Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
52h

Para conclusão

6
Cursos
1
Vídeo extra

Boas práticas

A Formação “Governança Corporativa” é um guia de aprendizado para desenvolver o seu conhecimento em relação aos principais aspectos da tomada de decisões com responsabilidade, transparência, prestação de contas e tratamento equitativo para todas as pessoas envolvidas em um determinado contexto. Por isso, é importante usar ferramentas como recursos para poder pousar todas essas ações, pois vale lembrar que cada vez mais as organizações são submetidas a requisitos cada vez mais rigorosos por parte dos seus stakeholders, influenciando a vantagem competitiva, a reputação, a imagem, a capacidade de atrair e reter colaboradores, manter a motivação e o compromisso, a percepção dos investidores e as mais diferentes relações que são construídas ao longo desse processo.

A princípio, você vai aprender como tomar decisões e agir nas demais questões fundamentais, ao mesmo tempo que promove o comportamento ético, a responsabilidade, o respeito à legalidade, a transparência, entre outros.

Por entendermos o quanto é importante construir um acervo que possa contribuir no aprimoramento das boas práticas da governança organizacional, criamos os passos a seguir para te apoiar nesse processo.

Por que investir em Governança Corporativa?

A Governança Corporativa implica em manter o funcionamento de uma empresa, posicionar-se no mercado e, face à concorrência, estruturar e executar planos de ação de forma organizada e promover o cumprimento de determinadas regras e controles, o que pode contribuir na manutenção e sobrevivência da organização no mercado.

Por que devo entender sobre Governança Corporativa?

A Governança Corporativa é um mecanismo de gestão que funciona como a entidade encarregada de estabelecer e regular o cumprimento das regras dentro de uma instituição. Seu objetivo é melhorar a qualidade financeira de uma empresa, o cumprimento de metas e o crescimento da mesma.

Em poucas palavras, trata-se de um sistema que permite que as organizações sejam geridas e controladas de forma organizada, pautadas pelos seus princípios e valores e garantindo os interesses de todas as partes que a integram.

Percebeu que tem bastante coisa para você estudar, não é mesmo? Mas não se preocupe, a Formação “Governança Corporativa” da Alura vai te preparar para esse desafio.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Roberto Pina Rizzo

    Roberto Pina Rizzo é consultor em transformação lean-ágil, gestão estratégica de TI e inovação. Engenheiro de produção e mestre em engenharia pela Universidade de São Paulo, atua com projetos de desenvolvimento de software desde o tempo em que os PCs eram novidade. Atua também com a realização de workshops e atividades de empreendedorismo envolvendo criação de jogos eletrônicos para públicos específicos. Nas horas vagas, vai para a cozinha.

  • Roberto Pina Rizzo

    Roberto Pina Rizzo é consultor em transformação lean-ágil, gestão estratégica de TI e inovação. Engenheiro de produção e mestre em engenharia pela Universidade de São Paulo, atua com projetos de desenvolvimento de software desde o tempo em que os PCs eram novidade. Atua também com a realização de workshops e atividades de empreendedorismo envolvendo criação de jogos eletrônicos para públicos específicos. Nas horas vagas, vai para a cozinha.

  • Ricardo Nakano

    Ricardo possui uma grande experiência na área de tecnologia e sistemas de informação. Já trabalhou com infra estrutura, telefonia, desenvolvimento e projetos.

  • Ricardo Nakano

    Ricardo possui uma grande experiência na área de tecnologia e sistemas de informação. Já trabalhou com infra estrutura, telefonia, desenvolvimento e projetos.

  • Daniel Giraldi

  • Daniel Giraldi

Passo a passo
  1. 1 Gestão de contratos

    O objetivo deste primeiro passo é aprender quais são os elementos-chave de um contrato na visão de uma gestão integrada e aprenda quais são as principais armadilhas você pode se deparar em seu dia a dia e como contorná-las.

    • Curso Gestão de contratos: dicas e cuidados gerais

      08h
      • Entenda quais são os elementos-chave de um contrato na visão de uma gestão integrada
      • Aprenda quais são as principais armadilhas e como contorná-las
      • Visualize as particularidades de contratos focados em produtos e/ou serviços
      • Veja como identificar e tratar com eficiência pontos de divergência e conflitos em contratos
      • Aprenda técnicas e receba dicas de como gerenciar de maneira eficiente um contrato considerando consumidores e fornecedores
    • Alura+ O que faz um Analista de Contratos

    • Curso Gerenciamento de inovação organizacional parte 1: técnicas de ideação

      10h
      • Entenda melhor do que se trata “inovação” e os principais conceitos associados a ela.
      • Entenda como as iniciativas de inovação podem ser gerenciadas em uma organização, de maneira a sistematizar a dinâmica das ideias, desde suas origens até suas efetivas implementações ou descartes.
      • Conheça técnicas de geração e análise crítica de ideias.
      • Conheça aspectos fundamentais de uma boa experimentação de ideias.
      • Habilite-se a gerenciar áreas de inovação na sua organização
    • Curso Gerenciamento de inovação organizacional parte 2: aplicações práticas

