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Inkscape: produção gráfica

Fase anteprojetual - Apresentação

Olá tudo bem? Eu sou o Felipe Labouriau, designer gráfico e instrutor aqui na Alura e quero te convidar para participar do curso de produção gráfica no Inkscape, nele nós vamos explorar esse software para conhecer ferramentas e técnicas para criar layouts visualmente interessantes para os seus trabalhos.

A nossa peça principal vai ser um folder frente e verso com duas dobras que nós vamos criar 100% dentro aqui do curso, nós vamos montar um cartão de visita frente e verso e um adesivo.

Nós vamos além de criar essas artes ver como fazer com o Inkscape simulações desses materiais para trazer uma tangibilidade maior para nossa entrega e depois pegar essas simulações e agrupá-las em um outro material que vai ser utilizado para apresentar o nosso projeto, vamos discutir sobre a importância de se ter um portfólio online para se mostrar as nossas habilidades.

Então esse curso é para você que já tem algum domínio do Inkscape, que já conhece esse software, eu não vou abordar aqui os pontos iniciais do trabalho com a ferramenta e quer dar um passo um pouco mais à frente, que é criar materiais gráficos para impressão dentro desse programa.

Porque inclusive nós vamos ver como burlar o problema que o Inkscape tem de não trabalhar com modo de cores cmyk e como nós vamos exportar de fato esses materiais para a impressão e lidar com os tipos de acabamento.

Então se você já mexe no Inkscape, já conhece um pouco da ferramenta, já fez inclusive nosso curso de introdução aqui na Alura esse curso é para você que quer adquirir ainda um pouco mais de conhecimento na ferramenta. Espero que você tenha curtido a proposta e nos vemos nos curso.

Fase anteprojetual - Overview

Olá seja bem-vindo a mais um curso aqui na Alura, muito obrigado pela sua presença e nessa aula aqui de overview, eu quero conversar com você rápido sobre aquilo que vamos ver de fato durante o curso.

A proposta como você bem sabe, é criação de material gráfico para a impressão. Então nós vamos iniciar o curso conversando sobre como tomar certas decisões criativas de maneira mais assertiva possível, que é como escolher cores e tipografias sem depender da justificativa eu gosto de.

Então você vai conhecer técnicas, parâmetros, para você escolher as cores, a tipografia do seu trabalho de uma forma muito mais sólida, que faça muito mais sentido para por exemplo você, caso precisar se justificar perante um cliente, ou um superior no trabalho, você ter um argumento muito mais forte do que falar eu gosto de tal coisa.

Na sequência nós vamos conhecer grids, o que que eles são, como eles funcionam e como eles podem nos ajudar a organizar o conteúdo textual e visual, imagens, elementos gráficos dos nossos trabalhos para que eu tenha um resultado visualmente interessante mas que também seja organizado e respeite uma lógica interna, que eu enxergue algum padrão nesse meu material.

Depois vamos partir de fato para criação dentro do Inkscape, então nós vamos ver como que eu devo criar um arquivo para impressão, vamos começar pelo folder que é frente e verso e duas dobras, então tenho que ter atenção em alguns detalhes para que no momento da impressão a frente e o verso estejam no local correto, para que essa impressão saia da maneira correta.

Então vamos tirar o máximo da ferramenta para trabalhar modos de mesclagem, interação de tipografia com outros elementos, vamos conhecer efeito interessantes, como trabalhar com gradiente, como criar uma malha de gradientes inclusive.

E além do folder frente e verso, vamos criar um cartão de visita que vai ter um acabamento especial de verniz localizado, vamos voltar nisso daqui a pouco e esse cartão vai ser frente e verso, na sequência um adesivo com um corte especial chamado de faca.

Além das artes em si, que nós vamos criar, nós vamos ver também como criar simulações, mockup simples mas 100% dentro do Inkscape para trazer mais tangibilidade a nossa entrega, para não ficar restrito a uma imagem, ou um documento de pdf, para o meu cliente, para o meu chefe poder ver o meu trabalho, enxergar ele produzido mesmo que ainda não esteja pronta.

Vamos fazer essa simulação tanto para o folder quanto para o cartão de visita, inclusive trazendo a representação desse tal verniz localizado que eu falei, além de toda essa parte criativa vamos ver de fato como criar os arquivos para impressão, o que que eu tenho que ter atenção, o que que eu tenho que mostrar para gráfica, o que que é importante para ela imprimir esse meu material, para eu ter esse resultado aqui da maneira correta.

Além do que, vamos sair rapidamente do Inkscape, utilizar um outro software que é o Scribus, que você não precisa mexer, é um passo-a-passo bem simples para eu poder contornar um problema grave do Inkscape, que é o fato dele não ter o modo de cores cmyk, ele só trabalhar no rgb.

Então essa aula aqui de overview, era basicamente para conversarmos rápido o que que vai ser tratado durante o curso, eu quero aproveitar para te lembrar que sempre temos o fórum que você pode tirar suas dúvidas, fazer seus comentários, bem como também compartilhar seus trabalhos que é legal para trocarmos essa ideia, então vou finalizando essa aula por aqui e a nos vemos na próxima aula.

