O mercado de trabalho e a edição de imagens
Você já pensou em trabalhar com o Photoshop? Neste artigo vamos entender quais são as principais funções de quem usa este programa tão versátil no dia a dia de trabalho. Vamos conversar sobre edição de imagens e design gráfico.
Edição e manipulação de imagens
Editar e manipular imagens é a principal capacidade do Photoshop, que é aproveitada por diversos setores do mercado, por empresas e clientes das mais diversas naturezas. Nesse sentido, a pessoa que direciona a sua carreira para essa atuação, não precisa necessariamente ter um emprego de carteira assinada: ela pode trabalhar como freelancer.
Muitas pessoas dedicam toda a sua atividade profissional ao Photoshop. São os chamados “artistas digitais”, que se especializam em preparar as edições mais avançadas, como o brasileiro Jack Usephot, autor do material acima.
Como disse anteriormente, os clientes que contratam esses projetos podem ser dos mais variados setores da economia. Se eles precisam divulgar seus produtos e serviços, eles necessitam de alguém para fazer as peças de comunicação visual, também conhecidas como “artes”. E esse “alguém” pode ser o especialista no Photoshop, principalmente quando se espera um acabamento de alta qualidade.
Seja num banner para um programa de TV, como a série Walking Dead ou uma imagem digital para uma marca de iogurte, assinada pelo também brasileiro Lucas Rosa, o artista digital entrega artes que chamam atenção e ajudam a encantar o cliente.
Além das especializações mais generalistas como vimos, há também as edições mais voltadas para os mercados de moda e beleza. Aqui, atuam as pessoas com mais experiência no retoque e no tratamento de fotografias com modelos, como neste projeto do estúdio Brûlé.
Design gráfico
Nem todo mundo que usa o Photoshop precisa conhecê-lo no mais alto nível e ser um artista digital. Para muitas atividades, o domínio mais básico é suficiente. Este é o caso de quem trabalha com design gráfico. Não me refiro a quem é necessariamente formado ou que tem esse título, mas às pessoas que executam funções dessa natureza. Ou seja, quem trabalha em empresas de produtos e serviços mais visuais, como editoras, agências de publicidade, portais de notícias, mas não apenas nelas, e sim em qualquer negócio que tenha um setor de marketing e que faça a publicidade dos seus produtos e serviços.
Esse designer vai produzir uma variedade de materiais, como panfletos, cartazes, outdoors, banners impressos e digitais, postagens para redes sociais, grafismos para vídeos e muito mais. Sendo assim, o Photoshop é uma das suas ferramentas, mas não a única.
Em projetos de identidade visual, toda a parte de projeção de marca em materiais físicos é, usualmente, feita no Photoshop. Tanto as simulações quanto os documentos para produção podem ser elaborados no programa, como neste trabalhado para a Natura &Co, da agência Tátil Design.
Pela vasta oferta de ferramentas e pela praticidade na exportação de imagens, criações para web, como banners para mídias sociais, são muitas vezes montados no Photoshop. Este post da Alura não exige o mesmo nível de conhecimento em edição que exigem os exemplos anteriores feitos por artistas digitais, mas ainda assim requer fluência no programa.
Como ingressar na área? Seja visto!
Dependendo da posição que você estiver concorrendo, não é pedida formação acadêmica em uma área específica, apenas o conhecimento técnico - que você pode transmitir num portfólio. Quando falamos de freelance, então, o critério de avaliação é quase sempre restrito às suas capacidades técnicas. Vagas para designer, por outro lado, no geral, cobram formação ou atuação prévia. De qualquer maneira, tudo isso vai depender do que se espera da pessoa que exercerá o cargo.
Portanto, quem tem o Photoshop como ferramenta de trabalho tem que ter um bom portfólio. Isto é, uma compilação dos seus projetos pessoais e profissionais mais relevantes. Nele, você mostra na prática o que sabe fazer e o processo por trás. Diferente de um currículo, no qual estão listadas textualmente suas habilidades e experiências, no portfólio são exibidas imagens dos seus projetos.
Seja em ferramentas gratuitas online ou em sites próprios, é fundamental que o portfólio reflita os seus melhores esforços e o tipo de trabalho que você tem mais interesse em assumir, num formato que construa uma jornada visual e de experiência.
O Behance é a plataforma mais popular para divulgação de projetos com o Photoshop. Ele funciona como uma rede social, na qual profissionais e escritórios publicam os seus trabalhos.
O interessante é que além de expôr o resultado final, você também pode apresentar o passo a passo, as técnicas e até as metodologias utilizadas para a construção do projeto. É o que faço neste making of de uma composição criada para um curso da Alura, onde é possível ver a composição ganhando forma.
Quer mergulhar de cabeça na construção de um portfólio? Confira o nosso curso Design Visual: estratégias para planejar e construir seu portfólio e fique por dentro das melhores práticas para preparar um material que mostre as suas habilidades de uma maneira convidativa e visualmente interessante.
Conclusão
O Photoshop é um programa de mil e uma utilidades e que pode fazer parte da rotina de pessoas que tanto vão usá-lo como, praticamente, a sua única ferramenta de trabalho quanto daquelas que o agregarão às suas outras funções. Seja como for, este é um software que pode abrir o seu leque de atuação profissional e te proporcionar muitas oportunidades.
Aqui na Alura temos a formação Adobe Photoshop que trata do Photoshop “do início ao fim”, apresentando-o do zero para quem nunca sequer o abriu essa ferramenta, e até mesmo para usos mais avançados com IA ou tratamento de imagem. Acesse o primeiro curso da formação: Adobe Photoshop: ferramentas essenciais do programa.
Até a próxima!
Créditos
- Redação: Felipe Labouriau
- Apoio didático: Isabela Teodoro