecem uma base sólida para suas habilidades e conhecimentos. Ela é uma entusiasta da inovação e está sempre em busca de maneiras novas e criativas de abordar os desafios do mundo digital.

Passo a passo
  1. 1 A grande importância dos dados

    A análise de dados é fundamental para entender o comportamento dos usuários em um site ou aplicativo e tomar decisões estratégicas com base nesses insights. O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados que permite coletar e visualizar informações sobre o tráfego do site, as ações dos usuários e o desempenho do conteúdo. Neste primeiro passo, vamos explorar a relevância dos dados e as funcionalidades do Google Analytics.

    • Curso Google Analytics 4: implementação e relatórios

      10h
      • Entenda como as ferramentas do Google Analytics auxiliam nas estratégias de marketing das empresas
      • Interprete os relatórios mais utilizados do Google Analytics
      • Saiba como aplicar as melhores práticas do Google Analytics para engajar o público do seu site
      • Aprenda como extrair informações sobre os visitantes do seu site
    • Alura+ Google Analytics 4: principais mudanças

    • Curso Google Analytics 4: eventos e parametrizações

      08h
      • Compreenda as principais mudanças entre o Google Analytics Universal para o Google Analytics 4
      • Aprenda a criar um documento de mapeamento das conversões para que não esqueça de pontos importantes a serem analisados
      • Saiba identificar macro, micro e nano conversões
      • Identifique as possibilidades de otimização ou pontos a serem analisados em cada relatório fornecido pelo Google Analytics
      • Aprenda a migrar os eventos do Universal para o GA4
      • Aprenda as configurações essenciais para garantir que os dados serão coletados de forma correta e efetiva
    • Artigo Google Analytics e Google Tag Manager: a importância da análise de dados | Alura

    • Curso Marketing Digital: análise de métricas

      08h
      • Aprenda a relacionar objetivos e metas de marketing com as métricas de aferição de resultados
      • Conheça as principais métricas de performance e sua aplicação no ambiente digital
      • Compreenda a mensuração de resultados com as métricas de redes sociais
      • Saiba como escolher as métricas adequadas para suas campanhas de marketing digital
      • Conheça as tendências no uso de métricas, como a Jornada do Usuário e o Growth Hacking
  2. 2 Analisando métricas

    Neste módulo vamos aprender a trabalhar com os produtos da coleta de dados: as métricas. Aqui, vamos explorar as principais técnicas de análise, o que podemos interpretar com os dados e as principais métricas de vendas online.

    • Curso Marketing Analytics: técnicas e análise de dados

      06h
      • Aprenda as teorias da análise de dados no universo do marketing digital, abordando a ferramenta do analytics
      • Identifique os benefícios do rastreio, coleta e análise de dados de maneira estratégica, a fim de gerar insights para entender o momento da empresa e os próximos passos em ações de marketing
    • Curso Google Tag Manager: aplicação e gerenciamento de tags

      06h
      • Entenda o que é o Google Tag Manager e sua importância em estratégias de marketing
      • Aprenda a instalar códigos dentro do seu site ou aplicativo
      • Crie containers e acionadores para organizar e gerenciar as tags instaladas em seu site
      • Saiba como criar backups de dados de acessos dos usuários do seu site
      • Entenda como interpretar os relatórios gerados pela plataforma para otimizar o desempenho do seu site
    • Alura+ Análise de métricas para e-commerce

    • Curso Análise de métricas para e-commerce: explorando conceitos

      08h
      • Entenda a importância das métricas
      • Identifique a necessidade de se ter um planejamento estratégico e defina objetivos claros
      • Conheça métricas aplicáveis em diferentes etapas do funil de vendas
      • Aprenda sobre o conceito de business inteligence e cultura data driven marketing
      • Diferencie Web Analytics de Google Analytics
      • Analise os dados coletados de diferentes formas e os transforme em execução
  3. 3 Promovendo o crescimento

    Após identificar os dados e interpretar as métricas, chegou a hora de utilizar essas informações para promover o crescimento do seu negócio. Para isso, vamos integrar o Google Search Console, Google Analytics para aplicativos e growth hacking como aliados ao Google Analytics para analisar o desempenho do seu site ou aplicativo, identificar áreas para melhorias e aumentar o alcance e o engajamento dos usuários.

    • Curso Google Search Console: configurações e relatórios

      08h
      • Aprenda a vincular sua conta do Analytics ao Google Search Console
      • Compreenda o valor do uso da plataforma no dia a dia do profissional de marketing digital
      • Analise diferentes aplicações e possibilidades da plataforma e exercite o pensamento estratégico
      • Interprete relatórios e tenha insights para melhorar suas estratégias
    • Curso Análise de métricas para aplicativos: configurações e relatórios

      08h
      • Analise dados para entender conversões e comportamento de usuários
      • Gere relatórios e defina requisitos necessários para configurar o fluxo de dados de aplicativos móveis
      • Conheça as principais categorias de recursos do Firebase, características e suas funções
      • Realize a vinculação do Firebase ao Google Analytics 4
      • Configure eventos personalizados no Firebase utilizando métricas
      • Interprete os relatórios da Dashboard que auxiliarão em análises rotineiras
    • Podcast Growth Hacking – Hipsters #166

    • Curso Growth Hacking: crescimento para negócios digitais

      08h
      • Aprenda como estruturar um processo de growth hacking eficiente.
      • Conheça os principais papéis de uma equipe de crescimento.
      • Conheça o funil do crescimento e explore hacks para cada etapa do funil.
      • Aprenda como medir o desempenho de um experimento de crescimento.
      • Conheça técnicas e ferramentas que podem ajudar seu processo de crescimento.
    • Artigo Growth Hacking: principais técnicas | Alura

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Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Os conteúdos foram bem apresentados, não ficou enrolando muito, foi direto ao ponto e acho que deu um bom panorama inicial. Poderia ter dado caminhos de como aprofundar no tema e aprender mais, além do livro que foi indicado.

Growth Hacking: crescimento para negócios digitais

Afonso Kassow Tolentino Scliar

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