Fase anteprojetual - Referências e pesquisa

Na composição de materiais gráficos, seja para visualização em tela, seja para impressão como nós vamos fazer aqui no curso, geralmente nós utilizamos três grandes grupos de elementos gráficos, cores, textos e imagens.

De modo que é muito importante que a escolha, principalmente das cores e da tipografia dos textos, seja feita de maneira mais assertiva possível. Então nessa aula, eu vou te mostrar ferramentas e ideias para você justamente conseguir tomar essas decisões caso elas já não tenham sido tomadas para você.

Então vamos começar pelas cores, possivelmente se você estiver trabalhando com freela, ou em uma empresa, já tem algumas cores definidas para você criar as peças gráficas, mas em muitos casos não há essa determinação, por isso eu gosto sempre de recomendar essa plataforma aqui Adobe Color, porque aqui conseguimos escolher cores em tempo real, bem como também conhecer tendências.

Vamos ver como é que ela funciona, aqui no centro da tela eu tenho esse círculo cromático que tem cores do verde, passando para o amarelo, vermelho, roxo, azul, enfim, que eu posso escolher 5 amostras a partir de algumas regras específicas.

Aqui no centro eu tenho a amostra que vai guiar as outras 5, e ela está marcada com esse triângulo branco, é a amostra que atende pela letra c aqui embaixo, tenho a, b, c, d e e, no momento que eu clicar sobre ela e deslizar pelo círculo, note que as cores vão mudando. Eu posso trazer todas essas amostras para borda do círculo, fazendo com que elas fiquem mais saturadas, mais intensas, ou eu posso trazer para o centro do círculo, fazendo com que elas fiquem mais pastéis, menos saturados.

E aí eu posso além disso, aumentar o alcance dessas amostras, note como elas estão relativamente próximas umas das outras, eu posso clicar em qualquer uma delas aqui nas extremidades, e trazer para esquerda, ou levar para direita, e aí eu vou pegar mais cores de uma vez.

E aí eu estou utilizando aqui a regra das cores análogas, note que elas são próximas no círculo cromático, eu posso vir aqui do lado esquerdo e trocar de análogo para uma outra regra qualquer, como por exemplo, cores monocromáticas, só eu clicar aqui e eu vou ter a minha amostra central marcada pela letra c e variações dessa cor conforme saturação e luminosidade.

Eu posso escolher por exemplo cores complementares, ou seja, que são opostas no círculo cromático, uma vez que eu tenha definido a regra e as cores que eu quero, eu posso ainda experimentar a luminosidade dessa cor, debaixo de cada uma das amostras, eu tenho uma barra de degradê, que vai do preto até a cor em questão e um número, atribuindo a luminosidade, quanto maior esse valor mais luminosa é a cor.

Eu posso clicar aqui sobre esse valor, sobre essa barra melhor dizendo e diminuir esse valor, escolhi essa paleta, gostei dessas cores, note que abaixo de cada uma das amostras, eu tenho o código hexadecimal, que eu posso copiar e levar para o software gráfico que eu estou trabalhando.

Além disso eu tenho os valores em rgb, vermelho, verde e azul, que são as misturas de cores que geraram o tom específico que eu estou vendo, então debaixo para cima, eu tenho vermelho, verde e azul, que eu também posso se eu quiser, dessa forma, copiar esses valores e levar para o software que eu estou trabalhando.

E aí além de você poder escolher as cores, criar sua paleta, você também pode ficar por dentro de tendências, aqui em cima em trends, e aí dentro do meus colors trends, eu vou ter diversas categorias que o Adobe Color me oferece.

Então eu tenho fashion, que são tendência de moda, design gráfico, ilustração e o mais legal é que eu posso clicar sobre essa tendência, sobre esse trabalho específico, ver as cores que foram utilizadas, bem como também clicando aqui, nesse ícone de Be, ir para a página do Behance, que é uma plataforma externa, uma rede social de designers, e conferir esse trabalho para ver como essas cores se comportaram nesse trabalho em específico.

Que é muito interessante também, sempre ficarmos por dentro de referências, conhecermos as tendências, se inspirar no trabalho de outros profissionais é muito legal, principalmente para quem está começando, mas todos devem sempre observar o que está sendo feito, a nível de boas práticas, a nível do que é visualmente interessante. Então as cores podemos trabalhar dessa forma.

E a tipografia? A tipografia eu gosto de recomendar o Google Fonts, que é uma plataforma gratuita onde eu posso fazer o download de fontes sem royalties, ou seja, que eu posso utilizar nos meus trabalhos sem precisar comprar os direitos autorais, porque é bom lembrar, as fontes tipográficas também são produtos do trabalho de profissionais que muitas vezes tem interesses comerciais nessas fontes, e ai vão querer vender para você, então nada de baixarmos uma fonte sem ser gratuita.

E aí para escolhermos uma tipografia, você tem uma série de critérios, eu não vou me aprofundar muito nesse assunto, porque o curso não é sobre isso, o curso também não é sobre identidade visual, não vou discutir conceitos por trás da tipografia mas é interessante de conhecer duas grandes categorias de tipografia, dois guarda-chuvas principais, que são as fontes sem serifa e as fontes com serifa.

