Consultoria de tecnologia: tudo o que você precisa saber para trabalhar na área
Não é nenhuma novidade que hoje a tecnologia permeia praticamente todos os aspectos do dia a dia das empresas, tornando-se algo essencial para a inovação e crescimento dos negócios. Com isso, a consultoria na área da tecnologia tem se destacado como uma carreira promissora, pois muitas empresas estão buscando desenvolver, incorporar ou melhorar diferentes tipos de tecnologia para se destacar da concorrência.
E é justamente aqui que surge uma grande oportunidade para profissionais da área atuarem como consultores e consultoras, tendo a missão de coordenar esse processo para que dê certo! Logo, se você tem interesse em embarcar nesse universo desafiador e gratificante, este artigo é para você! Nele, vamos explorar o que é a consultoria em tecnologia, como se preparar para esse modelo de negócio e os benefícios de se tornar um consultor ou consultora na área.
Mas, afinal, o que é consultoria?
Sabe quando você vai ao consultório médico tratar algum problema de saúde e chegando lá você passa por um diagnóstico para receber um tratamento específico para o seu caso? Quando falamos de consultoria, a mesma lógica se aplica! Isso porque a consultoria é uma atividade na qual especialistas em determinada área oferecem conhecimento, orientação e soluções para empresas, ou clientes individuais, em questões relacionadas à sua especialização técnica.
Desta forma, profissionais que atuam com consultoria são sempre contratados para ajudar a resolver problemas ou demandas específicas de um cliente. Contudo, é importante deixar claro que o objetivo desta profissão não é “fazer o trabalho pela pessoa cliente”, mas orientá-la a como fazer isso, para que seja possível resolver o problema!
Na área tech, uma consultoria nada mais é do que um serviço especializado de suporte em questões relacionadas à tecnologia, envolvendo o mapeamento de necessidades dos clientes, o planejamento de projetos e a elaboração de estratégias utilizando ferramentas tecnológicas.
Na prática, isso significa que uma pessoa consultora de tecnologia aconselha as empresas em questões referentes à área de TI, o que permite a otimização da infraestrutura desse setor e leva, com mais facilidade, a atingir as metas e os objetivos de negócio. Portanto, a consultoria de tecnologia não faz necessariamente o trabalho de instalar softwares ou novos aparelhos nas empresas, mas avalia e indica soluções para melhorar a sua gestão, ensinando sobre essas práticas a todas as pessoas envolvidas.
No início, um setor pequeno dentro das consultorias de gestão, a tecnologia da informação (TI) cresceu em importância e hoje é um setor independente altamente rentável. Entre as empresas renomadas que atuam nesse setor estão a Accenture, IBM Global Business Services, Deloitte, e outras, todas com presença estabelecida no Brasil. Até mesmo consultorias estratégicas tradicionais, como a McKinsey & Co., hoje possuem um segmento especializado em tecnologia - o Business Technology Office, com aproximadamente 700 consultores atuando em mais de 30 países.
Contudo, saiba que existe espaço no mercado de tecnologia para pequenas empresas de consultoria, ou mesmo consultores e consultoras independentes. A grande vantagem de atuar com consultoria de tecnologia é a crescente procura por esse tipo de serviço. À medida que as empresas automatizam, padronizam e se atualizam, muitas vezes é essencial contar com especialistas para fazer isso de maneira correta e organizada. Então, se você deseja trabalhar nesta área, poderá atuar com qualquer tipo de necessidade tecnológica que o cliente possa apresentar, podendo se especializar naquela que você mais se identificar.
Como funciona na prática uma consultoria em tecnologia?
Assim como em qualquer outro tipo de atividade profissional, a consultoria envolve a execução de alguns processos-chave. Confira abaixo algumas responsabilidades que normalmente um consultor ou uma consultora em tecnologia assumem:
1. Identificar as necessidades
O ponto de partida de qualquer consultoria é diagnosticar que tipo de problema o cliente possui, para que mais adiante a pessoa consultora possa ajudar a resolvê-lo. Para isso, é preciso mapear o cenário atual da área de tecnologia deste cliente.
Neste momento, é comum fazer bastante perguntas e anotar as informações mais relevantes. Em alguns casos, é preciso realizar uma pequena imersão na empresa e observar os times de TI em ação. Toda essa coleta de informações é necessária para que a pessoa consultora consiga conhecer bem a realidade do cliente que irá atender.
Ao fazer este reconhecimento é possível identificar quais pontos podem ser melhorados, quais processos podem ser adicionados, que tipo de recurso é necessário ou mesmo quais boas práticas podem ser implementadas pelas pessoas.
2. Elaborar um programa de trabalho personalizado
Tanto as áreas quanto às demandas de tecnologia de cada cliente tem suas particularidades, isso porque as próprias empresas são diferentes, mesmo que atuem no mesmo mercado. Logo, após identificar as necessidades específicas de um cliente, a pessoa consultora precisa elaborar um plano de ação personalizado, que faça a melhor utilização dos recursos tecnológicos que a empresa contratante possui. Isso significa orientar as ações que serão colocadas em prática pelo cliente e o time dele, além de indicar quais as ferramentas mais adequadas para cada tipo de situação.
