Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais

5 Dicas para conseguir ajuda em fóruns de tecnologia.

5 Dicas para conseguir ajuda em fóruns de tecnologia.
wanderson-macedo
wanderson-macedo

Compartilhe

Imagem de destaque #cover

Durante nossos estudos não é incomum que tenhamos dúvidas e encontremos problemas durante o processo de aprendizado. Não temos um professor do nosso lado olhando nosso código ou observando o design que estamos criando. Como tirar dúvidas e encontrar soluções nestes casos? Recorremos aos fóruns e comunidades.

A comunidade de tecnologia com certeza é um lugar onde temos muitas pessoas que gostam de contribuir com o crescimento das demais. É com certeza um de nossos orgulhos na Alura.

A comunidade que se formou dentro do nosso fórum tem crescido e se tornado cada vez mais forte conforme o tempo vai passando. Porém, temos algumas dicas na manga pra você conseguir obter o melhor que essa comunidade pode oferecer. Vamos a elas?

1. Seja específico.

É muito fácil esquecer de descrever o problema que acontece com a gente especificamente. Mensagens do tipo "meu código parou de funcionar" sem muita especificidade do que é o problema dificulta a solução que já pode ser conhecida por alguém que está passando pelo tópico. O que podemos fazer para ser específico? Vejamos um exemplo:

Não consigo iniciar o projeto do curso de Spring MVC

Olá, estou com problemas ao iniciar meu projeto como está no curso. Ao tentar iniciar o projeto, estou com erros.

No exemplo acima, estou sendo específico sobre qual passo estou tentando fazer e estou tendo problemas. Quero criar um projeto e estou com erros. O título descreve o que estou tentando fazer e em que tecnologia. O primeiro parágrafo fala mais um pouco, porém ainda sem muita descrição. Aqui entra nossa dica número 2.

Banner da promoção da black friday, com os dizeres: A Black Friday Alura está chegando. Faça parte da Lista VIP, receba o maior desconto do ano em primeira mão e garanta bônus exclusivos. Quero ser VIP

2. Seja descritivo, exponha os detalhes.

Aqui a idéia é descrever tudo que está relacionado ao que estamos tentando fazer. Muitas vezes o problema está em algo que achamos não está relacionado. Usando o mesmo exemplo anterior, podemos melhorar a mensagem, incluindo as mensagens de erro e descrevendo nossas configurações.

Não consigo iniciar o projeto do curso de Spring MVC

Olá, estou com problemas ao iniciar meu projeto como está no curso. Ao tentar iniciar o projeto, estou com os seguintes erros.

// mensagens de erro.

Atualmente estou usando Java 11 no Windows 10 com o Eclipse Juno, O Spring está na versão 5.0 e meu pom.xml está assim:

// código no pom.xml

Agora, além de ser específico sobre o que estou tentando fazer, ainda estou informando detalhes tanto sobre minhas configurações pessoais quando configurações do meu projeto.

Essas informações são ouro para alguém mais experiente, ele vai olhar a mensagem de erro e saber rapidamente como te ajudar, explicar os erros e apontar soluções.

3. Se necessário, disponibilize seu projeto.

Às vezes o problema precisa ser testado. Dependendo da linguagem de programação usada ou qualquer outro empecilho, a mensagem de erro pode não ajudar tanto e será preciso que a outra pessoa que pretende te ajudar tente executar o projeto.

Para isso, use o GitHub ou mesmo disponha um zip no Dropbox ou Google Drive. Poder baixar e executar seu projeto para tentar entender o problema é algo que pode facilitar muito. Não é um passo essencial como os dois primeiros, mas pode complementar.

Nos cursos de Design e Vídeos, esse passo é especialmente destacado, visto que alguém vai precisar ver o resultado do seu trabalho para tentar ajudar.

4. Se fizer sentido, anexe imagens.

Sites como pasteboard.co e imgur.com podem ser usados para fazer upload das imagens e seus links anexados no conteúdo da mensagem no tópico. Lembra do Dropbox e do Google Drive? Vale usar eles também.

5. Verifique as respostas com atenção.

Leia com atenção a resposta da outra pessoa, às vezes elas perguntam coisas que já resolvem o problema. Não é raro encontrar casos em que recebemos respostas pela metade, alongando o tempo para solução do problema.

Extra: Acha que essas dicas valem apenas para o fórum? De forma alguma. Valem para os emails que enviamos para o atendimento. Valem para outros fóruns e conversas com os amigos.

O que achou das dicas? Já se consegue ver usando elas para tirar suas dúvidas? Aproveite as dicas para tirar dúvidas agora mesmo abrindo um novo tópico em nosso fórum.

Veja outros artigos sobre Programação