Educação para tecnologia: como projetar a jornada de aprendizagem significativa para as pessoas
Você já pensou como são feitos os cursos aqui na Escola de Programação/DevOps? Quem são as pessoas envolvidas? Como eles são pensados, organizados e implementados? Sua primeira resposta pode ser: ué, fácil… "é só buscar o que tá rolando de novo, ligar a câmera e PRONTO, o conteúdo está aqui na Escola para você mergulhar e se aprofundar no seu aprendizado.”
Mas não é bem assim que a coisa funciona!
Além da diversidade de profissionais envolvida na criação de um curso - que sim, envolve muitos processos e etapas - nos preocupamos muito com a didática e toda a experiência de aprendizagem envolvida nas formações e cursos que construímos.
Aqui na Alura, temos um time específico que “cuida” da visão educacional e da experiência de aprendizagem, o time de Didática, que é composto pelos Designers de Aprendizagem.
Então, se você quer saber mais sobre como a galera que respira educação atua na co-criação dos cursos, vem comigo!
Para começo de conversa: quem é uma pessoa designer de aprendizagem?
A palavra “designer” - traduzida da língua inglesa - significa “desenho”. No entanto, como muitos autores apontam, essa não é uma tradução mais adequada, principalmente pensando na expressão completa.
Segundo a autora Vani Kenski (2019), “em inglês, a palavra design refere-se a um processo de dar origem e desenvolver um projeto, em todas as suas fases e especificidades.” Portanto, trataremos o termo “design” como um processo de idealização, que inclui o planejamento, criação, desenvolvimento, concepção de algo para o uso, neste caso, conteúdos educacionais.
Com o avanço da Educação a Distância (EaD), houve a necessidade de ampliação e atuação de profissionais especializados nesta vertente de ensino. Sua ação pode ser variada, de acordo com as diferentes frentes em que atua. Pode ser desde a gestão macro da linha de produção de conteúdo, como micro, olhando especificamente para cada etapa - e também para a mídia - que prevalece no curso/formação que estiver desenvolvendo.
E se engana quem acha que esta área profissional é recente, pelo contrário, ela já está entre nós há bastante tempo, com diferentes tipos de atuação, inclusive mediadas pelas mídias mais tradicionais, como livros e textos didáticos, por exemplo.
Portanto, por trás dos conteúdos educacionais trabalhados em sala de aula - online e offline -, tem uma pessoa responsável por tornar aquela aprendizagem mais eficiente e atraente, a Designer de Aprendizagem (DA).
Como podemos perceber, é uma área muito ampla e complexa. O campo de conhecimento dos DAs se dedica a identificar, entender e aplicar as melhores metodologias e soluções para tornar os conteúdos educacionais interligados às metas de aprendizagem estabelecidas para o conteúdo.
Em resumo, não há como pensar em um planejamento de curso efetivo (didaticamente falando) sem a presença de uma pessoa DA na equipe, ajudando na busca de soluções educativas coerentes com os objetivos de aprendizagem elencados para aquele conteúdo!
Fonte: tenor.com
Conteúdos de programação e a jornada de aprendizagem
Bom, agora que conhecemos um pouco mais sobre quem é essa pessoa que participa na co-criação dos conteúdos educacionais e auxilia didaticamente as pessoas instrutoras com o olhar didático e certeiro da aprendizagem, que tal saber como os cursos são desenvolvidos?
Vou te levar até a nossa esteira de conteúdos para conhecer cada uma das etapas, sendo a primeira delas: a definição do tema, essa demanda pode vir de diversas partes, mas principalmente, das pessoas que estudam com a gente.
Com o tema definido, é hora de desenvolvermos a jornada - e a experiência - de aprendizagem que queremos proporcionar. Para isso, são feitas reuniões de alinhamento entre as lideranças (técnica e didática) e a pessoa instrutora para que possamos planejar e organizar como o conteúdo educacional será desenvolvido: quais temas, objetivos educacionais e projeto prático.
Com esse mapeamento inicial, é hora de colocar a mão-na-massa!
As etapas referentes à construção das aulas começam a ser desenvolvidas - sempre de olho, em como elas podem ser melhor abordadas e em consonância com a didática da Alura - e todas as ferramentas que serão utilizadas no desenvolvimento do curso.
As gravações começam com a supervisão das lideranças didática e técnica. Sendo aprovadas, a equipe de edição faz a mágica acontecer e em seguida, a equipe de webwriting, que transcreve tudo o que foi dito nas vídeoaulas, tornando os conteúdos mais acessíveis e diversificando mídias.
Fonte: elaboração própria
Ah, e a acessibilidade é algo que levamos bem a sério por aqui! Por isso, o apoio didático também fica atento a essa questão e atua ostensivamente para tornar o conteúdo o mais acessível possível.