3. Construir e implementar uma solução junto ao cliente
O sucesso de uma consultoria de TI está bastante ligado ao engajamento do cliente com o projeto. Uma boa conduta é manter uma proximidade com a empresa ou pessoa contratante, promovendo dinâmicas em grupo para que as soluções dos problemas sejam discutidas e criadas coletivamente.
O compartilhamento de ideias aumenta as chances de surgirem insights interessantes, bem como ajudam a pessoa consultora a adequar as estratégias do seu plano de ação à realidade da empresa. Nesse sentido, o papel do consultor é mediar os encontros do time, acompanhar a implantação das ações e ajudar no monitoramento dos resultados.
4. Analisar resultados e fornecer feedback
Após mapear a realidade do cliente, desenvolver um plano de ação e ajudar a implementá-lo, é hora de encerrar o processo de consultoria. Este encerramento envolve uma apresentação de resultados e um feedback da pessoa consultora para o cliente. Essa apresentação pode ser feita de diferentes formas, desde um relatório minucioso até um resumo conciso das principais transformações ocorridas em decorrência da consultoria.
O importante nesta etapa é demonstrar não apenas o progresso alcançado, mas também as áreas que ainda demandam melhorias. Esse panorama abrangente capacita o cliente a compreender o valor da consultoria e, ao mesmo tempo, oferece à pessoa consultora insights valiosos para aprimorar seus métodos de trabalho.
Áreas de atuação de uma pessoa consultora de tecnologia
Hoje, há vários tipos de consultoria que auxiliam na estruturação, gestão, implementação e no uso de novas tecnologias nas empresas. Assim, além de saber quais os processos-chave da rotina de uma consultoria de tecnologia, é importante que você conheça as principais áreas de atuação dentro deste mercado:
- Estratégia de TI: Desenvolvimento de planos estratégicos para alinhar a tecnologia com os objetivos de negócios da empresa, avaliando e implementando novas tecnologias para impulsionar o crescimento.
- Segurança Cibernética: Proteção de sistemas, redes e dados contra ameaças, desenvolvendo políticas de segurança, implementando soluções de segurança e realizando auditorias.
- Desenvolvimento de Software: Criação e implementação de aplicativos, sistemas e soluções de software personalizadas para atender às necessidades específicas de uma organização.
- Consultoria em Nuvem: Auxílio na migração, configuração e otimização de soluções baseadas em nuvem, como AWS, Azure, Google Cloud, entre outras.
- Análise de Dados: Ajuda na interpretação e utilização de dados para tomada de decisões, incluindo análise preditiva, mineração de dados e Business Intelligence.
- Integração de Sistemas: Integração de diferentes sistemas de tecnologia para otimizar a comunicação e o compartilhamento de informações dentro da organização.
- Transformação Digital: Assessoria na transição de processos analógicos para digitais, buscando aprimorar a eficiência e o desempenho da empresa.
- Gestão de Projetos de Tecnologia: Supervisão e gerenciamento de projetos de tecnologia, garantindo que sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.
Estas são apenas algumas das áreas em que os consultores de tecnologia podem atuar, e muitos deles podem oferecer serviços em mais de uma dessas áreas, dependendo das necessidades específicas de cada cliente.
Benefícios de trabalhar com consultoria
Indiferente da área de atuação que você escolher trabalhar, saiba que os benefícios de trabalhar com consultoria vão além do aspecto financeiro. Ao escolher essa profissão, você garante uma rotina de trabalho dinâmica e muito gratificante, pois envolve:
1. Diversidade de Projetos
Na prática, a pessoa profissional de tecnologia da informação que escolhe seguir na área de consultoria, deixa de trabalhar em apenas uma empresa para trabalhar em várias: os clientes. Essa diversidade de desafios e projetos mantém o trabalho dinâmico, evitando a monotonia.
2. Flexibilidade e Autonomia
A consultoria em tecnologia muitas vezes oferece flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalhar remotamente. Além disso, você pode ter mais controle sobre os projetos que aceita.
3. Aprendizado Contínuo
Por ser uma carreira que exige aprendizado constante, a consultoria proporciona uma trajetória de crescimento profissional e pessoal significativa em comparação a outras áreas profissionais.
4. Impacto direto nos resultados dos clientes
Quando você resolve problemas para empresas e pessoas, a sua influência é direta no sucesso delas. Isso não só é incrivelmente satisfatório, mas também mostra como o trabalho de consultoria em tecnologia é relevante para a transformação de negócios, valorizando ainda mais esta área de atuação profissional.
Como se preparar para prestar consultoria
Agora que você já sabe o que é consultoria e conhece um pouco mais sobre esta atividade dentro da área de tecnologia, é hora de entender como se preparar para dar os primeiros passos nessa profissão! Para passar o seu conhecimento e ajudar outras empresas a alcançarem seus objetivos, é muito importante:
1. Investir em educação e certificações
Uma base sólida de conhecimento é essencial. Invista em educação formal, como graduação em áreas relacionadas à tecnologia, e considere certificações específicas na área em que deseja atuar, como certificações em nuvem, segurança da informação, desenvolvimento de software, inteligência artificial, gestão ágil, entre outras.