      11h
      • Relembre conceitos e visualize aplicações de sistema e programas de inovação
      • Se qualifique a conduzir um processo de gestão de inovação na sua organização ou vida pessoal
      • Aprenda a lidar na prática com os desafios impostos pelos detratores do processo de inovação
      • Visualize a importância da correlação do alinhamento estratégico com a inovação
      • Analise alternativas de experimentação de ideias e de geração de MVP (Minimum Viable Product) no contexto de inovação
      • Reflita sobre alguns insights e tendências da inovação no mercado de trabalho
  2. 2 Gestão de fornecedores

    Agora você vai conhecer como aplicar um checklist com itens essenciais para gestão de fornecedores já contratados. Além disso, conheça como estruturar e implantar comitês de gestão e fiscalização para apoiar a gestão de fornecedores e quais são os principais detalhes do processo de solicitação de pedidos de produtos e/ou serviços a um fornecedor já contratado.

    • Curso Gestão de fornecedores: seleção e contratação

      06h
      • Entenda quais são as principais etapas do processo de seleção e contratação de um fornecedor
      • Veja como qualificar e detalhar o escopo de uma demanda de contratação e iniciar um processo de seleção de um fornecedor
      • Visualize alguns procedimentos de comunicação de abertura de um processo de contratação
      • Identifique como criar critérios de seleção para a escolha de um determinado fornecedor
      • Veja como estruturar e padronizar a forma dos fornecedores apresentarem suas propostas comerciais dentro de um processo de seleção
      • Aprenda como apresentar uma justificativa para uma contratação emergencial de um determinado fornecedor junto à liderança de uma organização
    • Curso Gestão de fornecedores: mobilização, acompanhamento e desmobilização

      08h
      • Entenda como aplicar um checklist com itens essenciais para gestão de fornecedores já contratados
      • Veja como estruturar e implantar comitês de gestão e fiscalização para apoiar a gestão de fornecedores
      • Veja os detalhes do processo de solicitação de pedidos de produtos e/ou serviços a um fornecedor já contratado
      • Visualize como são feitos os alinhamentos entre uma empresa contratante e um fornecedor para a mobilização e desmobilização dos mesmos, após a assinatura do contrato
      • Defina indicadores e metas para acompanhamento de um fornecedor em seu dia a dia
      • Monitore benefícios desejados x gerados pelos fornecedores para uma organização, durante a execução de um contrato
      • Entenda os detalhes que envolvem o planejamento da mobilização e desmobilização envolvendo a empresa contratante, fornecedor atual e eventual futuro fornecedor (transição)
      • Estude os detalhes que envolvem o processo e responsabilidades de registro e gestão dos ativos e informações históricas por uma empresa contratante de seus fornecedores
  3. 3 Governança

    Neste passo da formação, você vai aprender como desenhar um processo de Governança para tratamento de demandas e identificar, categorizar, priorizar e selecionar demandas de maneira transparente e alinhada com a estratégia da empresa, além de questões éticas. Aprenda também como propor e aplicar indicadores associados a relação “custo x benefício” de cada demanda.

    • Curso Integridade corporativa: tomada de decisões éticas em ambientes empresariais

      08h
      • Entenda o que a ética, a integridade e a conformidade representam nas organizações
      • Conheça as principais dimensões da ética, da integridade e da conformidade nas organizações
      • Compreenda como o setor privado e o setor público estão interconectados no dia a dia das organizações e as questões éticas e de integridade envolvidas neste relacionamento
      • Entenda as consequências econômicas e sociais da ausência de ética e integridade nas organizações
      • Conheça os mais avançados programas de ética e integridade organizacionais praticados no universo corporativo internacional na atualidade
      • Simule a implantação de programas de ética e integridade organizacionais

Escola

Inovação & Gestão

Além dessa, a categoria Inovação & Gestão conta com cursos de Métodos Ágeis, Softskills, Liderança e Gestão, Startups, Vendas,e mais...

Conheça a Escola

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Faltou neste curso - não sei se estará na parte 2 o Sistema de Inovação da ISO 56002

Gerenciamento de inovação organizacional parte 1: técnicas de ideação

André Luiz de Faria

Complementando a parte 1, o curso conseguiu tratar a parte prática e ação para condução de projetos.

Gerenciamento de inovação organizacional parte 2: aplicações práticas

EUSTAQUIO RICARDO DE ARAUJO JUNIOR

Os contratos protegem as partes conforme o que foi acordado, no entanto em caso de descumprimento de uma cláusula eu optaria sempre pelo diálogo como o primeiro método para resolver o problema, dando um voto de confiança, priorizando pessoas ao invés de contratos.

Gestão de contratos: dicas e cuidados gerais

Gabriel Nassimbeni

Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

Conheça os Planos para Empresas