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A geração Z no mercado de trabalho busca novas estruturas nas corporações, como maior flexibilidade, transparência e salários compatíveis, na mesma proporção que desejam independência e trabalhar com o que amam. Assim, para reter esses talentos, é preciso que o mercado acompanhe essas mudanças e invista em inclusão, acessibilidade, capacitação, entre outros diferenciais que chamem a atenção desse público.
Neste artigo, entenderemos o contexto da geração Z e mercado de trabalho, suas vantagens, desafios e como recrutar esse grupo. Continue a leitura para conferir todos os detalhes dos Z’s!
A geração Z se define por pessoas que nasceram entre os anos 1997 e 2012. Esse mesmo grupo, que se desenvolveu com a tecnologia, avanços sociais e o “boom” da internet, também coopera para uma drástica mudança no mercado e na forma em que os colaboradores e colaboradoras trabalham.
De maneira geral, essas pessoas são ambiciosas, anseiam por oportunidades de crescimento rápido e adotam uma abordagem prática para solucionar problemas. Adeptos da tecnologia, os Z’s conseguem exercer multitarefas com mais facilidade, o que os torna valiosos em um ambiente de trabalho em constante evolução.
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Esta geração cresceu em um mundo onde a tecnologia digital e a internet são partes integrantes de suas vidas — assim, trazem consigo uma nova dinâmica para o ambiente de trabalho, pois são caracterizados por serem nativos digitais, adaptáveis e ávidos por inovação.
Essas características únicas podem desafiar as normas de trabalho tradicionais, mas também oferecem oportunidades para revolucionar as corporações a saírem de suas zonas de conforto — o que no mercado de trabalho é um diferencial.
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As características e preferências que predominam e se destacam nesses nativos digitais são:
Essas pessoas optam por espaços flexíveis, em que é possível fazer os seus próprios horários — mesmo que isso signifique trabalhar à noite ou de madrugada, pois podem fazer outras atividades durante o dia.
Porém, mesmo que prezem pelo equilíbrio da vida pessoal e profissional, eles levam as atividades corporativas muito a sério, seja em relação aos seus deveres ou aos seus direitos.
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A geração Z é conhecida por prezar pela transparência em corporações e pelo feedback constante. Isso é muito válido para eles, pois podem conhecer melhor o caminho a ser trilhado no meio profissional e se dedicarem com mais assertividade.
Utilizar inteligência artificial, entre outras soluções tecnológicas no trabalho, é algo comum para os Z’s. Isso porque eles prezam por não gastar tempo com coisas que a tecnologia pode fazer, com isso, se dedicam mais em como trazer inovações e adicionar diferenciais em suas entregas. Além disso, eles são early adopters, ou seja, adoram testar novidades e implementá-las em seu dia a dia.
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Essa geração procura por oportunidades de crescimento profissional de forma mais rápida, justamente pelo anseio de independência e uma vida equilibrada financeiramente.
Os Z’s costumam ser pessoas que prezam pela expressão e individualidade. Isso faz com que sejam mais dinâmicos e carreguem muita determinação em suas atitudes, além de preferirem lugares que são escutados pela liderança.
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Outra característica é que esse grupo prioriza a diversidade e a inclusão de pessoas. Por transitarem por atividades distintas, fazem parte de diferentes grupos que são levados muito a sério — essa tendência ganhou o nome de Comuna Holics.
A geração Z requer seu espaço e de outras pessoas na sociedade, como a acessibilidade e a contratação de pessoas com deficiência, o que contempla a sua visão da importância da diversidade.
Quer conhecer um caso da vida real sobre o impacto da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho? Assista o vídeo a seguir e veja o poder da acessibilidade com Alura Para Empresas e Itaú:
Apesar das facilidades que a geração da tecnologia possui no mercado de trabalho, existem alguns desafios que esse grupo pode enfrentar, como:
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Para amenizar essas dificuldades, as empresas podem oferecer treinamentos contínuos e promover uma cultura de aprendizado saudável, além de qualificar seus colaboradores e colaboradoras, oferecendo formações especializadas para todas as equipes, como as presentes no ecossistema da Alura Para Empresas.
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A tecnologia é a chave para engajar e recrutar essa geração. Ao usá-la com sabedoria, o seu negócio poderá atrair e reter talentos da geração Z. Veja como:
É importante investir em canais de comunicação que conversem com a geração Z. Por conta disso, algumas redes sociais podem ajudar, como LinkedIn, Instagram e Facebook, seja para divulgar as ações do seu negócio ou promover vagas.
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Os Z’s querem crescer no meio profissional, assim como as outras gerações. Mas algo que difere essas pessoas é a busca por trabalhar naquilo que gostam e com salários compatíveis. Para elas, o que importa é encontrar oportunidades que favoreçam o seu crescimento, ao mesmo tempo que seja proporcionado independência e capacitação.
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A geração Z preza pela sua vida social e bem-estar, por esse motivo, preferem oportunidades flexíveis para equilibrar todas as áreas de suas vidas e poderem dar o seu máximo no meio corporativo — visto que são propensos à dedicação e ao plano de carreira veloz.
Essa geração também preza pelo propósito no que faz. Assim, quando possível, seu trabalho não é apenas pelo retorno financeiro, mas pela satisfação de fazer algo maior para a sociedade.
Apesar de estarmos focados na geração Z neste artigo, é importante ressaltar que, dentro das empresas, é necessário ter uma gestão multigeracional — capacidade de liderar pessoas de diferentes idades —, pois todas estarão trabalhando juntas, porém enxergam suas atividades com visões diferentes.
Por ser um processo que demanda mais atenção, pode-se extrair muitos desafios e benefícios, como:
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Como já citamos, compreender a geração Z é fundamental para criar programas de treinamentos eficazes. Eles preferem abordagens personalizadas e opções educacionais flexíveis. Neste cenário, as empresas devem investir em:
Se a sua empresa deseja oferecer treinamentos personalizados e formações de diversas áreas para seus colaboradores e colaboradoras, seja da geração Z ou não, faça uma parceria educacional com a Alura + FIAP Para Empresas — o maior ecossistema de ensino em tecnologia, negócios e produtos digitais da América Latina —, e proporcione conhecimento que o seu negócio para transformar seus resultados!
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