Como fazer uma boa apresentação: um guia completo
Realizar uma boa apresentação é uma habilidade essencial em diversos contextos, seja acadêmico ou profissional.
Uma apresentação eficaz não apenas transmite informações, mas também engaja e persuade o público.
Neste artigo apresentamos um guia completo com 10 dicas sobre como fazer uma apresentação de sucesso, abordando os principais pontos para você construir um material que vai te ajudar a atingir os seus objetivos. São elas:
- Estabeleça o objetivo da apresentação
- Conheça o público-alvo
- Crie um storytelling envolvente
- Estruture os tópicos da apresentação
- Elabore um roteiro
- Reflita sobre o número de slides
- Atenção para o volume de informações
- Selecione recursos visuais criteriosamente
- Escolha bem cores e tipografia
- Anime o conteúdo
Levaremos em conta questões relacionadas tanto às reflexões e ações que você deve tomar a respeito da abordagem do conteúdo da apresentação quanto em relação à construção de slides em um programa de computador.
1. Estabeleça o objetivo da apresentação
O primeiro passo para uma boa apresentação é definir claramente o seu propósito. Pergunte-se: o que você deseja alcançar? Informar, persuadir, ensinar ou motivar?
Estabelecer um objetivo claro é fundamental para manter o foco e a estrutura da sua apresentação, garantindo que cada slide e cada palavra contribuam para o propósito final.
2. Conheça o público-alvo
Saiba quais são as expectativas, interesses e o nível de conhecimento do seu público sobre o assunto que você vai apresentar.
A partir daí você deverá ajustar o conteúdo e a abordagem do seu conteúdo, a fim de criar uma conexão com a plateia.
Uma apresentação técnica para especialistas deve ser diferente de uma apresentação introdutória para leigos.
3. Crie um storytelling envolvente
Storytelling é um termo em inglês, no qual "story" significa história e "telling", contar. Mais que uma mera narrativa, storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.
Um bom storytelling transforma dados e informações, que por vezes podem ser frios e pouco apelativos, em uma história que toca as pessoas.
Para isso, pense em um contexto que faça sentido para o seu público e comece com uma introdução que prenda a atenção, apresente os desafios ou problemas.
Na sequência, desenvolva a história com exemplos e números, e conclua com uma solução ou chamada para ação.
Na Alura temos um curso que te mostra como estruturar o seu storytelling.
4. Estruture os tópicos da apresentação
Além de usar o storytelling para estruturar a sua apresentação, é importante organizar os tópicos de forma lógica e coerente.
Uma estrutura comum inclui introdução, desenvolvimento e conclusão. Lembre-se: cada seção deve fluir naturalmente para a próxima, criando uma progressão clara de ideias.
Para tanto, evite sobrecarregar cada slide com muitas informações: em vez disso, traga o conteúdo em porções menores e da forma mais direta possível.
Tenha em mente que tópicos muito longos podem quebrar a fluidez da sua apresentação, com o público se perdendo em algum assunto específico e esquecendo dos demais.
5. Elabore um roteiro
Com o storytelling e os tópicos já em mente, você precisa de um roteiro. Nele, escreva todos os pontos principais que serão abordados na sua apresentação e em que slides eles vão acontecer.
Este é um passo imprescindível para você “amarrar” bem o conteúdo, garantindo coerência e fluidez da fala e, claro, a abordagem de tudo que for relevante.
No roteiro, além do texto que você pretende enunciar, é possível também indicar quais recursos visuais vão auxiliar a apresentação, como imagens e animações.
Pense nesse momento como um primeiro esboço da forma que o seu material vai ter, levando em conta conteúdo e recursos visuais.
6. Reflita sobre o número de slides
Agora que você já chegou ao roteiro, está na hora de colocar a mão na massa para criar a apresentação em algum software gráfico, como PowerPoint, Canva e Gamma.
O número de slides deve ser proporcional ao tempo disponível para a apresentação. Uma boa regra é dedicar cerca de um a dois minutos por slide. Portanto, para uma apresentação de 20 minutos, 10 a 15 slides são geralmente adequados.
