Como um curso de fotografia pode ajudar um designer?
Ser designer permite a atuação em variadas áreas, e uma delas é a fotografia. Ela pode estar presente dentro do curso de design como disciplina das graduações de design gráfico, industrial, moda e produto... Mas, além disso, é capaz de ser estudada fora do ambiente acadêmico em diversos outros contextos e possibilidades.
Você está conhecendo esse mundo agora? Então, é importante saber por que design e fotografia podem se complementar e entender a importância que um curso de fotografia em sua qualificação profissional!
Afinal, qual a relação entre design e fotografia?
Desde o início dos tempos os homens procuraram se comunicar e expressar as suas ideias, usando sons, imagens, signos, evoluindo as técnicas de comunicação com o passar dos anos.
Assim, em dado momento a busca passou a ser pela melhor forma de conservar um conteúdo. Chegamos à impressão a partir do papel, que, além de útil, tinha um preço acessível e estava ao alcance de todos.
Dessa maneira, o uso da fotografia para expressar ideias fez-se necessário, contribuindo para o nascimento do design e da própria fotografia.
Qual a importância de se ter um curso de fotografia no currículo?
Como em qualquer outra área, um profissional de design quer ser bem-sucedido e, para isso, é importante vender seus projetos
Um designer deve ter em mente que precisa sanar uma necessidade: a vontade do cliente. Logo, precisa trabalhar bem em seu produto, na imagem geral dele e em como causar boas reações. Quando um trabalho consegue atingir essas características, com certeza significa que foi bem-feito.
Logo, a importância de se produzir e compartilhar imagens ou fotos com ótima qualidade dos seus produtos se reflete na própria divulgação dela, como também na personalidade do seu tipo de trabalho e nos créditos que seu negócio tem.
Dessa forma, projetos visuais que se encontram em baixas resoluções e sem nenhuma criatividade, mensagem ou contexto, serão totalmente ignorados por possíveis clientes, e não é isso que você quer, certo? Então, um curso pode melhorar e muito essa perspectiva.
Sem se qualificar, você corre o risco de tirar fotos, mesmo com uma câmera de nível profissional, sem nenhum conceito, objetivo e linha de raciocínio sobre o que se deseja produzir.
Se o seu objetivo com esse trabalho é vender, divulgar, atrair, mostrar sua marca, se promover ou adquirir simpatia do público, é preciso bem mais que somente tirar algumas fotos e sair postando por aí.
É fundamental fazer um curso de fotografia se você, como designer, deseja que seu trabalho possua uma identidade e que os seus projetos ou serviços sejam exibidos de uma maneira interessante e atraiam seu público-alvo.
A importância que a fotografia tem nas peças de publicidade, como ilustrações de marketing, obras artísticas e outros, está aí para comprovar essa importância da qual estamos falando. O trabalho de encantamento que a fotografia possui no mercado é consequência da imagem criativa e de boa qualidade que se é feita a partir dela.
Para exibir e vender produtos pelos meios da internet, por exemplo, a importância da fotografia se torna ainda maior, pois, por mais que o cliente não possa tocar nos itens, as fotos são os meios de suprir a experiência que ele teria com o produto real.
Detalhando ainda mais o assunto, você saberia responder qual seria a importância de um curso fotográfico para algumas das principais áreas de design? É o que vamos conferir a seguir:
Design de moda
Não é somente o ato de tirar fotos da vitrine ou de modelos que vai mostrar, de fato, o produto. É preciso imaginar como as outras pessoas estão vendo aquela peça!
É essencial preparar o ambiente pensando em como é possível chamar a atenção do cliente e em como ele enxergará o produto. Você deve saber evidenciar os pontos mais fortes de cada peça de roupa à venda e saber compartilhar essas fotos com a estratégia e edição certas. Partindo dessa ideia, a melhor forma de se preparar é tendo especialização e domínio sobre o modo fotográfico.
Marketing digital
Por fazer uso de tecnologias móveis, como celular, computadores, tablets, entre outros, é preciso saber bem como usar a imagem no marketing digital. Não adianta somente ter o preço e a descrição do produto vendido.
Sabemos que as pessoas adquirem produtos pela internet somente não só com a visão que elas têm do produto, mas o primeiro impacto certamente será o da imagem da mercadoria.
Para isso, é essencial pensar em como você vai apresentar os produtos; nos fundos, nos detalhes, na posição, nas cores que serão utilizadas e, principalmente, na qualidade. Por ter feito um curso de fotografia, todas essas ideias estarão muito mais frescas na sua memória. Além disso, terão um embasamento teórico.
Design gráfico
Em geral, o uso fotográfico para o design é como uma ferramenta de ajuda para o profissional; contudo, no campo de design gráfico, ela também tem outro caráter importante: é uma forma linguagem para a comunicação visual — o que representa um ponto crucial para o campo gráfico.
O profissional usa a fotografia para atingir seus objetivos e, se bem usada, ela pode se tornar uma solução para os seus projetos. E por que isso ocorre? Pois a fotografia tem o potencial de transmitir mensagens, despertar sentimentos e retratar ideias.
Ao ter concluído um curso, todas essas características estarão ao favor do designer. A fotografia serve de apoio para o decorrer do projeto, como dos esboços gráficos, podendo ser aplicada na produção ou na criação, ficando ao desejo do profissional.
Portanto, o conhecimento em fotografia para um designer pode agregar e muito para a sua qualificação profissional e amostragem dos seus produtos ou projetos.
Entendendo como funciona a relação dessas duas áreas e os benefícios que um curso de fotografia traria para a sua carreira, você pode conseguir melhorar sua posição no mercado de trabalho. E essa é uma grande vantagem competitiva, não é mesmo?
Então, gostou do nosso post? Então, não perca tempo e assine a nossa newsletter. Receba em seu e-mail conteúdos relevantes sobre a sua futura área de trabalho!