Google Analytics e Google Tag Manager: a importância da análise de dados
Quando falamos em análise de dados dentro de marketing digital, podem aparecer serviços como o Google Analytics, Google Tag Manager, entre outras… Mas, afinal, o que são estas ferramentas? Para que servem? Quais são os benefícios e as diferenças entre elas? Abordaremos estes e outros assuntos neste artigo.
O que é Google Analytics?
O Google Analytics é uma plataforma do Google com o objetivo de analisar dados de forma gratuita e online. Esta coleta é feita a partir da instalação de um código nas páginas de qualquer site anonimamente e as transforma em relatórios, que ajudam a mapear o perfil do público de uma empresa ou negócio.
A análise de métricas e resultados é primordial para no mundo da comunicação, justamente para nortear as próximas ações a serem tomadas. Em marketing digital, chamamos esta análise de dados com o objetivo de entender o comportamento da audiência de web analytics.
Qual a importância do Google Analytics?
O Google Analytics fornece informações como:
- por quais canais seus/suas visitantes chegaram até seu site;
- por quais canais seus/suas visitantes saíram do seu site;
- qual a localização destas pessoas;
- qual o tempo gasto pelos(as) usuários(as) nas páginas do seu site;
- quais as páginas mais acessadas do seu site.
Com todos estes dados recebidos, é possível mensurar resultados das ações de marketing do seu negócio e montar novas estratégias ainda mais efetivas, já que agora conhece as pessoas que acessam seu(s) site(s) de forma analítica. Além disso, é possível extrair relatórios personalizados, de acordo com seu objetivo.
O que é Google Tag Manager?
Assim como o Analytics, o Google Tag Manager (Gerenciador de Tags do Google) também é uma plataforma gratuita do Google. Seu objetivo é inserir vários tipos de tags (códigos) no seu site. Estas tags tem a função de acompanhar a atividade das pessoas que visitam o site ou em páginas específicas dentro dele e podem ser o código de rastreamento de visitas do Analytics, de conversão do Google Ads e tags de remarketing.
Também é possível fazer testes a/b (muito utilizado, já que compara variáveis/métodos em marketing para entender qual delas gera os melhores resultados) testando diferentes fontes de informação para entender qual delas tem o melhor desempenho.
GA vs GTM
No caso do Analytics e do Tag Manager, as duas ferramentas não são concorrente uma da outra, mas se complementam. Antes do Google Tag Manager existir, a inserção das tags de monitoramento do Google Analytics tinha que ser feita manualmente.
Desta forma, com a criação e expansão do GTM, as equipes de marketing puderam otimizar tempo de trabalho e também da equipe de tecnologia, já que as duas áreas desempenham muitas tarefas diariamente.
O Google Analytics é uma plataforma com o objetivo de analisar dados e fornecer os mais variados tipos de relatórios. Já o Gerenciador de Tags do Google é utilizado para enviar estes dados a serem analisados.
Use as métricas a seu favor
Não adianta ter as melhores estratégias de marketing se elas não fizerem sentido para sua empresa e clientes. A análise de dados é extremamente importante para entender o perfil e o comportamento destas pessoas e mapear as próximas estratégias a serem aplicadas.
Na categoria de marketing digital aqui da Alura, temos cursos de análise de dados que vão ajudar você e sua empresa a receber os dados e trabalhá-los de forma que eles contribuam para o melhor desempenho de suas estratégias de negócio.