Comunidades de UX: quais seguir?
Você sabe para que servem as comunidades digitais? Ou mesmo já participou de um grupo coletivo da área de UX Design?
Hoje vamos conversar sobre o papel dessas comunidades e como você pode segui-las. Veremos também:
- Como surgiu a comunidade Vagas UX;
- Qual a importância de participar de uma comunidade;
- 8 dicas de comunidades para você acompanhar.
Vamos lá?
O que são as comunidades virtuais?
As comunidades online são locais em que podemos interagir e trocar conhecimentos com pessoas que tenham interesses em comum com os nossos.
Elas podem ser formadas por grupos em redes sociais, páginas que postam conteúdos, fóruns e qualquer outro meio de comunicação virtual.
Como surgem as comunidades?
Fizemos uma breve entrevista com a Marianna Piacesi, fundadora da Vagas UX, para entender como surgiu a comunidade e como ela se desenvolveu ao longo do tempo. Vamos ver o que a Mah tem a nos dizer!
Qual a sua história com a área de UX Design?
Mah - Sempre gostei um tanto de design desde criança, brincando com Photoshop e desenhando coisas por aí. Me formei em Comunicação e comecei a trabalhar atuando em uma agência de publicidade com direção de arte. Encontrei então a área de UX como uma evolução natural de todo o processo que já praticava e aos poucos fui aprendendo como migrar para esse cenário. Também comecei a fazer mentorias e a trocar bastante com a comunidade como um todo.
Como surgiu a ideia de criar uma comunidade?
Mah - A ideia da iniciativa era compartilhar uma lista bem documentada de links úteis que eu compilava nos meus favoritos, o que depois se tornou o Guia do Product Designer. Com isso, as pessoas gostaram muito da ideia e pediram para que fosse possível indicar mais coisas, como vagas. Assim surgiu a iniciativa Vagas Para Iniciantes. Cada vez mais próxima das pessoas que acompanhavam esses projetos, me foi pedido para criar um grupo para trocar experiências sobre esses temas.
E assim, surgiu a comunidade. Não foi algo planejado e sim natural, junto com a troca com as pessoas que já acompanhavam os meus projetos ao longo desse período. Acredito que é por conta disso que foi crescendo de forma orgânica e até hoje a comunidade é bem movimentada e com conteúdo relevante para todos, pois se as pessoas estão ali, é porque elas realmente buscaram encontrar aquele conteúdo e isso faz toda a diferença quando falamos de pessoas, necessidades e interação em uma comunidade.
Como foi e está sendo o processo de desenvolver uma comunidade?
Mah - Incrível e surpreendente. Cada vez mais me orgulho e aquece meu coração saber que as pessoas fazem questão de acompanhar a iniciativa, indicá-la sempre que possível e ainda apoiá-la. Posso dizer que uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida foi ter criado e conseguir organizar essa comunidade todos os dias intercalando com meu trabalho e tempo livre, junto de voluntários incríveis que me apoiam nessa jornada.
A parte mais marcante, sem dúvida, é quando recebemos relatos de pessoas que possivelmente nunca cheguei a conversar, mas dizem se sentir gratas e que se identificam com a iniciativa, contando como todas as dicas a ajudaram a conseguir uma oportunidade na área ou ao menos serviram como uma grande orientação.
E esse sempre foi o grande propósito da iniciativa, apoiar e trazer pessoas interessadas na área e que ainda não têm tanto conhecimento, poder de investimento e/ou oportunidades, e fazer essa migração ser possível, com orientação, instrução e direcionamento.
Desde que haja interesse e determinação, fazemos o possível pra educar e apoiar o profissional iniciante em UX.
O que a VagasUX faz e oferece aos seus participantes?
Mah - A iniciativa oferece, acima de tudo, apoio e orientação. Somos uma rede de suporte e a ideia é que todos se sintam confortáveis em fazer trocas com os participantes. Nós oferecemos uma newsletter quinzenal com dicas e conteúdos, a iniciativa das Vagas Para Iniciantes, onde postamos vagas de emprego exclusivas para pessoas que estão começando na área, e o Guia do Product Designer, que funciona como um norte de como se aventurar sozinho nessa jornada e dar o primeiro passo.
Temos parceiros incríveis como a Alura e diversas outras escolas que nos apoiam com sorteios de bolsas e descontos em cursos para dar continuidade no aprendizado das pessoas. E ainda contamos com diversas outras iniciativas como a base de iniciantes da comunidade, a base de mentores e o Medium, onde as pessoas podem submeter artigos.
Também fazemos lives todo mês com convidados do mercado para falar sobre temas relevantes e temos novos projetos em andamento como o Desafio Apoie uma ONG, para engajar as pessoas a estruturarem um portfólio com um caso real e ainda conseguirem ajudar uma instituição que precisa de apoio. E as ideias são infinitas, cada vez buscamos mais iniciativas e pessoas interessadas em apoiar a comunidade e fazer a diferença no mercado de UX.
Quais outras comunidades de UX você acompanha e recomenda para quem está lendo este artigo?