E esta preocupação não se limita aos cursos, ela é extensiva para todos os produtos educacionais que produzimos aqui na Alura: artigos e Alura +, por exemplo.
Quer ver um exemplo prático?
No artigo PHP: uma introdução à linguagem, o Murilo Godoi, nos convida a entender: o que é PHP, como a linguagem funciona e como podemos utilizá-la, correto?
Pois bem, não adiantaria para nós (enquanto criadores de conteúdos educacionais) falar para você buscar a informação na documentação, pelo contrário , o nosso objetivo primário era desmistificar a documentação, tornando o seu conteúdo acessível e descomplicado para as pessoas que desejam conhecer mais a linguagem e a sua possibilidades de utilização - e apresentá-la para quem estava tendo o primeiro contato.
Para isso, elencamos uma jornada de leitura, inicialmente, convidando quem lê a entender o que seria o PHP, posteriormente a história de criação da linguagem, suas principais características, quem usa o PHP, as possibilidades de uso e uma reflexão sobre a usabilidade em geral da linguagem. Tudo isso munidos de muita didática, storytelling, comunicação descomplicada e uso de mídias (GIFs, imagens)!
O que é jornada de aprendizagem?
A jornada de aprendizagem é um “desenho” de um caminho, com um foco educacional, que tem como característica o aprendizado constante.
Esta “trilha de formação” pode ser utilizada tanto para um assunto específico, com um prazo estabelecido, quanto para um planejamento a longo prazo, com assuntos diversificados (mas que se complementam) visando um resultado palpável, no caso, o aprendizado contínuo da pessoa estudante.
Aqui na Alura, quando a pessoa DA projeta essa jornada, ela reflete e coloca em prática como essa experiência educacional será vivenciada, levando em consideração se os conteúdos abordados fazem sentido dentro das competências e habilidades requeridas para aquele curso; e se ao final da jornada, os objetivos foram alcançadas.
E claro, tudo isso sem deixar de lado o fator humano dos conteúdos, tanto para quem cria quanto para quem consome. Isto é, a pessoa DA deixa o processo de ensino-aprendizagem mais orgânico aliando os diferentes tipos de metodologias e teorias de ensino, focando sempre na eficiência do conteúdo produzido para ambas as partes.
Designer de Aprendizagem e Educação
Pensar e executar as jornadas e experiências de aprendizagem é complexo, trabalhoso, demanda tempo, acompanhamento e, principalmente, conhecimento técnico-didático. É um trabalho do campo da educação envolvendo: teorias, abordagens, estratégias e metodologias pedagógicas que embasam - e auxiliam - a tornar os conteúdos cada vez mais significativos para as pessoas.
Com o time de didática aqui da Alura, não é diferente!
Sempre temos a preocupação de aprimorar nossos produtos educacionais sem deixar as teorias de lado. Pelo contrário, entendendo como elas podem nos dar suporte e meios para tornar a sua experiência educacional ainda mais significativa.
Uma das teorias educacionais que levamos em consideração é aprendizagem significativa, que foi desenvolvida pelo teórico cognitivista David Ausubel (1918-2008). Para o autor, o fator isolado que influencia na aprendizagem está relacionado ao que a pessoa estudante já conhece sobre o conceito apresentado - sendo papel do mediador educacional, identificar e ensinar de acordo com esses conhecimentos “prévios”.
Logo, a pessoa DA, enquanto referência didática na co-criação dos conteúdos educacionais, identifica quais são os conhecimentos prévios requeridos (em conjunto com a liderança técnica) e agrega novos conhecimentos que se interliguem aos conteúdos já trabalhados, de forma que façam sentido, sejam fluídos e significativos.
Conclusão
Desenvolver conteúdos educacionais demanda tempo, muito estudo e aprimoramento didático constante. Por isso, na nossa esteira, trabalhamos sempre em conjunto, para desenvolver a melhor solução educativa e que corresponda ao desenvolvimento de habilidades e competências de aprendizagem.
Nosso propósito é: fazer você mergulhar em conhecimento!
Agora que já conheceu um pouco mais sobre como os cursos são desenvolvidos, que tal mergulhar em tecnologia nas formações e cursos aqui da escola de Programação /DevOps?
- Artigo Sua Jornada de estudos de programação na Alura
- Formação Iniciante em Programação
- Formação Node.js com Express
- Formação Python e Orientação a Objetos
- Formação Java e Orientação a Objetos
- Formação JavaScript para Back-End
- Formação ASP .NET
- Formação PHP
- Formação DevOps
Créditos:
Redação: Carolina Castro
Revisão Didática: Mayra Oliveira
Curadoria: Camila Pessôa