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Crie uma paleta de cores incrível para o seu site

Crie uma paleta de cores incrível para o seu site
Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

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Seu site vai para o ar! Mas, e agora, quais cores usar? Bom, se você tiver uma paleta de cores já definida, o trabalho será mais fácil. Mas, e se não tiver, como fazer?

Neste artigo, vamos:

  • Conhecer a psicologia das cores;
  • Ficar por dentro de algumas paletas de cores aplicadas em projetos gráficos;
  • Aprender uma técnica que vai te possibilitar criar centenas de paletas de cores a partir de uma única amostra.

Vale lembrar que a experiência do usuário no seu site deve ser a melhor possível, de modo que ele consiga tanto encontrar o que procura quanto realizar uma ação em particular. Assim, é provável que ele volte mais vezes à sua página. Como já conversamos neste artigo as cores são um dos pilares fundamentais para uma boa navegação.

Começando pelo… começo: psicologia das cores

Antes de mais nada, é indispensável estar por dentro da psicologia das cores. Isso significa conhecer as associações que criamos entre cores e sentimentos, sensações, ações e objetos. Algumas delas são quase universais, como o azul remeter à água e o verde à natureza. Outras, nem tanto.

Considerando as sensações mais comuns que as cores transmitem, podemos dividi-las em três grandes categorias associadas à temperatura, conforme o conceito elaborado pelo psicólogo alemão Wilheim Wundt (1832-1920):

Quentes: são as cores mais dinâmicas e estimulantes. Geralmente associadas ao calor, à vitalidade, à excitação, à alegria e ao movimento. Dentro deste grupo, temos:

  • Vermelho: Associações mais comuns: energia, poder, paixão e amor. Comum em companhias aéreas, empresas automobilísticas e de alimentos.

  • Amarelo: Alegria e otimismo. Muito utilizada por restaurantes fast food e na comercialização de alimentos, por vezes em conjunto com o vermelho.

  • Laranja: Alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. Tem associação recorrente com empresas de tecnologia.

Veja alguns exemplos:

Logotipos de diferentes empresas, como Coca-cola, Toyota, RedBull, McDonald’,; Lay’s, Denny’s, Chupa Chups, Soundcloud, JBL e Continental.

Pense nos valores, conceitos e públicos associados a essas marcas que escolheram cores mais quentes. Certamente, são diferentes dos das demais empresas que optaram por outras cores.

Frias: esse segundo conjunto apresenta as cores tidas como estáticas e suaves, que podem passar a mensagem de calma e tranquilidade. Além disso, estão relacionadas ao frio, à água e ao gelo. São elas:

  • Azul: Confiabilidade, segurança, tranquilidade e serenidade. Empresas de tecnologia que trabalham com informação costumam adotá-la.

  • Verde: Natureza, esperança, saúde, vitalidade e juventude.

  • Roxo: Luxo, criatividade, mágica e sabedoria.

Exemplos:

Logotipos de diferentes empresas, como Dell, PayPal, Skype, Whole Foods,John Deere, Land Rover, Taco Bell, Hallmark Channel, Yahoo!

As cores frias passam uma mensagem bem diferente das quentes, não acha?

Neutras: Por fim, esse grupo compreende os tons pastéis e pouco saturados, que refletem pouca luz e, como diz o nome, não estão diretamente ligadas às sensações opostas como as quentes e frias.

  • Cinza: Estabilidade, solidez e sofisticação.

Lembre-se de que culturas locais têm grande influência na percepção das cores. Embora todas as associações entre cores e sensações sejam baseadas em tendências, você não é obrigado a segui-las. As cores que você vai escolher para o seu projeto devem acompanhar uma linha de raciocínio que faça sentido dentro do projeto. Ou seja, suas decisões podem, inclusive, ir contra as tendências, se esse for o seu objetivo. O importante é criar um conceito sólido e aplicá-lo no seu trabalho.

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Montando a paleta

Tendo em vista que o seu projeto já tenha pelo menos uma cor definida - seja pelo logo ou pela psicologia das cores - é preciso, então, gerar uma paleta, afinal de contas o seu site vai pedir cores variadas.

Quantas cores você deve escolher? Não há uma fórmula mágica para isso, mas o ideal é que fique entre três e cinco cores. Com mais do que cinco a sua mensagem vai se tornar confusa e menos que três vai limitar as suas aplicações.

A técnica

Vamos partir de uma amostra inicial e derivar novas cores variando brilho e saturação. Como? Deixa eu te mostrar:

Interface de um seletor de cores - Color Picker.