Porque é bom lembrar, eu vou trazer um texto para o meu trabalho, como esse texto vai entrar? Que estilo ele vai ter que? O que que seria fontes com serifa e sem serifa? As serifas nada mais são do que esses acabamento marcados em azul na tipografia, eles vão conferir uma ligadura, um pouco mais natural no momento da leitura, por isso as fontes com serifa são mais indicadas para fluxos maiores de texto, para massas de textos mais compridas.

As fontes sem serifa não tem esse acabamento, elas são mais simples nesse sentido, elas são muito populares na web, em aplicativos, em materiais virtuais porque os acabamentos de serifa em algumas vezes, dependendo do tamanho que a tipografia vai ser utilizada, podem desaparecer ou virarem pequenas interferências, pequenos borrões que vão mais atrapalhar do que ajudar.

Então de um modo geral tende se a utilizar as serifadas em materiais mais extenso e as sem serifas em materiais para web, mas isso não é uma regra, isso é só uma tendência, você pode se aproveitar dela, ou como você também pode utilizá-la, você pode utilizar a fonte sem serifa em um texto mais corrido, não tem problema nenhum.

Inclusive hoje em dia linguagem web, ela não fica só restrita a materiais virtuais, ela está permeando toda a comunicação visual, inclusive as peças impressas, então você pode utilizar elas, você pode também por exemplo na web, utilizar uma fonte serifada para um texto mais curto, para um destaque, para um título, fica a seu critério experimentar e brincar com essas tipografias e ver o resultado melhor.

O que você deve observar é se essa tipografia tem a ver com o estilo do material que você está criando, então uma fonte com serifa por exemplo, tende a ser um pouco mais sofisticado, será que tem haver com meu material? Às vezes tem, às vezes não tem.

E aí aqui dentro do Google Fonts, podemos tanto ter um campo search, procurar já uma tipografia específica, digitar o nome dela, como também podemos procurar por categorias, então, aqui eu escolhi uma fonte sem serifa, eu posso habilitar uma fonte com serifa, display, handwriting, monoespaçada, eu vou deixar no material complementar, no para saber mais, uma explicação um pouco mais extensa sobre tipografia.

E aí aqui dentro de custom, logo ao lado, eu posso escrever o texto que eu quero visualizar, eu escrevi aqui, Techsafe, aí eu posso controlar aqui nos pixels, o tamanho que esse texto vai aparecer para mim, para eu observar os pormenores dessa tipografia.

E aí como eu pesquisei fonte sem serifa, eu já vou observando aquelas que o texto ficou mais interessante para mim, então por exemplo a fonte aqui Oswald, note que ela tem um corpo um pouco menor, como o texto fica naturalmente um pouco mais curto no eixo horizontal.

Já a Poppins tem um corpo um pouco mais extenso, será que alguma delas tem a ver com a minha marce? Então você pode clicar depois sobre essa tipografia e escolher para fazer o seu download, priorize aquelas que tem mais estilos, se você vai utilizar na massa de texto.

Então note que a Poppins aqui tem 18 estilos, 18 styles, ela vai te dar uma liberdade criativa maior para você escolher uma fonte bold, uma fonte negrito, uma fonte light, uma fonte com negrito mais forte, uma fonte mais fina que um light, enfim, procure as que tem mais estilo para te dar mais liberdade.

Por fim, vamos utilizar também imagens, se você for utilizar imagens no seu trabalho, é importante lembrar que assim como a tipografia, as imagens tem direito autoral, são produto do trabalho de um fotógrafo, então não vamos chegar no Google Images, pesquisar uma imagem qualquer, e fazer o download de primeira, temos que ficar atento para ver se essa imagem não tem direitos autorais, se ela é royalty free.

Como no Google Imagens essa pesquisa não é muito legal, eu recomendo você utilizar plataformas que oferecem fotos gratuitas, eu gosto muito da Unsplash e eu vou deixar todos os links que eu estou citando aqui também para saber mais junto com outras referências também que pode ser legal para você.

O Unsplash tem caráter um pouco mais, se não artístico, mais fotos autorais, de paisagem, de retratos, pode ser que você precise de uma dessa para o seu trabalho e também o Pixabay, que assim como Unsplash, as fotografias não tem direito autoral, e temos uma série de imagens aqui.

Em ambos os casos se você dominar um pouco do inglês vale a pena você pesquisar em inglês, porque as plataformas são internacionais, então os tags em inglês são mais comuns, se não você pode chegar no Google Tradutor por exemplo, e aprimorar a sua pesquisa.

Então eu queria ver isso com você nessa aula, como tomar essas decisões, como escolher cores, tipografias, caso essas decisões não tenham sido tomada por você e como fazer downloads de imagens para os nossos projetos, então vou encerrando essa aula por aqui, como sempre não custa lembrar, o espaço do fórum está aberto e eu te vejo na próxima aula.

Sobre o curso Inkscape: produção gráfica

O curso Inkscape: produção gráfica possui 216 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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