25%OFF no 1º ano | 50%OFF No 2º ano

Tá acabando!

Tá acabando!

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Prática: Prefira terminar a começar outra história

Prática: Prefira terminar a começar outra história
gas
gas

Compartilhe

Sintoma: Próximo ao término do ciclo de desenvolvimento (um sprint ou similar) todas as histórias estão marcadas como terminadas, resultando em uma sensação de sucesso. Mas durante a revisão das histórias pelo Product Owner, o número de recusas por detalhes pequenos é muito grande, e o número de aprovações é muito pequeno.

Ação: Mesmo que o ciclo de desenvolvimento seja curto - por exemplo 2 semanas - esperar o último momento para pedir aprovação é adiar as recusas e impedir as correções a tempo, algo potencializado em métodos waterfall.

O momento de pedir o feedback do cliente é assim que a equipe de desenvolvimento colocou a mesma em homologação (veja deploy contínuo e one click homologa).

Banner da prorrogação da Black Friday da Alura. Transforme a sua carreira com o maior desconto do ano, matricule-se já!

Para quem utiliza um quadro físico, adicione nesse instante uma coluna de aprovação pelo cliente, para que o critério de pronto dependa da aprovação, que será recebida durante o ciclo de desenvolvimento.

![Quadro físico com coluna de "aguardando aprovação"](assets/pratica-prefira-terminar-a-comecar-outra-historia/DSC05782-225x300.jpg "coluna de aprovado")

Quando utilizar um sistema de tickets, crie um estado equivalente "a aprovar", que mostre a pendência de aprovação:

![Quadros digitais com estado de aprovação](assets/pratica-prefira-terminar-a-comecar-outra-historia/pivotal-300x194.png "Quadros digitais com estado de aprovação")

Quando parar: Após criado esse estado ou coluna, com o passar do tempo, é natural que o processo de pedir aprovação durante o ciclo se transforme em algo cotidiano.

Nesse momento é possível remover tal coluna novamente pois o mesmo já passou a fazer parte do dia a dia da equipe.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão