Multivariate Testing: testando mais de duas versões

Multivariate Testing: testando mais de duas versões
Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

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Hoje em dia é muito comum ouvirmos sobre Teste A/B, que é uma forma de pesquisa na qual as pessoas usuárias são divididas em dois grupos e são ofertadas uma versão diferente do mesmo produto para cada uma. Esse tipo de teste torna possível avaliar qual versão funciona melhor e atinge maiores resultados.

Mas o que fazer nas situações em que temos mais de duas versões para testar? Nesses casos, temos o Multivariate Testing, ou Teste de Multivariáveis, que pode nos ajudar!

Neste artigo vamos conversar sobre:

  • O que é Multivariate Testing e quando utilizá-lo;
  • Como funciona sua aplicação;
  • Qual a diferença entre Multivariate Testing e Teste A/B.

Vamos lá?

O que é Multivariate Testing?

Multivariate Testing, ou Teste de Multivariáveis, é um método de pesquisa que se baseia em testar mais de uma mudança feita ao mesmo tempo em uma página ou produto. Isso significa que o produto a ser testado teve mais de um elemento alterado. Esse teste possibilita a comparação entre a versão original e as alterações para saber qual combinação de elementos está funcionando melhor.

Para facilitar o entendimento, vamos tomar a seguinte situação como exemplo prático: uma empresa mudou o texto de um botão e aumentou o tamanho de uma imagem na página do seu site. Como houve duas alterações acontecendo ao mesmo tempo, ela pode utilizar o Multivariate Testing para testar as variações e ver qual está funcionando melhor. As possíveis combinações a serem estudadas são:

Botão antigo + Imagem pequena na página (Versão original)

Imagem mostrando a primeira versão a ser testada com uma imagem em tamanho pequeno de um avião que está ocupando todo o canto direito e parte do canto esquerdo, e com um botão ocupando uma parte do campo esquerdo com a descrição “Conheça os pacotes!”.

Botão novo + Imagem grande na página

Imagem mostrando a segunda versão a ser testada com uma imagem em tamanho grande de um avião que está ocupando toda a largura da página, e com um botão ocupando uma parte do campo esquerdo, sobre a imagem de fundo, com a descrição “Venha conferir as promoções!”.

Botão antigo + Imagem grande na página

Imagem mostrando a terceira versão a ser testada com uma imagem em tamanho grande de um avião que está ocupando toda a largura da página, e com um botão ocupando uma parte do campo esquerdo, sobre a imagem de fundo, com a descrição “Conheça os pacotes!”.

Botão novo + Imagem pequena na página

Imagem mostrando a quarta versão a ser testada com uma imagem em tamanho pequeno de um avião que está ocupando todo o canto direito e parte do canto esquerdo, e com um botão ocupando uma parte do campo esquerdo com a descrição “Venha conferir as promoções!”.

Com isso, juntamos todas as versões possíveis e estudamos o que está funcionando bem e o que não está. Esse processo é de extrema importância para verificarmos se as nossas mudanças de fato estão gerando grandes impactos nos resultados finais e quais elementos estão sendo mais efetivos para alcançar as metas de desempenho do site estabelecidas pela empresa.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Quando utilizar Multivariate Testing?

Imagem mostrando o desenho feito a mão de 05 telas com os elementos em posições diferentes.

Caso houver mais de uma mudança na página, o que consequentemente resulta em mais de duas versões a serem estudadas, e você precisar testar qual combinação funciona melhor para atingir os objetivos da empresa, o Multivariate Testing pode ser uma ótima solução!

Não podemos apenas aplicar alterações em uma plataforma sem antes ter a certeza de que essa ação trará resultados positivos, pois uma mudança tem o potencial de alavancar uma empresa ou de gerar perdas.

Para evitar grandes riscos, o Multivariate Testing nos ajuda a analisar os pontos altos e baixos das mudanças sugeridas. Isso resulta em uma maior segurança no que estamos fazendo, porque, com esse processo, as decisões não são baseadas em "achismos'' e sim em dados concretos vindos diretamente das pessoas usuárias.

Como funciona a aplicação do Multivariate Testing?

Imagem mostrando uma mulher de cabelos ruivos e pele branca fazendo anotações com um canetão em uma lousa.

A aplicação do teste pode ser feita de duas formas: utilizando o próprio tráfego do site, ou convidando as pessoas usuárias e pedindo a elas que façam alguma tarefa no protótipo da página.

Quando utilizamos o próprio público frequente do site, as versões das páginas a serem testadas ficam disponíveis e programamos o código da plataforma para que as pessoas, ao acessarem o link para entrar no site, sejam automaticamente direcionadas para uma dessas variações.

É como se dividíssemos as pessoas que entram no site em grupos e cada um tivesse contato com apenas uma versão. Deixamos isso acontecer por um período de tempo, ao final analisamos os resultados captados com o objetivo de observar o comportamento de cada público dentro das versões, e de utilizar as métricas (dados que nos indicam algo) para definir qual versão funciona melhor. Esse processo é bastante comum em situações em que o site já existe e possui um grande fluxo de pessoas passando por ele.

Uma curiosidade bem interessante é que, em casos quando utilizamos o próprio tráfego do site, as pessoas fazem parte da pesquisa sem nem mesmo saber que um Multivariate Testing está sendo aplicado! Essa é uma prática super comum no mercado, feita até mesmo por alguns aplicativos bem populares de streaming.

Nos casos em que convidamos as pessoas usuárias, o processo é semelhante, porém, antes de tudo, temos que dar instruções bem claras e pedir alguma tarefa que incentivará que a pessoa utilize a interface.

Qual a diferença entre Multivariate Testing e Teste A/B?

Imagem de uma estátua sentada com a cabeça apoiada na mão, como se estivesse pensando, e com dois balões de conversa logo ao lado com as frases “Teste A/B…” e “...Ou Multivariate Testing?”.

O Multivariate Testing e o Teste A/B são métodos de pesquisa muito parecidos, mas cada um tem uma finalidade. Ambos tem como objetivo testar as mudanças feitas em um produto, como sites e aplicativos, e observar por meio de dados e métricas se estão atingindo os objetivos traçados pela empresa com essas alterações.

A maior diferença entre esses métodos está na quantidade de versões testadas: o Teste A/B é um método para comparar apenas duas versões de um mesmo produto, geralmente temos essa quantidade de itens em situações quando apenas um único elemento foi alterado. O Multivariate Testing é usado em casos em que há mais de uma alteração, o que automaticamente gera uma quantidade maior do que duas versões do mesmo produto e é preciso testá-las juntas para entender qual funciona melhor.

No Teste A/B temos duas versões de um mesmo produto, e no Multivariate Testing temos mais de duas versões a serem estudadas.

Reflexão e dica sobre o Multivariate Testing

Apesar de ser um método muito eficiente para testar as versões de um mesmo produto, temos que considerar que quanto mais combinações a serem estudadas, maior é a necessidade de ter um grupo grande de pessoas participando da pesquisa.

Quando aplicamos o Teste A/B dividimos as pessoas em 02 grupos de números iguais. Ou seja, se há 100 pessoas participando, serão 02 divisões de 50 integrantes cada. Porém, no caso do Multivariate Testing, o número de grupos dependerá da quantidade de combinações a serem testadas. Considerando o mesmo grupo de 100 pessoas e supondo que há 04 versões para teste, teríamos 04 grupos de 25 pessoas cada. Bem menos do que no Teste A/B.

Ilustração comparando a divisão de grupos que aconteceria no Teste A/B e como seria a separação da mesma quantidade de pessoas no Multivariate Testing.

Por isso que, ao escolher o Multivariate Testing, assegure-se de que haverão pessoas participantes suficientes para montar grupos grandes e obter dados concretos em relação a cada combinação.

Revisando

Imagem mostrando um cachorrinho de tamanho pequeno, com pelagem alta, e da cor branca e marrom, usando óculos, e sentado de frente para um tablet.

Neste artigo, conversamos sobre:

  • O Multivariate Testing, ou Teste de Multivariáveis, é um método de pesquisa que se baseia em testar mais de uma mudança feita ao mesmo tempo em uma página. Isso possibilita a comparação entre a versão original e as alterações para saber qual combinação de elementos está funcionando melhor.
  • Pode ser utilizado caso houver mais de uma mudança na página e você precisar testar qual versão funciona melhor para atingir os objetivos da empresa.
  • A aplicação do Multivariate Testing pode ser feita de duas formas: utilizando o próprio tráfego do site ou convidando as pessoas usuárias e pedindo que façam alguma tarefa no protótipo da página, sendo a primeira forma a mais utilizada hoje em dia.
  • O Multivariate Testing e o Teste A/B são métodos de pesquisa muito parecidos, mas cada um possui uma finalidade.
  • Ao escolher o Multivariate Testing, assegure-se de que haverão pessoas participantes suficientes para montar grupos grandes e obter dados concretos em relação a cada combinação.

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Até mais!!


Créditos

Conteúdo e escrita: Gabriela de Lima

Revisão Didática e Técnica: Ana Raquel Cruz e Luiz Lima

Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

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