Jornada Alura de Educação Corporativa: treinamentos corporativos de alto impacto
Durante os 5 anos da sua existência, a Alura se tornou uma referência da educação online em tecnologia no Brasil. Todo o time está com muito orgulho de poder ajudar a transformar as carreiras de muitos e muitas profissionais através do conhecimento, e sempre buscamos trazer aprendizados novos de acordo com o mercado.
Contudo, aqui na Alura não nos atentamos apenas aos sucessos individuais. Também queremos estar presentes nas empresas e fazer parte do crescimento das equipes.
Como ter sucesso nos treinamentos online na sua empresa
Já tivemos alguns cases de sucesso com os treinamentos corporativos e por isso decidimos montar um modelo replicável que contenha os fundamentos necessários para que as empresas extraiam o máximo da educação corporativa à distância.
O resultado é a Jornada Alura de Educação Corporativa, que visa acompanhar passo a passo a aprendizagem dos times, trazendo ações específicas a serem completadas e assim tornar a capacitação uma base estratégica do negócio.
A metodologia que acabamos de lançar é baseada na Metodologia dos 6D, que é uma referência em educação corporativa. Entretanto, ao mesmo tempo, ela não deixa de ser inspirada nas empresas que já tiveram resultados com a gente.
Apresentando a Jornada Alura de Educação Corporativa
Em nossa visão, os pilares para as ações da capacitação corporativa bem-sucedida são: foco em resultados para a empresa e o seu desenvolvimento, apoio dos líderes, engajamento dos participantes e diagnóstico da entrega prática.
A Metodologia se compõe de 4 fases a serem percorridas, todas elas com a mesma importância para o resultado final:
- Estruturação
- Aprendizagem
- Transferência e mensuração
- Multiplicação do conhecimento
Vamos agora explicar brevemente os pontos de ação para se completar cada fase.
Fase 1: Estruturação
O principal objetivo em um planejamento do treinamento deve ser o alinhamento das ações da capacitação com as metas do negócio.
O que, efetivamente, deve ser resolvido com o treinamento? Quais são as necessidades atuais de habilidades, conhecimentos e comportamentos dos colaboradores?
Neste momento, precisamos escolher metas de curto e longo prazo de acordo com as prioridades do cenário atual da empresa, com foco nas soluções de desafios urgentes e futuros.
Tendo em mente o resultado esperado, nesta fase desenvolvemos o plano de estudos focado em cada time e cada pessoa que vão participar do treinamento. O plano personalizado tem forma de uma trilha de cursos a serem completados na sequência para se alcançar a proficiência desejada de cada colaborador no(s) assunto(s) escolhido(s).
Por último, nesta fase divulgaremos o futuro treinamento para a equipe.
Pontos de ação para a conclusão da Fase 1:
1.1 Definição de metas do negócio
1.2 Divisão dos grupos de participantes e planejamento do treinamento
1.3 Criação do plano de estudos
1.4 Comunicação do plano para as pessoas na empresa
Fase 2: Aprendizagem
Uma vez definido o plano de estudos para cada grupo de participantes, o foco da Fase 2 é adquirir o conhecimento. Os líderes ou “patrocinadores do aprendizado” são os responsáveis pelo engajamento inicial de todas as equipes e pessoas incluídas nele.
Um bom método para induzir o aprendizado no dia a dia das equipes é incentivar as pessoas a estudarem cada dia um pouco e a complementarem os cursos com webinars, livros, tutoriais ou artigos sobre o tema, aprofundando-se mais no assunto.
Esta abordagem, chamada de Microlearning, permite um avanço no treinamento, sem que ele se torne cansativo ou que interfira nas tarefas da rotina habitual da equipe.
Pontos de ação para a conclusão da Fase 2:
2.1 O engajamento inicial
2.2 Primeiros marcos de sucesso com o plano de estudos
Fase 3: Transferência e mensuração
Mão na massa! Para que os aprendizados gerem valor para o negócio, é imprescindível aplicar o conhecimento.
Neste momento, os líderes ou patrocinadores do aprendizado devem auxiliar os times na transferência do aprendizado, sempre acompanhando as entregas de forma individual por equipe e pessoa.
Depois disso, é o momento de avaliar os resultados do treinamento. Entretanto, aqui não vamos nos concentrar só na métrica mais conhecida para comparar os custos e benefícios de um treinamento, o Retorno sobre o investimento (ROI).
Para termos uma imagem completa sobre as vantagens que a capacitação na empresa trouxe, devemos também enfatizar aqueles benefícios que costumam não ser facilmente convertidos em resultados comerciais mas que ainda assim têm um grande impacto no negócio, ou ativos intangíveis.
Entre eles, estão, por exemplo, um maior engajamento dos funcionários, reconhecimento do mercado e da comunidade profissional ou redução das queixas dos clientes.
Pontos de ação para a conclusão da Fase 3:
3.1 Primeiras aplicações do conhecimento
3.2 Diagnóstico de entrega prática
3.3 Mensuração do impacto no negócio
Fase 4: Multiplicação do conhecimento
Chegamos à fase final, que, na realidade, é o começo de uma aprendizagem contínua na empresa.
Com a primeira multiplicação, a empresa incentiva a criação de uma cultura forte de aprendizado, que é um dos requisitos para o crescimento das pessoas e, consequentemente, do negócio como um todo.
A próxima missão da empresa é planejar futuras capacitações da equipe, pensando em novos projetos, novas oportunidades e novas pessoas chegando à equipe.
Em outras palavras, o desenvolvimento das pessoas deve ser uma ação recorrente, sempre interligada aos resultados comerciais esperados.
Pontos de ação para a conclusão da Fase 4:
4.1 Mapeamento de multiplicadores
4.2 Primeira ação de multiplicação
E agora… Que tal criar um plano de treinamentos para a sua empresa?
Demonstramos uma estrutura sistemática para escalar passo a passo as fases primordiais em um treinamento corporativo, convertendo-o numa função estratégica que consegue gerar vantagem competitiva no mercado.
Queremos sempre estar estar o mais próximo dos nossos clientes, por isso a nossa equipe de Customer success acompanha o avanço nas fases da metodologia, norteando o caminho dos resultados específicos para cada empresa.