Resista à tentação de criar muitos slides, porque uma quantidade exagerada pode cansar o público. E, como falamos na dica de número 4, conteúdo de mais pode confundir as pessoas e atrapalhar o storytelling.
7. Atenção para o volume de informações
Slides são um apoio visual para o apresentador e, por isso, têm que funcionar em harmonia com essa pessoa. Textos e imagens existem para trazer materialidade ao que está sendo falado.
De modo que, se houver excesso destes elementos nos slides, será difícil para o público acompanhar o apresentador, uma vez que ele terá que dividir a sua atenção entre o apresentador e o slide.
Prefira, então, tópicos e frases curtas, e desenvolva o conteúdo verbalmente: ler o slide é um sinal claro de despreparo e insegurança.
Quantidade exagerada de informações visuais pode significar também “poluição visual”, que é quando muitos elementos brigam pelo protagonismo.
No slide acima, textos muito grandes disputam o protagonismo com grafismos e uma fotografia. Embora a quantidade de informações textuais não seja muito grande, eles estão muito “pesadas” no espaço.
Procure, portanto, manter um bom equilíbrio, controlando o tamanho dos objetos e conferindo espaço vazio confortável entre eles.
8. Selecione recursos visuais criteriosamente
Imagens, gráficos e vídeos podem tornar sua apresentação mais atraente e ajudar a ilustrar assuntos complexos, além de reforçar a mensagem e manter o público engajado.
Contudo, selecione-os de acordo com o seu público-alvo e tema geral da apresentação. Nada pior do que imagens com acabamento infantil em uma apresentação formal ou com estilos que não conversam entre si.
Você pode conferir como trabalhar o visual das suas apresentações em alguns cursos da Alura:
- Design de apresentações com IA: ferramentas, técnicas e melhores práticas
- Canva: criando apresentações comerciais
- Comunicação corporativa: usando PowerPoint de forma efetiva
9. Escolha bem cores e tipografia
A escolha da tipografia e cores é fundamental para a legibilidade e o impacto visual. Use fontes claras e tamanhos de letra adequados.
Texto muito pequeno, por exemplo, é um erro relativamente comum, especialmente em apresentações presenciais, quando há a presença de uma plateia em diferentes distâncias em relação à tela ou à projeção.
Fuja desse problema e configure as suas fontes com, pelo menos, 20 pontos. As cores, em paralelo, também interferem no entendimento das informações do slide. Seja aplicada no texto, sejam aquelas presentes em imagens e grafismos, as cores devem:
- Ter bom contraste entre figura e fundo;
- Ser consistentes com o tema da apresentação e ao longo de todo o conteúdo, para que a sua apresentação seja mais profissional e atraente.
O baixo contraste entre as cores pode, especialmente, tornar os textos difíceis de ler. Certifique-se de usar tons diferentes o suficiente entre si.
Branco e preto costumam ser boas opções para fundos e tipografia porque são neutros e mantêm um bom contraste com cores escuras e claras, respectivamente.
No exemplo acima, qual conjunto de palavras você lê com mais facilidade: o branco ou o azul-escuro?
10. Anime o conteúdo
Falando de recursos visuais, animações ajudam a destacar pontos importantes e a guiar a atenção do público.
Se usadas com moderação para evitar distrações, elas são simples e eficazes vetores para elevar a sua a explicação sem sobrecarregar o público.
Com gráficos animados, por exemplo, você pode controlar a cadência da entrada das informações e destacar o que for mais importante.
Dica extra: não decore o conteúdo dos slides
Em vez de decorar os slides, compreenda profundamente o conteúdo. Isso permitirá que você fale de maneira mais natural e responda a perguntas com confiança. Decorar pode levar a uma apresentação robótica e menos flexível.
Seguindo essas diretrizes, você estará bem preparado para criar e executar uma apresentação de sucesso, capaz de engajar e impactar seu público-alvo de maneira eficaz.
Se quiser mergulhar ainda mais fundo, confira a nossa formação de apresentação, que aborda o processo criativo de ponta a ponta, desde a elaboração do roteiro até a criação dos slides no PowerPoint.