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Seu cliente precisa saber o andamento do projeto

Seu cliente precisa saber o andamento do projeto
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Sintoma: no dia a dia o cliente envia emails perguntando a situação de determinada história e o andamento do projeto completo. Os desenvolvedores tem grande parte de seu tempo diário consumido para fazer um relatório de situação, ao invés de focarem em seu trabalho principal, o desenvolvimento.

Ação: como cliente sempre surge um desejo natural de entender a situação atual do que foi contratado: desejamos ter uma previsibilidade do que irá acontecer a curto prazo, mesmo que imprecisa.

Ao contratarmos um serviço de reforma, desejamos saber se o encanamento está pronto para que passemos a execução da pintura da parede. Se algum problema mais grave ocorrer, é importante que o cliente saiba logo para não ser pego de surpresa quando do atraso do projeto.

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Em todos os cenários, é importante para o cliente conhecer o andamento do projeto para que, quando o mesmo não esteja andando, isto é, um impedimento esteja presente, possa ajudar a resolver o problema de alguma forma.

Tudo isso acelera o ciclo de feedback da situação do projeto para o cliente e um dos recursos mais comuns para isso é o uso do gráfico de Burndown. Nele plotamos os pontos a serem desenvolvidos na iteração atual, e decrescemos o mesmo a medida que as histórias são aprovadas de acordo com o conceito de pronto.

[![](assets/seu-cliente-precisa-saber-o-andamento-do-projeto/a1-300x172.png "atual")](https://blog.caelum.com.br/wp-content/uploads/2010/10/a1.png)

Da mesma maneira, no lado positivo, caso o andamento seja melhor do que o esperado, o cliente pode rapidamente se preparar para dar novas informações sobre o que será feito durante o tempo livre nessa iteração.

[![](assets/seu-cliente-precisa-saber-o-andamento-do-projeto/b1-300x166.png "aprovando")](https://blog.caelum.com.br/wp-content/uploads/2010/10/b1.png)

Por fim, o gráfico pode indicar diversos impedimentos e basta bater o olho para perceber algum tipo de problema. O que há de estranho na iteração a seguir?

[![](assets/seu-cliente-precisa-saber-o-andamento-do-projeto/c1-300x166.png "aguardando")](https://blog.caelum.com.br/wp-content/uploads/2010/10/c1.png)

A barra horizontal indica um momento de pausa na entrega, que estava indo bem até então: diversos fatores podem causar essa pausa. No caso dessa equipe e iteração, podemos verificar em um outro gráfico que as histórias eram entregues mas o tempo para aprovação era longo.

O perigo dessa pausa é chegar muito próximo ao fim da iteração e a entrega ser sempre parcial, nunca completa pois após a avaliação ser feita não há mais tempo na iteração para fazer as correções devidas.

Outro motivo comum para uma linha parada é a história não ser aprovada por falta de compreensão no momento da execução. Em uma equipe que segue Scrum, o Scrum Master é responsável por acompanhar e detectar tais impedimentos, além de ajudar a equipe a resolvê-los.

Equipes maduras que gerenciam seu próprio trabalho e lidam com seus próprios problemas são responsáveis por fazer tal acompanhamento, identificar e solucionar os problemas e seus impedimentos através de praticas ágeis que visam entregas de qualidade.

Ter esses gráficos em mãos no momento necessário e ser capaz de entender o que eles dizem é fundamental para um time tirar seus impedimentos da frente: seja através de seu scrum master ou de suas próprias mãos.

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