20 dicas de design visual para iniciantes

20 dicas de design visual para iniciantes
Maria Isabelle Silveira
Maria Isabelle Silveira

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Em um cenário em que o design visual desempenha um papel central, dominar seus fundamentos é essencial para transmitir mensagens de maneira ágil.

Ao ingressar no universo do design, o primeiro contato com a área pode parecer desafiador.

No entanto, dominar os princípios básicos do design visual é uma jornada envolvente, cheia de descobertas e avanço criativo.

Se você está iniciando no design, é muito comum que tenha dúvidas do que de fato está ou não agradável visualmente.

Afinal de contas, isolar sua opinião pessoal do que as pessoas em geral irão pensar não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos 20 dicas essenciais, especialmente para iniciantes, que oferecem um guia prático para criar conteúdos visuais mais atraentes.

1. Compreenda o Briefing

Antes de começar qualquer projeto, é primordial entender completamente o briefing. Converse com o cliente para compreender a mensagem que deseja transmitir e o público-alvo específico.

Ilustração nas cores preta e verde de várias mãos construindo uma interface. Uma delas está segurando uma lâmpada e outra uma estrela. Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. Estude Teoria das Cores

Dominar a teoria das cores é fundamental. Compreender as combinações harmônicas e contrastantes ajuda a criar designs visualmente significativos, permitindo explorar as relações geométricas entre as cores e aproveitar as nuances psicológicas associadas a cada combinação.

Ilustração da roda das cores, dando destaque para as cores primárias, secundárias e terciárias.

3. Priorize a legibilidade

A legibilidade é primordial. Escolha fontes adequadas, ajuste o espaçamento entre letras e evite cores de fundo que prejudiquem a leitura do texto.

É importante garantir um espaçamento entre linhas adequado para melhorar a clareza do texto e permitir que a pessoa leitora siga o conteúdo sem dificuldade.

Além disso, considere o tamanho da coluna e o uso de espaçamento consistente entre letras e espaços para produzir uma textura por igual, facilitando a leitura e a compreensão do conteúdo.

Print de um setor da página inicial do site da Alura.

4. Use grids

Utilize grids para organizar elementos de maneira coesa e criar layouts equilibrados.

Isso ajuda na distribuição uniforme de conteúdo e mantém a consistência visual, permitindo ajustar o design para diferentes tamanhos de tela de forma eficiente, garantindo uma experiência de usuário fluida em todos os dispositivos.

Gif animado do uso de grids na construção de um e-commerce.

Fonte: Dribbble

5. Aplique hierarquia visual

Destaque elementos importantes usando tamanhos, cores e posicionamento para criar uma hierarquia visual eficaz.

Isso guiará os olhos das pessoas naturalmente pela peça, utilizando proporções apropriadas para enfatizar informações essenciais, contrastes dramáticos para destacar elementos cruciais e uma tipografia cuidadosa para estabelecer uma ordem visual clara.

Ilustração de um cartaz de propaganda de uma marca de goma de mascar. Destaque para o uso das cores azul e vermelha na construção do cartaz, além disso, tem a ilustração de uma criança mascando o chiclete.

Fonte: Dribbble

6. Conheça os princípios de design

Estude princípios como equilíbrio, contraste, alinhamento, repetição e proximidade.

Aplicar esses conceitos fundamentais contribuirá para um design coeso, criando um ambiente visualmente agradável que guia o olhar do usuário de forma lógica, facilitando a compreensão e a interação com o conteúdo.

Ilustração na cor branca e em um fundo azul, representando os princípios de design. Sendo eles, contraste, repetição, alinhamento e proximidade.

7. Mantenha a simplicidade

Evite a tentação de adicionar elementos desnecessários. A simplicidade muitas vezes resulta em designs mais impactantes e fáceis de compreender.

Isso enfatiza as mensagens principais e reduz a distração visual e facilita a comunicação eficaz e a compreensão do conteúdo.

Imagem da logo da Nike Just do It na cor preta.

8. Escolha imagens de qualidade

Ao usar imagens, certifique-se de que tenham alta resolução e se alinhem ao conceito geral do design. Imagens nítidas e relevantes melhoram significativamente a qualidade visual.

Ilustração em tons de verde, representando um arquivo com várias imagens.

9. Experimente diferentes tipografias

Explore diferentes tipos de fontes, mas evite o excesso. Uma combinação de fontes pode adicionar variedade, desde que mantenham a coesão visual.

Imagem de um cartaz do filme Rocky 3. O fundo do cartaz está na cor vermelha, o título do filme da cor preta e as informações adicionais na cor amarela.

Fonte: Dribbble

10. Avalie a escala

Ajuste o tamanho dos elementos de acordo com sua importância no design. Elementos principais devem ter uma escala maior para se destacar.

Ilustração de uma mão mexendo na escala e dimensão de alguns elementos.

11. Crie contraste

Use contraste de cor, tamanho e forma para destacar elementos-chave. Isso adiciona dinamismo e chama a atenção para pontos específicos do design.

