25%OFF no 1º ano | 50%OFF No 2º ano

Últimos dias!

Últimos dias!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Exclusão lógica utilizando Hibernate

Exclusão lógica utilizando Hibernate
rferreira
rferreira

Compartilhe

Em praticamente todos os projetos de software em que trabalhamos temos as funcionalidades conhecidas como CRUD. Porém nem sempre o delete do CRUD significa que devemos remover a informação do banco. Algumas vezes temos que apenas desativar o registro, porém mantê-lo por motivos de histórico ou auditoria.

Uma solução comum para este problema é utilizar a exclusão lógica, criando uma coluna que indica se um determinado registro está ativo ou não, e alterando a funcionalidade de exclusão para não disparar um delete. Em vez disso, um update alterando o valor desta coluna.

Banner da Black Friday da Alura com destaque para até 50% de desconto em cursos, válido até 29/11. Transforme a sua carreira com o maior desconto do ano, matricule-se já!

Utilizando o Hibernate em nosso projeto, podemos ter uma classe com um atributo que indica se o registro está ativo ou não, da seguinte maneira:

 @Entity public class Cliente { @Id @GeneratedValue private Long id;

private String nome;

private String cpf;

private Boolean ativo;

// getters e setters caso necessarios

} 

E então modificamos a nossa lógica de exclusão para apenas atualizar o registro:

 public class ClienteDAO { private final Session session;

public ClienteDAO(Session session) { this.session = session; }

public void excluir(Cliente cliente) { cliente.setAtivo(false); session.update(cliente); } } 

Esta é uma solução simples e comum para implementar uma funcionalidade de exclusão lógica, mas alguns recursos do hibernate permitem uma abordagem muito interessante. Podemos alterar como o Hibernate trabalhar com a exclusão de registros, através da anotação @SQLDelete :

 @Entity @SQLDelete(sql = "update Cliente set ativo = 0 where id = ?") public class Cliente {

@Id @GeneratedValue private Long id;

private String nome;

private String cpf;

private Boolean ativo; } 

A anotação @SQLDelete serve para sobrescrevermos a instrução SQL que será enviada para o banco de dados, quando o método delete for invocado em uma Session do Hibernate. Com o uso desta anotação, não precisamos alterar a lógica de exclusão existente.

 public void excluir(Cliente cliente) { session.delete(cliente); } 

Mas agora temos um novo problema: nossa lógica de pesquisa está retornando os registros que estão inativos caso não sejamos explícitos em relação a essa coluna. Bastaria então alterar a query de consulta para filtrar os registros, trazendo apenas os que estão ativos:

 public List ativos() { return session.createQuery("from Cliente where ativo = true").list(); } 

Mas ainda podem haver dezenas de outras queries de pesquisa, onde também não queremos trazer os registros inativos. Seria muito trabalhoso ter que alterá-las uma a uma e toda nova busca não esquecer de adicionar este parâmetro. Podemos também alterar a forma de buscar registros com a anotação @Where do Hibernate:

 @Entity @SQLDelete(sql = "update Cliente set ativo = 0 where id = ?") @Where(clause = "ativo = 1") public class Cliente { //resto do código omitido } 

Na anotação @Where temos o atributo clause, onde informamos um filtro que será aplicado em todas as consultas, na entidade Cliente, realizadas via HQL ou Criteria. Desta maneira nossa lógica de pesquisa permanece sem alterações:

 public List ativos() { return session.createQuery("from Cliente").list(); } 

Um último problema: Como visualizar os registros que estão inativos? Bem, como estamos utilizando a anotação @Where, o Hibernate vai adicionar o filtro definido nesta anotação em todas as consultas efetuadas na entidade Cliente. Portanto mesmo com uma query session.createQuery("from Cliente where ativo = false").list(); esta consulta retornará zero registros, pois o código SQL gerado por esta query será algo como:

 select cliente0\_.id as id0\_, cliente0\_.ativo as ativo0\_, cliente0\_.cpf as cpf0\_, cliente0\_.nome as nome0\_ from Cliente cliente0\_ where ( cliente0\_.ativo = 1 ) and cliente0\_.ativo=0 

Infelizmente não há como desativar o @Where em uma consulta específica. Para recuperarmos os registros inativos podemos usar SQL nativo:

 public List inativos() { return session.createSQLQuery("select \* from Cliente where ativo = 0").addEntity(Cliente.class).list(); } 

Como a query para buscar os registros inativos é bem simples, não há tantos problemas em utilizar SQL nativo, mas certamente não é elegante.

Existem outras maneiras de obter resultados parecidos, e uma delas é aplicando filtros em consultas, utilizando as anotações @FilterDef e @Filter:

 @Entity @FilterDef(name = "clientesAtivos") @Filter(name = "clientesAtivos", condition = "ativo = 1") public class Cliente { //resto do código omitido } 

Precisamos dessas duas anotações, pois podemos criar um filtro que recebe parâmetros em tempo de execução, e neste caso os parâmetros devem ser definidos no atributo parameters da anotação @FilterDef, e referenciados no atributo condition da anotação @Filter. Um exemplo deste caso seria:

 @Entity @Filter(name = "clientesAtivosOuInativos", condition = "ativo = :status") @FilterDef(name = "clientesAtivosOuInativos", parameters = {@ParamDef(name = "status", type = "boolean")}) public class Cliente { private Boolean ativo;

//resto do código omitido } 

Para utilizar este filtro em alguma query devemos ativá-lo primeiro, pois por padrão o Hibernate desconsidera todos os filtros em qualquer query. Essa é uma vantagem em relação ao @Where, já que você pode decidir se irá levá-los em consideração ou não. Fazemos isto com session.enableFilter("clientesAtivos");.

No caso de um filtro que recebe parâmetros definidos, passamos estes parâmetros da seguinte maneira: session.enableFilter("clientesAtivosOuInativos").setParameter("status", true);.

Um outro cenário onde a utilização da anotação @Filter se encaixa bem é quando temos uma aplicação que atende a vários clientes, e um cliente não pode ter acesso aos dados dos outros clientes. Neste tipo de aplicação, também conhecida como Multitenancy, podemos criar um filtro que recebe como parâmetro o id do cliente logado, e utilizar este filtro em todas as queries da aplicação.

Mais detalhes sobre Multitenancy pode ser visto neste post: Um produto para muitos clientes: implementando multitenancy. Lembrando que essas anotações usadas aqui são específicas do Hibernate, e não fazem parte da especificação JPA. Quem sabe em alguma próxima versão?

O projeto com os códigos mostrados neste post pode ser visto em: http://github.com/rcaneppele/hibernate-delete-logico

Para casos mais avançados, com possibilidade de auditoria detalhada, o Hibernate Envers (agora JBoss Envers) possibilita as mais diversas configurações.

Para quem quer aprender JPA com o Hibernate, a Editora Casa do Código lançou o livro que mostra como usar as tecnologias em conjunto com o framework JSF.

Você já teve que implementar um delete lógico na sua empresa? O que você usou?

Veja outros artigos sobre Programação