Mah - Acompanho muito a comunidade Todas as Letras, a PretUX e a UX Collective, em que gosto muito de trocar ideias com todos e apoiar sempre que possível esses outros contextos. E essa é a parte incrível de atuar em uma comunidade: não é necessário existir concorrência e sim, cada vez que surge uma nova comunidade, sabemos que isso só tem a agregar e reforçar nosso papel e propósito.
Se estamos inspirando, movimentando, apoiando e construindo juntos, nosso trabalho está feito. E ele nunca acaba, estamos sempre por aqui movendo e travando pequenas grandes batalhas. Nem sempre elas são visíveis, mas sabemos que fazem toda a diferença. Se fez a diferença pra uma pessoa que seja, já nos deixa muito feliz e engajados para continuar!
A importância de participar das comunidades
Uma comunidade está sempre trocando ideias, compartilhando conhecimentos e ajudando os integrantes.
E ao participar de uma comunidade online você consegue ter novos aprendizados, conhecer pessoas e encontrar diversas oportunidades na área.
Por isso, ser membro(a) de uma comunidade virtual pode ser muito benéfico para seu crescimento, tanto pessoal como profissional!
8 Comunidades para acompanhar
Separamos algumas comunidades super legais de UX para explicar o que elas oferecem e qual o papel delas na sociedade. Além disso, vamos te mostrar como encontrar e seguir cada uma dessas iniciativas. Bora lá!
Vagas UX
A VagasUX é uma comunidade que visa compartilhar oportunidades de emprego voltadas para designers iniciantes. Além disso, sempre fazem sorteios de bolsas de estudos de diversos cursos e formações na área de Experiência do Usuário.
Podemos encontrar essa comunidade no Linkedin, Instagram e no Telegram.
UXCO
A UXCO é uma comunidade virtual que oferece diversos eventos, aulas e seminários de UX Design. A fim de ajudar as pessoas iniciantes, seus conteúdos são sempre ricos, acessíveis e fáceis de entender.
Encontramos a comunidade ativamente no Linkedin, Instagram e Telegram.
Ladies That UX
Uma comunidade global com foco em atingir as mulheres da área de UX. As páginas Ladies That UX compartilham oportunidades, conteúdos, sorteios de bolsas, descontos em cursos e muitas outras coisas para agregar na jornada feminina na tecnologia.
Existem várias páginas da LTUX no Brasil, e podemos encontrá-las no Instagram e Linkedin. Basta procurar pelas palavras “Ladies That UX” que várias dessas iniciativas vão aparecer, geralmente divididas pelos estados ou regiões do Brasil!
PretUX
A PretUX é uma iniciativa que visa potencializar a inserção de pessoas pretas no mercado de trabalho na área de UX. Com o oferecimento de palestras, mentoria, bolsas de estudo e muito conteúdo digital, a comunidade apoia e participa do desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas pretas.
Podemos encontrar mais informações a respeito no site da iniciativa.
Todas as letras
A Todas as Letras é uma comunidade e organização social que busca inserir pessoas LGBTI+ em tecnologia. Com a distribuição de palestras, sorteios de bolsas e eventos gratuitos, a comunidade trabalha para transformar a área de tecnologia em um ambiente cada vez mais inclusivo.
O site Todas as letras é uma ótima forma de descobrir mais sobre a organização e escolher qual meio de comunicação você quer seguir!
UX Collective
A UX Collective é uma comunidade independente em que designers podem publicar artigos e estudos de caso. Conhecida globalmente, a comunidade também possui uma plataforma nacional com diversos conteúdos escritos por brasileiros.
Podemos encontrar esses textos no site da UX Collective Brasil.
Jovens UX & UI Designers
Uma comunidade que estimula a interação e colaboração entre os participantes por meio de desafios de design. Contam também com a propagação de diversos conteúdos e meios de comunicação.
Podemos encontrá-la no Instagram, Linkedin e no Telegram.
UX Para Minas Pretas
Uma startup de apoio e fortalecimento, tanto educacional quanto profissional, para as mulheres negras que queiram se inserir no mercado de trabalho tecnológico. Por meio de rodas de conversas, divulgação de oportunidades e muitos conteúdos agregadores, a comunidade ajuda a aumentar a presença de mulheres pretas no cenário de tecnologia e UX.
Podemos encontrar mais informações na página do Notion do projeto, e segui-lo mais de perto pelo Linkedin e Instagram!
Concluindo
Neste artigo, compartilhamos várias comunidades de UX Design e como uma dessas iniciativas surgiu. Vimos que:
- Comunidades são importantes, pois agregam muito na vida pessoal e profissional de quem participa;
- As comunidades virtuais podem surgir de forma natural;
- Podemos acompanhar as comunidades de UX em diversas redes sociais, consumir o conteúdo compartilhado e também colaborar de forma ativa!;
- Muitas comunidades movimentam causas sociais e contribuem para que a área de UX tenha mais diversidade e seja inclusiva.
Curtiu a nossa conversa? Aqui na Alura temos muitos outros conteúdos para que você possa aproveitar e mergulhar no mundo da tecnologia! Vamos deixar algumas sugestões por onde você pode começar:
Bora mergulhar em tecnologia?
Créditos das ilustrações: Storyset