Logo Alura para Empresas
Compre agora Fale com especialistas

Como alcançar resultados de negócio
com educação corporativa

Assista o vídeo para entender o case

Baixe o conteúdo detalhado

Sobre a Suzano

A maior produtora de celulose de eucalipto e referência global em uso sustentável de recursos naturais. Está entre as principais fabricantes de papéis da América Latina e exporta produtos para mais de 100 países, presente na vida de bilhões de pessoas.

A inspiração da Suzano vem da natureza, da inovação e da sustentabilidade para renovar a vida a partir da árvore. É uma empresa que acredita que cultivar a diversidade, a equidade e a inclusão nos fortalece.

O desafio

A transformação digital mudou a realidade do trabalho. E a Suzano sabia que precisava acompanhar esse movimento, com foco não apenas nas máquinas, mas também nas pessoas. Para isso, definiu um objetivo: construir uma estratégia de empoderamento digital que aliasse Upskilling e Reskilling de pessoas aos resultados de negócio.

O grande desafio da Suzano era desenvolver habilidades digitais em todos os setores da empresa. Contudo, era preciso também desmistificar conceitos enraizados em um setor tradicional.

Para isso, a empresa investiu em uma mudança estrutural, onde aprendizado, experimentação e desenvolvimento pudessem promover um impacto real na cultura de aprendizagem.

Segundo Nathan Lara, consultor de engajamento digital da Suzano:

“Primeiro a gente começou consultando a liderança sobre isso, tudo por campanha de engajamento. [...] A gente começou conquistando essas pessoas, mas o on going foi muito deles vendo como isso impactava o time deles, foi bem orgânico e o pessoal hoje ama."

A solução

Com a formação da área de Engajamento Digital, a Academia Digital da Suzano ganhou forma. E nesse processo, iniciou-se também uma parceria com a Alura Para Empresas, com acompanhamento consultivo, encontros de mentoria, palestras, trilhas de estudo, conteúdos direcionados e uma plataforma de acompanhamento.

Construiu-se assim, um projeto alinhado com os objetivos de aprendizagem da organização e os resultados de negócio almejados.

Para Bruna Duarte, Key Account Manager da Alura Para Empresas:

Aqui a gente já está falando do impacto da educação corporativa no negócio, no modelo de atuação e também no produto final. [...] Quando existe um acompanhamento próximo - e eu não estou falando de números de horas e KPI, estou falando de criar condições e dar espaço suficiente para as pessoas aprenderem - isso de fato acontece."

Foto de pessoas trabalhando na sede da Suzano

Em 2019, foi criada uma turma piloto com foco em formar novos Cientistas de Dados. E três anos depois, a Suzano já conta com 6 grandes pilares na sua Academia Digital: Dados, Inovação Aberta, Agilidade, Desenvolvimento, Criatividade e Estratégia Digital.

Junto à Academia Digital e aos projetos selecionados, a Suzano disponibiliza o acesso à plataforma da Alura Para Empresas e a trilhas de estudo específicas. Dessa forma, as pessoas participantes acessam as bases de conhecimento necessárias para o desenvolvimento dos projetos. Além disso, elas contam com a mentoria de profissionais digitais experientes.

Luiza Pellin Biasoto, mentora de Ciência de Dados da Suzano, comenta sua experiência:

Pessoalmente pra mim, foi um baita crescimento. Eu aprendi bastante da área de negócios, indicadores, e até comecei a identificar outras oportunidades que não somente o DRP e o Demand Planning estavam demonstrando. Comecei a fazer conexões. Para nós cientistas de dados essa experiência é super importante."

Resultados

Ao final do ciclo, colaboradores e colaboradoras que não conheciam nada de tecnologia conseguiram, através do aprendizado, realizar projetos de grande impacto.

Além do impacto financeiro, entre as conquistas, também houve uma mudança na percepção da liderança sobre a importância da tecnologia e os resultados que o aprendizado pode gerar na rotina de times.

Letícia Strini, formada na Academia Digital de Ciência de Dados e atual líder logística da Suzano, relata:

Ter participado da Academia de Ciência de Dados e traduzir um problema de negócio para um software, foi com certeza uma experiência única e desafiadora. Sair de um conhecimento bem básico em programação e hoje entender sobre modelagem matemática e técnicas de otimização, com certeza agrega muito para o meu dia a dia."

Um dos projetos de maior destaque da Suzano foi a otimização da estufagem de veículos e do transporte do produto final.

Foto da fábrica da Suzano

Para isso, foram criadas trilhas de aprendizagem, junto à Alura Para Empresas, de Python, Python para Data Science e Machine Learning.

Duas pessoas conversando no escritório da Suzano

Esse conhecimento possibilitou que o carregamento de cargas fosse realizado mais estrategicamente e teve impactos financeiros significativos, com ganhos de 3 milhões de reais.

Foram mais de 100 projetos internos desenvolvidos, desde então, e mais de 200 pessoas formadas na primeira edição. Mas a Suzano continua em movimento. Além da previsão de mais 200 pessoas na Academia Digital em 2022, há novos projetos pela frente.

Nathan Lara, consultor de engajamento digital da Suzano, ressalta:

A gente tá escalando, esse ano está na nossa meta a formação de +200 pessoas com as academias, com NPS 8. Nós queremos expandir cada vez mais isso aqui dentro."

Baixe o conteúdo detalhado

Invista no desenvolvimento
do seu time.

Proporcione aprendizado imersivo com a Alura Para Empresas.

Comece Agora