O contraste, quando usado de forma correta, não apenas torna a composição mais atraente, mas também facilita a compreensão do conteúdo, garantindo que a mensagem seja transmitida de forma clara.

Imagem com dois tons de vermelho, com a palavra “contrast”(contraste) repetida várias vezes.

Fonte: Dribbble

12. Seja consistente

Mantenha consistência em toda a peça, seja em termos de estilo, cor ou tipografia. Isso cria uma experiência visual coesa, estabelece um guia de estilo abrangente que descreve os elementos visuais da sua marca, como paleta de cores, tipografia, iconografia e diretrizes de espaçamento.

Print da tela inicial da Flash. Destaque para o uso da cor rosa de fundo e para o uso da cor branca nos textos.

13. Considere o espaço em branco

O espaço em branco é uma ferramenta valiosa. Use-o para destacar elementos, melhorar a legibilidade e criar uma sensação de equilíbrio, que permite uma distribuição equilibrada de elementos em um design.

Isso facilita a leitura e a compreensão do conteúdo e adicionar profundidade e clareza ao layout.

A imagem contém vários quadrados na cor roxa, em um fundo em um tom mais claro de roxo, e entre eles há um espaço vazio.

14. Adapte-se à plataforma

Considere a plataforma onde o design será exibido. As especificidades para mídias sociais, impressão e web podem variar, então ajuste seu design conforme necessário.

Imagem da logo 3d do Behance em um fundo azul claro.

Fonte: Dribbble

15. Inspire-se, mas não copie

Busque inspiração em outros designs, mas nunca copie diretamente. Adapte e personalize ideias para criar algo único.

Print da página inicial do site do Behance, onde estão em destaque alguns projetos de design.

16. Teste de usabilidade

Se possível, faça testes de usabilidade para garantir que seu design atenda às necessidades do público-alvo e seja fácil de entender.

Imagem de uma pessoa mexendo em um smartphone. Destaque para o smartphone e para o dedo indicador da pessoa.

17. Aprenda com feedbacks

Esteja aberto ao feedback. Avalie as críticas para aprimorar suas habilidades, criar designs cada vez melhores e para que promova seu desenvolvimento contínuo.

Gif animado de vários ícones em fundo verde, que representam feedbacks positivos e negativos.

Fonte: Dribbble

18. Use ferramentas adequadas

Familiarize-se com ferramentas de design gráfico como Adobe Illustrator, Photoshop ou ferramentas gratuitas como Canva. Escolha aquela que melhor se adapte às suas necessidades.

Gif animado dos ícones de algumas ferramentas da Adobe, como o Illustrator, In Design, Photoshop e After Effects.

Fonte: Dribbble

19. Aprimore suas habilidades de comunicação visual

O design visual é uma forma de comunicação. Certifique-se de que seus designs contenham uma história clara e transmitam a mensagem desejada.

Para isso utilize elementos visuais para educar, motivar e envolver o público e aplique princípios de design para comunicar essa mensagem de forma clara e atraente.

Esses cuidados garantem que o conteúdo seja tanto informativo quanto atraente e que os elementos visuais escolhidos criem significado para o seu público.

Ilustração de quatro mãos segurando cada uma uma peça de quebra-cabeça em diferentes tons de azul.

20. Mantenha-se atualizado

O design é um campo dinâmico. Esteja sempre atualizado com as tendências atuais e novas técnicas para manter suas habilidades afiadas.

Ilustração de uma mulher com um notebook no colo estudando e se atualizando. Destaque para o uso da cor vermelha e dos diferentes tons da cor azul.

Conclusão

O design visual não é apenas sobre a aplicação de técnicas; é uma narrativa visual que ganha vida através da experimentação, aprendizado contínuo e uma paleta única de criatividade.

Ao assimilar as nuances da teoria das cores, aprimorar a legibilidade do texto e explorar a magia do espaço em branco, você está moldando as fundações do seu próprio estilo visual.

Lembre-se sempre de que, como iniciante, você está em um caminho de crescimento. Celebre cada tentativa, aprenda com cada desafio e permita que sua jornada no design visual seja tão dinâmica quanto suas criações.

Ao aplicar essas dicas de forma consistente, você não apenas aprimorará suas habilidades, mas também estará criando um terreno sólido para o desenvolvimento de um estilo único e reconhecível.

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Mas se você já atua com design e quer aprimorar suas técnicas, temos a formação Design visual na prática, vale a pena conferir.

Nos vemos na próxima!

Revisão didática por: Cinthia Bregola

Maria Isabelle Silveira
Maria Isabelle Silveira

Graduada em Design pela Universidade Federal do Maranhão, com certificação em Designing High Impact Solutions pelo MITdesignX. Desde 2020, atuo na criação de elementos gráficos e, a partir de 2022, iniciei minha trajetória na área de UX/UI Design. Com mais de 2 anos de experiência, dediquei-me na construção de produtos digitais nos segmentos de educação, saúde e beleza, além da construção de produtos SaaS, dashboards e soluções para os mercados B2B e B2C.

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