2. Adquirir experiência prática
Ter prática e conhecimento técnico são essenciais para trabalhar com consultoria, pois este é um serviço especializado em uma área específica, a de tecnologia. Normalmente, clientes contratam consultores e consultoras buscando uma orientação, logo, buscam uma pessoa profissional com conhecimento e experiência comprovados.
Neste contexto, ter experiência trabalhando em empresas na área de tecnologia, ou mesmo em outras consultorias que atendem clientes com demandas de tecnologia, pode ser um bom começo! Mas se você está começando e deseja ter mais confiança para oferecer o seu conhecimento, busque oportunidades de estágio, projetos voluntários ou freelancers para ganhar experiência prática. Isso não apenas aprimora suas habilidades enquanto uma pessoa consultora, mas também constrói um portfólio valioso para fechar contratos com clientes em potencial.
3. Desenvolver habilidades interpessoais
Ao trabalhar com consultoria você vai lidar diretamente com pessoas, entender suas necessidades e apresentar soluções de forma clara e eficaz. Portanto, habilidades de comunicação, gestão de tempo e resolução de problemas são essenciais de serem desenvolvidas. Reflita e identifique quais delas você precisa aprimorar. Se precisar de ajuda, aqui na Alura temos diferentes cursos que podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal!
4. Conhecer o mercado
Para começar uma consultoria, é preciso entender bem a área e o mercado de tecnologia. Por isso, é interessante dar uma olhada em empresas concorrentes e ver como elas estão atuando. Ao fazer isso, é possível identificar se há algum espaço que ninguém está atendendo ou mesmo ter uma ideia de quais serviços você poderá oferecer e de que forma poderá se diferenciar dos seus concorrentes.
Conhecer a área de tecnologia também envolve conhecer suas particularidades, ou seja, suas principais demandas, diferenciais e nichos que podem ser atendidos. Para isso, busque se manter atualizado sobre as notícias de negócios desse mercado, além de conversar com outros profissionais da área.
Por fim, ficar por dentro das últimas novidades e tendências tecnológicas também é super importante, afinal, consultoria envolve uma atualização contínua. Por isso participar de eventos especializados da área, como conferências, feiras e workshops é uma ótima estratégia.
5. Planejar o seu negócio
Trabalhar com consultoria de forma autônoma é o mesmo que abrir um negócio. É preciso encarar o trabalho como uma empresa, logo, é muito importante que você planeje tudo nos mínimos detalhes. Este planejamento envolve definir que tipo de cliente você irá atender, que tipo de consultoria irá ofertar ou mesmo qual o processo que irá utilizar nos atendimentos.
Além desses fatores, ao planejar seu negócio você deve considerar a estrutura que será necessária para começar a prestar consultoria, como o local onde irá atender seus clientes, os equipamentos e materiais que serão necessários e, ainda, se precisará de ajuda de outros profissionais terceirizados.
É hora, também, de pensar na identidade da sua empresa, como você vai apresentá-la ao mercado? Esse tipo de detalhe importa bastante, uma vez que a profissão de consultoria depende da construção de confiança, logo, o profissional deve comunicar uma imagem que transmita isso.
6. Abrir um CNPJ
Formalizar o seu negócio em uma empresa, com um registro de CNPJ é fundamental para crescer na profissão de consultoria. Embora seja possível começar a atender pequenas empresas informalmente, para fechar contratos com empresas maiores é necessário a emissão de notas fiscais. Portanto, registrar formalmente a sua empresa não é só um processo necessário, como também algo que aumenta a sua credibilidade no mercado.
Conclusão
A consultoria em tecnologia desempenha um papel central na evolução constante das empresas, sendo crucial para sua adaptação e crescimento em um ambiente em constante mudança. Ao se inserir nessa profissão dinâmica, você tem a oportunidade não apenas de contribuir para os resultados dos clientes, mas também de se desafiar constantemente. Isso porqueessa carreira oferece um caminho repleto de desafios estimulantes e recompensas profissionais, permitindo que você seja um agente ativo no progresso tecnológico. Em um cenário onde a digitalização se torna cada vez mais essencial, a consultoria em tecnologia mantém-se como uma área fundamental, garantindo sua relevância contínua para moldar e impulsionar a inovação no mundo dos negócios.
Quer saber mais sobre inovação, tecnologia e negócios? Assine a newsletter da Alura Para Empresas e receba insights mensais direto em sua caixa de entrada.
Referências
Block, Peter. Consultoria infalível: um guia prático, inspirador e estratégico. M.Books: São Paulo, 2012.
Weiss, Alan. A Bíblia da Consultoria: métodos e técnicas para montar e expandir um negócio de consultoria. Autêntica Business: Belo Horizonte, 2017.