Primeiro selecione a cor em si. Ela não pode ser exageradamente saturada (indicado pela porcentagem na letra S nesta tela).

Eu estou utilizando o seletor de cores (Color Picker, em inglês) do Photoshop, mas você é livre para usar qualquer outro software gráfico em que seja capaz de realizar edições básicas de Matiz, Saturação e Luminosidade. O mais importante é captar o processo do que a ferramenta em si, beleza?

Interface de um seletor de cores - Color Picker.

Imagine, então, uma linha curva passando bem no meio dessa amostra, indo do canto superior esquerdo do seletor de cores até o canto inferior direito. A proposta é que você selecione cores seguindo essa linha.

Interface de um seletor de cores - Color Picker.

Pontos mais para baixo e para a direita contemplarão tons mais escuros e mais saturados. Já os pontos mais para cima e para esquerda vão eleger tons mais claros e menos saturados. A ideia é que você selecione pelo menos quatro cores mais claras e quatros cores mais escuras a contar da amostra inicial (a única cor que você já tinha).

Interface de um seletor de cores - Color Picker.

Além disso, vamos experimentar pequenos ajustes no matiz (Hue, em inglês). O matiz nada mais é que a cor pura, sem propriedades de saturação e brilho (expressos pelas letras S e B, respectivamente). Os matizes se encontram na barra colorida destacada na imagem acima, num espectro que contempla valores de 0 a 360 (letra H), cada um deles representando um matiz em particular. Quando combinados com porcentagens de saturação e brilho, temos literalmente milhões de cores distintas.

Interface de um seletor de cores - Color Picker.

Na sequência, pinte uma linha na sua prancheta de trabalho com a cor inicial.

Interface de um seletor de cores - Color Picker.

A amostra seguinte, mais acima e à esquerda é menos saturada: 56% versus 69% da anterior e mais clara: 86% x 75%. O matiz também é diferente: 230 agora, contra 210 de antes.

Imagem mostrando uma paleta de cores.

Repita o processo até completar quatro tons mais claros e quatro mais escuros. Com isso, já chegamos a uma uma paleta bem satisfatória. Se quiséssemos, poderíamos eleger cinco cores dentre as opções acima. Mas, na verdade, vamos dar um passo além e formar ainda mais alternativas.

Interface de um seletor de cores - Color Picker e uma paleta de cores.

Para isso, utilizaremos o ajuste Hue/Saturation do Photoshop. Como o nome já diz, ele controla o matiz e a saturação, e, além disso, a luminosidade (Lightness, em inglês). Selecione uma parte da paleta e experimente novos valores desses três parâmetros. Para ter maior variedade de tons, traga valores opostos para saturação e luminosidade (que é a mesma lógica da linha curva). Ou seja, valores positivos para um e negativos para outro. Cuidado para não exagerar!

Interface de um seletor de cores - Color Picker e uma paleta de cores.

Faça o mesmo processo mais uma vez, só que agora invertendo os valores de Saturation e Lightness e escolhendo outro para o Hue. Dessa forma, temos três linhas de cores: no centro, a paleta original; em cima, a paleta menos saturada e mais clara; e embaixo, a paleta mais saturada e mais escura.

Agora é com você!

Selecione cinco tons dentre todas as cores que foram geradas no exercício. Não existe uma regra para decidir quais devem ser eleitas, mas o ideal é ter ao menos uma clara, uma escura e uma “normal” (da linha do centro).

Imagem mostrando três paletas de cores.

Eu aproveitei essas três paletas a partir de todos os tons anteriores. Muitas outras são possíveis! Você pode ainda repetir o mesmo processo de ajuste de valores de Hue, Saturation e Lightness com as paletas novas e chegar a uma infinidade de resultados diferentes.

Concluindo

Neste artigo, aprendemos sobre as três categorias da psicologia das cores (quentes, frias e neutras) e vimos uma técnica para montar uma paleta de cores a partir da derivação de novas cores, variando brilho e saturação.

E agora, como você vai usar as cores em seu site? Nesse Alura+ falamos exatamente sobre isso. Nele, você vai conhecer a técnica 60-30-10 para aplicar uma paleta de cores ao seu projeto.

Se quiser mergulhar ainda mais fundo nesse universo, temos também o curso Cores para Designers: Escolhendo e Trabalhando com Cores em um Projeto, no qual você vai entender mais sobre a roda cromática, como criar harmonias cromáticas, a testar paletas de cores e a criar peças gráficas que ajudem a defender suas opções de cor.

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico de formação, com experiência no mercado de mídias impressas e virtuais. Hoje, sou instrutor de design na Alura e já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

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